Lógica de OO para o Banco de Dados

5 respostas
xandinhocavalcante

Olá amigos, estou construindo um aplicação simples que usa “Clientes”, “Fornecedores” e afins… Uma vez que todos têm um endereco, decidi construir uma classe separada de “Endereco”. Assim um todos nao precisaria reescrever todos os campos de endereco em cada uma das classes anteriores… Usei a mesma lógica para construir o Banco de Dados. Tabela de Clientes, Fornecedores… que têm um id de uma tabela Endereco. Mas agora percebi que pra fazer por exemplo uma consulta de Clientes que residem no mesmo bairro precisarei fazer várias consultas: Uma na tabela Endereco para levantar os “Ids” de Endereco com o mesmo bairro, e ir em um por um na tabela Clientes para ver qual cliente se refere a esses “Ids” que peguei de Endereco.
Gostaria de saber se passar a lógica de OO ao Banco de Dados, foi um mal negócio? Ou seja no BD criaria tabela tipo “Cliente”, “Fornecedores” repetindo os campos usados em “Endereco”. Ou, isto é normal de ocorrer? Valeu galera!

5 Respostas

nbluis

Junções.

xandinhocavalcante

Caraca a resposta mais rápida que já recebi! kkkk Pô eu até pensei no “join”, mas nele também vou precisar fazê-lo várias vezes. Isso é normal de ocorrer?

dreampeppers99

Eu penso, particularmente, que fez um bom “negócio”.
Agora quando as consultas é tranqüilo.
Sobre repetir (seja código, ou dado) geralmente não é um bom negócio. Pense sempre quando for alterar isso (e pode ter certeza vai alterar) terá que “mexer” em todos os locais.

nbluis

Natural.
Cada busca diferente vai implicar em uma consulta. (Teoricamente)

Há meios de remediar essas coisas com ORM e ainda outras técnicas malucas.

Mas a idéia inicial é essa mesmo.

xandinhocavalcante

Pô, valeu pelas respostas e rapidez! Já pensei que tinha feito uma M… e teria que refazer o BD, todas Classes de Consulta…

Criado 29 de novembro de 2007
Ultima resposta 29 de nov. de 2007
Respostas 5
Participantes 3