Olá, pessoal…
Alguém já viu algum tutorial pra lidar com session no MyFaces? