Também tive este problema e considerei alguns aspectos para resolver este problema:
- Considerando que o usuário final não tem acesso ao código (JavaScript -> APK).
- Considerando tecnologias presentes no próprio HTML.
O exemplo abaixo (somente PHP) eu utilizei no desenvolvimento de um aplicativo feito em PhoneGap, no qual eu precisava mandar a comanda para o o serviço que iria retornar este número, caso ele existisse (Uma forma de verificação).
//obtendo dados via método GET
$idComanda = $_GET['idComanda'];
//montando select e executando no banco
$sql = "SELECT idComanda FROM comanda WHERE comanda.idComanda = '".$idComanda."' ";
$result = $con->query($sql);
//veriricando resultado
if($result->num_rows > 0){
$dados = $result->fetch_assoc();
//devolve uma resposta em formato json
echo json_encode($dados);
}
Após, isso eu precisava armazenar este dados de maneira temporária. Então descobri uma tecnologia presente no HTML5 chamada localStorage/sessionStorage.
O localStorage/sessionStorage são uma espécie de cache do navegador na qual você pode armazenar dados de maneira definitiva (localsStorage) ou temporária (sessionStorage).
O localStorage salva dados no computador do visitante, que ficam vinculados ao (e apenas acessíveis pelo) seu domínio. E pra usar é bem simples:
Use o método setItem(nome, valor) para criar/salvar novos itens e o depois o método getItem(nome) para recuperar o valor.
// Cria um item "usuario" com valor "Thiago Belem"
window.localStorage.setItem('usuario', 'Thiago Belem');
// Depois, em outra página ou aba, recupera esse item
var usuario = window.localStorage.getItem('usuario');
// Remove o item
window.localStorage.removeItem('usuario');
Já o sessionStorage faz exatamente a mesma coisa, só que os dados ficam salvos apenas durante a sessão (e são apagados quando o visitante fecha a aba/navegador):
// Cria um item "usuario" com valor "Thiago Belem"
window.sessionStorage.setItem('usuario', 'Thiago Belem');
// Depois, em outra página ou aba, recupera esse item
var usuario = window.sessionStorage.getItem('usuario');
// Remove o item
window.sessionStorage.removeItem('usuario');
Espero ter ajudado! Abs
Fontes:
http://blog.thiagobelem.net/armazenando-informacoes-no-computador-do-visitante-com-localstorage-e-sessionstorage