Lógica para dar baixa no estoque e aviso quando estoque estiver baixo

Olá Pessoal,

Eu estou desenvolvendo um programa para controle de estoque, agora estou com dúvida como funciona a parte de baixa do produto no banco a cada venda e emitir aviso quando estoque estiver baixo.
Desde já agradeço pela atenção de todos.

[quote=Lags] Olá Pessoal,

Eu estou desenvolvendo um programa para controle de estoque, agora estou com dúvida como funciona a parte de baixa do produto no banco a cada venda e emitir aviso quando estoque estiver baixo.
Desde já agradeço pela atenção de todos.
[/quote]

Em comércio, quando o código de barra de um produto X é passado no leitor do caixa eletrônico este é decrementado em uma matriz de representação do estoque.
Portanto, te indico tratar isso em um vetor, onde o primeiro indice pode representar um produto P e o segundo indice a quantidade deste produto. Após isso, mantenha uma variavel “alerta” para toda vez que um produto for decrementado da matriz, ela irá “varrer” o vetor e ver se a quantidade do produto é menor que X , onde x é a quantidade para aviso de estoque com pouca quantidade de mercadoria.

Eu iria fazer desta forma, se existe uma forma mais fácil, ou eficaz, eu desconheço!

Flw.

uma boa maneira… é no cadastrado de produto… ter um campo… estoque mínimo… e para dar a baixa… pega o estoque atual e tira a quantidade de produtos que está sendo vendido…

e no meu ponto de vista… não exibir um alerta na tela de venda… e sim aonde se faz pedidos de estoque… mais dai… vai de cada um neh… abraço

[quote=dudu_sps]uma boa maneira… é no cadastrado de produto… ter um campo… estoque mínimo… e para dar a baixa… pega o estoque atual e tira a quantidade de produtos que está sendo vendido…

e no meu ponto de vista… não exibir um alerta na tela de venda… e sim aonde se faz pedidos de estoque… mais dai… vai de cada um neh… abraço[/quote]

Tal como foi dito, é uma variavel alerta, onde esta seria o valor mínimo de estoque. Como você vai trata-la é outra história. Um alerta na tela seria bizarro mesmo, um possível tratamento seria o envio de um e-mail informando o ocorrido.

Olá Pessoal,
Já tenho campo quantidade na tabela, porém queria saber como posso fazer atualização deste dado no banco, na realização de cada venda.
Qualquer sugestão é bem vindo, desde já agradeço pela atenção.

Então, quando você realizar a venda você decrementada a quantidade desse produto no estoque.
E quanto chegar no valor informado no campo estoque minimo, você pode ou exibir uma mensagem para o usuário ou um email para o responsável do setor…

pode-me dar um exemplo para isso?
É seguinte, eu tenho um tabela onde adiciono todo produto que o cliente for escolhendo, depois incluo no banco. Estou com dificuldade para pegar código de produto que esta na tabela Produto no banco e comparar com código de produto adicionado na tabela onde estão adicionado produtos do cliente na formulário venda e dar baixa de quantidade deste produto no banco.
A minha dificuldade é no hibernate para pegar este código.