Olá,
estou desenvolvendo um sisteminha desktop usando Swing, só que preciso controlar os usuário logados, alguém sabe qual o recurso que o Swing tem pra isso ? Sessão ?
Olá,
estou desenvolvendo um sisteminha desktop usando Swing, só que preciso controlar os usuário logados, alguém sabe qual o recurso que o Swing tem pra isso ? Sessão ?
Sessão HTTP é uma forma de contornar um problema no protocolo HTTP, que realmente não mantém uma sessão com o cliente.
Numa app desktop sua "sessão" está ativa todo o tempo. Você pode criar uma classe de Contexto ou Sessão (como queira chamar) para guardar dados inerentes àquela sessão de usuário.
Exemplo:
public void SessaoUsuario {
private static final Map dados = HashMap();
public void add( String key, Object value ) {
dados.put( key, value );
}
//... outras operações ...
}
Bem … não sei se é essa sua dúvida mas vamos lá, … tem muitas coisas q deve se levar em consideração …
Vai ter muitos usuarios ? se tiver acho melhor sua aplicação ter acesso a banco de dados para guardar informações dos usuarios, ou poderá até criar logs de controle de acesso.
Aí à partir daí vc pode usar uma JDialog com um JTextField e um JPasswordField para receber as informações do usuario … e fazer a verfificação atravez de banco de cados ou não … e setar a sua aplicação…
Tipo assim …
Qualquer problema ou dificuldade é só postar
Usando um registrando os usuario em um Singleton
voce consegue controlar perfeitamente tudo.
Valeu? Até… :thumbup:
[]s