Logica de um Sistema de Locadora

22 respostas
M

Olá, estou sem a logica para fazer um sistema de locadora. Tenho conhecimento basico, swing, OO, etc em java.
O que eu quero no programa vai ser:

• Janela principal uma tela de login
    *Clientes
    *Filmes
    *Filmes que tal pesso alugou, etc.
    Como posso implementar esse sistema? Se alguem tiver a logica para mim.
    Obrigado desde já!

22 Respostas

Rodrigo_Vieira_Pinto

Não quero ser chato, mas já sendo:

[list]o que você precisa é um modelo de domínio;[/list]
[list]ninguém aqui vai te dar a resposta de mão beijada. A não ser que haja uma troca. Você entrega o $$$ e em troca alguém vai te entregar a resposta;[/list]

Mas em compensação podemos dar algumas dicas, essas sim de graça:

Com base na descrição do problema e de algumas conclusões a partir dela, você já tentou elencar as abstrações candidatas a classe? Pense que um filme é alugado para um cliente, e quem realiza essa transação é a locadora.
Notou quantas classes podem ser criadas a partir de uma simples conclusão? Quantos comportamentos podem ser verificados e delegados?

Tente fazer alguma coisa, e se continuar com dúvidas, continue postando. Quando a dúvida é mais específica, com certeza aparece alguém pra ajudar.

O caminho é esse. E sim, é difícil, principalmente no início. Mas você se acostuma. :wink:

N

E o banco de dados? Que tal começar modelando o mesmo?

M

Rodrigo Vieira Pinto

Quando não sabemos interpretar não respondemos ou questionamos.
Não sei se você leu bem, mas eu falei para alguem me ajudar com a lógica, não para me dar o projeto.
Não pedi nada de mãe bejado, simplesmente a lógica.
Pense antes de falar Ok!!!

Será que eu uso interface? Faço uma classe locadora, clientes, …
e como seria esse tal de Dao?

getAdicted

Você precisa saber tambem se o cliente já está cadastrado (possui carteirinha da locadora), senão voce o direciona para fazê-lo, etc.

• Se o filme que o cliente quer alugar já não está alugado.
  • Se ele rebobinou a fita.
  • Se ele não deixou de entragar algum filme ao querer alugar outro.
  • O calculo da entrega dos filmes, por exemplo, 1 fita fica por um dia, 4 fitas darão quantos dias? Se é dia útil, se não.

[]'s

Rodrigo_Vieira_Pinto

Michael Kuhl:
Rodrigo Vieira Pinto

Quando não sabemos interpretar não respondemos ou questionamos.
Não sei se você leu bem, mas eu falei para alguem me ajudar com a lógica, não para me dar o projeto.
Não pedi nada de mãe bejado, simplesmente a lógica.
Pense antes de falar Ok!!!

Esse trecho deu a entender que você queria a “lógica” do sistema dada por alguém. E isso, como eu disse, ninguém vai te dar, só vender.
Ai eu te disse que o que você precisa não é de “lógica”, mas de um modelo de domínio. E te dei dicas de como construir esse modelo.

Agora, se você prefere ficar ofendido, achando que eu estou ridicularizando você ou coisa assim, paciência.

De qualquer forma, dá uma lida nas dicas que eu dei e nas que deram logo em seguida. Vão te ajudar bastante.

Bom trabalho.

M

Preciso usar Threads para criar meu sistema?

ErickRAR

Putz, sempre pagava multa por isso.

Michael, se você já alugou algo, deve ter uma ideia de como funciona o negócio. Se ficar com dúvida, pergunta pra alguém de uma locadora aleatória e tal.

Sobre Threads, depende de como você fizer. Acredito que não.

M

Vai ser mais ou menos assim: cadastro os clientes, mostra os funcionarios, e se alguem for emprestar um filme aparecerá todos os filmes comprados pelo mesmo usuário, etc…
Creio que não precise de Threads…

drsmachado

Por que diabos você não vai a uma locadora e pergunta qual a rotina deles? Até por que, a rotina e a forma de usar o sistema pode mudar de uma para outra locadora.

