Lógica para percorrer uma matriz n vezes

6 respostas
kadu.m.lino

Galera, tenho um probleminha pra fazer e não consigo.

Eu tenho q lançar k produtos dentre X produtos (descritos como A, B , C … ). Pretento entrevistar M pessoas, nas quais responderão se compraria ou não esse produto.
ex:

------A B C D E F G
1----0 1 1 1 1 0 0
2----1 0 1 1 1 0 0
3----1 0 1 0 0 1 1
4----0 1 1 0 1 0 0
5----0 0 0 0 0 0 1
6----0 0 1 1 1 0 0

A, B, C … São produtos que eu pretendo lançar no mercado.
1,2,3 … são pessoas entrevistadas (1) pra qm compraria o produto e (0) pra qm não compraria o produto.

Eu pretendo lançar k produtos no mercado… eu eu quero q esses produtos seja atingido pelo maior numero possivel de pessoas ex:

caso eu queira lançar 2 produtos nesse caso seria o produto E e G,(E não o C e o E) pois atingiria todas as pessoass
por mais q o produto G tenha cido aprovado por apenas duas pessoas ele seria escolhido pois nenhuma pessoa deixaria de comprar um dos meus produtos, sendo q se eu escolhesse o C e o E o individou 5 não copraria nenhum dos meus produtos…

Como eu faria em java, pra q ele percorresse a matriz de k em k soluções e verificar qual produto seria lançado?

Caso não tenha entendido posso tentar esclarecer melhor.

Att, Ricardo

6 Respostas

TheKill

Não deu pra entender nada…

Seja mais claro e resumido.
Oque vc ja fez? Qual o problema encontrado?
Poste os trecho de codigo entra tags [ code ]

kadu.m.lino

Ainda não tenho código, mas vou tentar deixar mais claro

Eu planejo lançar uma nova linha de produtos no mercado.
Essa nova linha possui n sabores candidatos, mas por questões de escala, somente k sabores
devem ser lançados. Desse ponto em diante, usaremos o termo sabor ou produto como
sinônimos. O problema básico é determinar o subconjunto (portfolio) de k produtos que tenham a
maior aceitação estimada entre o público-alvo, conforme descrito a seguir.
Para estimar a aceitação dos produtos, é realizada uma pesquisa de campo, em que de m
indivíduos representativos do público-alvo são entrevistados; cada entrevistado experimenta cada
um dos n sabores (produtos) informando de quais gostou e de quais não gostou. Essas
informações são organizadas na forma de uma matriz binária A de tamanho m×n,
A(i,j) = 0 se o entrevistado i não gostou do produto j;
1 se o entrevistado i gostou do produto j.

O objetivo é implementar um programa que dado um arquivo
contendo a matriz A e o número k de produtos a serem lançados, escreva um arquivo contendo o
vetor x que maximiza a função f(x) acima. Implemente o método de otimização por força bruta
(isto é, tentando exaustivamente todos os vetores x que satisfaçam à solução);

ex

ex:

-----A B C D E F G
1—|0|1|1|1|1|0|0|
2—|1|0|1|1|1|0|0|
3—|1|0|1|0|0|1|1|
4—|0|1|1|0|1|0|0|
5—|0|0|0|0|0|0|1|
6—|0|0|1|1|1|0|0|

nesse caso o produto escolhido deverá ser o E e o G pois atingirá o maior numero de pessoas possivel

kadu.m.lino

continuando…
Olhando a matriz podemos ver que os produtos C e E foram os mais aceitos pois a maioria gostaram desse produto, mas eu quero lançar apenas 2 produtos…
se eu escolher o C e o E o 5° individuo não vai comprar nenhum dos dois produtos, as se eu lançar o E e o G todos os individuos irão comprar meu produto, “ou um ou outro”
deu pra entender agora?

TheKill

Baseado em que foi feito esse preenchimento?

é aleatorio, vc chutou eles? utilizou de alguma formula? …

Tente implementar o trecho de código que a galera vai tentar ajuda-lo… Aqui ninguem vai fazer para você… A não ser que você talvez queira oferecer algum tipo de compensação… que no caso pra mim eu iria recusar

TheKill

a questão é.

Como é feita a inserção de entrevistados, é aleatorio?
Segundo, monte no seu caderno essa estrutura baseando-se em logica matematica para chegar ao resultado.

Sabendo a formula a ser utilizada para encontrar o resultado, vai saber como deve ser feito para que o computador entenda oque vc deseja fazer

kadu.m.lino

galera vlw aih… não consigui dizer o que eu realmente queria, mas eu consigui aqui

msm assim obrigado

Criado 4 de julho de 2011
Ultima resposta 4 de jul. de 2011
Respostas 6
Participantes 2