Lógica de Programação - JAVA

Olá,

Andei lendo as apostilas da k19 e caelum sobre lógica de programação em java, mas não me dei muito bem. O que vocês indicam para eu aprender lógica de programação?

Att

Uma sugestão Algoritmos e Estrutura de Dados em Java e a outra é pesquisar por material de estudo no google.

O que você quer dizer com “não se deu bem”? Achou algum assunto muito difícil?

No que você não se deu bem? Na sintaxe da linguagem, estrutura de dados, em OO?

Nos exemplos em sí, na forma de explicar, não achei a apostila bacana!

Bom existe o livro Head First Java, dá um procurada depois.

você ja tem lógica em outra linguagem ? ou é a primeira ?

No técnico eu aprendi C, mas isso faz tempo.

O que eu estava querendo era ver todas as video aulas da universidade XTI no youtube, será que consigo saber programar apenas vendo as aulas da universidade?

É porque a apostila é feita para um curso presencial, então ela é só um auxiliar, não é auto-suficiente :slight_smile: .

Duvido que você não achasse o curso presencial (que usa essa apostila) interessante, se tivesse oportunidade de assisti-lo.

[quote=rafael.cs]Olá,

Andei lendo as apostilas da k19 e caelum sobre lógica de programação em java, mas não me dei muito bem. O que vocês indicam para eu aprender lógica de programação?

Att[/quote]

Procure por qualquer qualquer livro de lógica de programação que tenha muitos exercícios(isso faz vc por a mão na massa e queimar uns neurônios), independente da linguagem. Mas invista tempo nisso, não espere por resultados imediatos, ou seja, a curto prazo.

Feito isso, a curva de aprendizado para qualquer linguagem é relativamente pequena.

Use a Cabeça Java
Autor: Sierra, Kathy
Editora: Alta Books

Bem bom :slight_smile:

Minha dica é primeiramente adquirir um livro de logica de programação ou mesmo apostilas que se encontra na net, e fazer todos os exercícios adquirindo o conceito dos comandos ensinados durante o mesmo(a), não se desespere programação é pratica e no inicio existe muitas duvidas e dificuldades, porem você deve perseverar e não desistir, depois que entender bem os conceitos básicos da lógica de programação sugiro a você seguir
as apostilas da Caelum na seguinte orderm

FJ-11
CS-14
FJ-21

e video aulas da XTI “tenho todas” kkk

mas para se tornar um programador se deve programar e tentar entrar na área o que atualmente não é muito dificil.

espero ter ajudado.

Fuja dos livros da série Use a Cabeça! Se quiser usar a sua cabeça e aprender Lógica de Programação [color=olive](em geral, sem estar “preso” a linguagem Java)[/color], leia este livro. Ele é de fácil leitura.

Eu discordo. Acho a série Use a Cabeça muito boa. Sem dúvida tem a abordagem mais didática que qualquer outra série/livro de programação que já vi. Se você não quer dormir enquanto lê, eu recomendo os livros da série Use a Cabeça.

Já li vários livros dessa série sobre assuntos diferentes e recomendo todos.
http://shop.oreilly.com/category/series/head-first.do

Se puder, leia a versão original do livro em inglês (o nome original da série em inglês é Head First).

Cada pessoa tem uma forma diferente de aprendizado, acho complicado dizer que um livro é ruim sem nem ao menos dar uma explicação sobre porque você não gostou do livro. Às vezes o que te incomoda na obra é até uma vantagem para o outro.

Acho os livros dessa série muito confusos, isso sim.

O que se espera de livros é que eles sejam formatados, digamos, “como um livro normal”. Na hora de estudar, cada um faz seus próprios “rabiscos”.

Mapas mentais, desenhos, gráficos, ilustrações, palavras-chave, cores etc, tudo isso é muito pessoal. Cada um deve desenvolver seu próprio jeito de relacionar e associar as coisas, que é como a gente aprende.

O que acham deste livro: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2616949/logica-de-programacao-e-estruturas-de-dados-com-aplicacoes-em-java-2-ed ?

O que se espera de livros é que eles sejam formatados, digamos, “como um livro normal”. Na hora de estudar, cada um faz seus próprios “rabiscos”.

Mapas mentais, desenhos, gráficos, ilustrações, palavras-chave, cores etc, tudo isso é muito pessoal. Cada um deve desenvolver seu próprio jeito de relacionar e associar as coisas, que é como a gente aprende.[/quote]
Agora eu acho que ofereceu uma opinião digna de discussão, muito embora eu ache que o que se espera ou não de livros é muito pessoal, assim como o que seria um “livro normal”. Como disse anteriormente, o que é ruim pra um pode ser bom pra outros. Nem todo mundo tem o mesmo processo cognitivo e a forma preferida de aprendizagem de cada um pode variar bastante, portanto, alguns podem se beneficiar do que você julga desnecessário.

Mapas mentais, desenhos, gráficos, ilustrações, palavras-chave, cores etc são coisas que podem sim ajudar no aprendizado e estimular o leitor.

[quote=di.magdaleno][quote=pzanetti631]

Mapas mentais, desenhos, gráficos, ilustrações, palavras-chave, cores etc, tudo isso é muito pessoal. Cada um deve desenvolver seu próprio jeito de relacionar e associar as coisas, que é como a gente aprende.[/quote]
Agora eu acho que ofereceu uma opinião digna de discussão, muito embora eu ache que o que se espera ou não de livros é muito pessoal, assim como o que seria um “livro normal”. Como disse anteriormente, o que é ruim pra um pode ser bom pra outros. Nem todo mundo tem o mesmo processo cognitivo e a forma preferida de aprendizagem de cada um pode variar bastante, portanto, alguns podem se beneficiar do que você julga desnecessário.

Mapas mentais, desenhos, gráficos, ilustrações, palavras-chave, cores etc são coisas que podem sim ajudar no aprendizado e estimular o leitor.[/quote]

Concordo com o di.magdaleno, o Head First Java é um excelente livro, que prende bastante o leitor e acaba “tirando o peso” da leitura, facilitando a assimilação do conteúdo (lógico, isso vai variar muito de acordo com o perfil de cada leitor). Se o rafael.cs está procurando exemplos mais compreensivos, acho que esse é o livro!