Por que demônios você acha que precisa ou não precisa de threads? Aliás, sabe o que é? De que se trata? Quais razões para uso? Quando não usar?

E, realmente, teu tópico dá margem para a interpretação “quero de mão beijada”. Talvez melhorar a forma de fazer a pergunta, colocar a dúvida, enfim, expressar-se em palavras ajude.

M

É só você nem entrar no tópico, eu fiz uma pergunta, será que uso Threads, o gentinha malmorada.

drsmachado

É que se você não fosse um preguiçoso, teria pesquisado e perguntaria “que vantagens eu teria usando threads, já que li que com threads blá, blá, blá”.

[dicionário lulanês mode: on]
gentinha malmorada = gente que mora em local mal localizado. Sem teto.
[/dicionário lulanês mode: off]
[google mode: on]
Você quis dizer: gentinha mal humorada?
[google mode: off]

Depois dessa, fale o que quiser, não tem qualquer moral.

M

Não estou aki para discutir moral, mas não vou me rebaixar ao seu nivel.
Discutir Moral, você tem alguma? sem mais.

henriquecosta

Michael Kuhl:
Olá, estou sem a logica para fazer um sistema de locadora. Tenho conhecimento basico, swing, OO, etc em java.
O que eu quero no programa vai ser:

• Janela principal uma tela de login
    *Clientes
    *Filmes
    *Filmes que tal pesso alugou, etc.
    Como posso implementar esse sistema? Se alguem tiver a logica para mim.
    Obrigado desde já!

A lógica vai depender do que o seu cliente quer e de como funciona a locadora dele, isso você que tem que abstrair no levantamento de requisitos…
Tendo a lógica você poderia vir aqui pedir uma opinião sobre arquitetura e quais tecnologias utilizar, etc

drsmachado

Michael Kuhl:
Não estou aki para discutir moral, mas não vou me rebaixar ao seu nivel.
Discutir Moral, você tem alguma? sem mais.

Deixa eu ver quem tem moral. O cara que faz isso num fórum

Ou o cara que faz isso

? Justifique sua resposta colocando, com tuas palavras o que você entende por thread, quando devem ser usadas e quando não.
Sem mais.

adriano_si

É que se você não fosse um preguiçoso, teria pesquisado e perguntaria “que vantagens eu teria usando threads, já que li que com threads blá, blá, blá”.

[dicionário lulanês mode: on]
gentinha malmorada = gente que mora em local mal localizado. Sem teto.
[/dicionário lulanês mode: off]
[google mode: on]
Você quis dizer: gentinha mal humorada?
[google mode: off]

Depois dessa, fale o que quiser, não tem qualquer moral.

Aff cara, se acalme… Sei que as vezes extrapola um pouco gente com esse perfil por aqui, mas também não precisa esculachar o cara… rsrsrss :smiley:

Eu aconselho o amigo que criou o tópico a dar uma lida em um dos itens da minha assinatura sobre perguntas inteligentes.

Outro conselho, é a de fato pensar que você hoje é um vendedor de Locadora…

• Como é a sua rotina de trabalho ???
  • O que pode fazer um Sistema pra facilitar o seu trabalho ??
  • Já existe um Sistema Free que resolva o problema de uma Locadora ??? Se houver, é um bom ponto de partida. O que pode ser retirado desse Sistema e o que pode ser incluído ???

Com base nisso voc~e monta o domínio do seu problema e começa a montar o Software, conforme for impacando nos problemas, vai postando aqui…

É isso aí.

Abs []

M

Olha, não vo falar mais nenhuma palavra com arrogate de seu nivel.
Não estou a discutir moral com ninguem, e nem para tentar ser melhor ou rebaixar alguem.
Se você quer apareçer, aki não é um lugar para isso, pode ter certeza, Flws aee, fika ai com sua “Moral”.

adriano_si

Michael Kuhl:
Não estou a discutir moral com ninguem, e nem para tentar ser melhor ou rebaixar alguem.
Se você quer apareçer, aki não é um lugar para isso, pode ter certeza, Flws aee, fika ai com sua “Moral”.

Cara, se acalme tbm, não é assim que resolvemos as coisas… Mais uma vez aconselho você a ler o artigo Perguntas Inteligentes que está na minha assinatura…

No mais, tente entender que nosso fórum todo dia é bombardeado e sujo por pessoas que querem seus trabalhos prontos sem ao menos se esforçar, isso causa stress na galera… As vezes acordamos em um dia não muito bom e acaba o que aconteceu o drsmachado…

Abs []

henriquecosta

adriano_si:
Michael Kuhl:

Cara, se acalme tbm, não é assim que resolvemos as coisas… Mais uma vez aconselho você a ler o artigo Perguntas Inteligentes que está na minha assinatura…

No mais, tente entender que nosso fórum todo dia é bombardeado e sujo por pessoas que querem seus trabalhos prontos sem ao menos se esforçar, isso causa stress na galera… As vezes acordamos em um dia não muito bom e acaba o que aconteceu o drsmachado…

Abs []

É isso aí, tente ao menos levantar os requisitos e montar um modelo, depois posta aqui que o pessoal vai discutir sobre as possíveis formas de resolver o seu problema, daí você terá um caminho, e poderá pesquisar sobre as propostas e seguir sozinho e caso aconteçam problemas na implementação você posta de novo e o pessoal ajuda…

drsmachado

Michael Kuhl:

Resposta errada e sem justificativa.
Aliás, aparecer não tem Ç.
Nem que quisesse discutir, não poderia. Você é incapaz de modelar um sistema de locadora, quanto mais discutir comigo.
Sabe, sinceramente, sugiro que você troque de área, procure algo para o que realmente possua aptidão.
Por que, para o desenvolvimento (podemos expandir para TI em geral), você não demonstra isso.

A não ser que você tenha sérios problemas com convívio interpessoal, ir até uma locadora, fazer uma meia dúzia de perguntas sobre o funcionamento do sistema, não irá causar câncer em ti, nem te deixar mais ou menos feio.

E, se realmente quer seguir com TI e desenvolvimento, aprenda que:

• Ninguém (no máximo poucas pessoas) irá passar a mão na tua cabeça. Tem algo a fazer? Se vira, não é quadrado nem incapacitado.
  • A rotina é chata, mas a nossa mais ainda, problemas e cobranças no nível mais absurdo.
  • Teu chefe não irá esperar até você perguntar no guj. Esteja sempre um passo à frente dele.
  • Invariavelmente você encontrará clientes bem piores do que eu. Vai ser tão hostil quanto foi comigo?
  • Aceitar críticas é parte de qualquer processo de aprendizado. Saber filtrar as adequadas e as inoportunas é algo que a vida não ensina, mas faz toda diferença.

Não sou mal humorado, sou curitibano. Não tolero vagabundagem, ainda mais na minha área. Preguiça comigo, não funciona.

De resto, não é nada pessoal. Aliás, até gosto dos incompetentes, eles me dão a certeza que sempre terei trabalho.

M

Começei a menos de 1 mês, eu entro na área que eu quiser, você não é ninguem para dar opiniões sobre minha vida ou questões pessoais.
Se está tão incomodado com minha presença nesse fórum, se retire. Aposto que com 1 ano, estarei mais apto que você no mundo de T.I.
Então vaza Sr. Moralista -

M

Não vou devolver com a mesma moeda, discutir com um revoltado não vale a pena.

Se não quer ajudar, por que critica?
Agora ve se fica na tua ok?
Você não é ninguem e nem mais do que ninguem.

Matheus_Paiva

Michael tirando toda a briga … vamos voltar ao assunto do teu tópico …
Você vai precisar ter um cadastro de Usuários ,um de filmes e um de Funcionários (se houver necessidade ) …
A regra de negócio ( como vão ser feito os cálculos entre outras coisas … ai … é com você )
No mais tá montado o teu sistema … agora é só partir para o trabalho …
Boa sorte em sua jornada …

Seria uma boa se você fosse em uma locadora … ficaria mais simples para você …
Fazer a velha pesquisa de campo …

Pessoal … vamos ter calma …
kkkk

Criado 31 de julho de 2012
Ultima resposta 2 de ago. de 2012
Respostas 22
Participantes 9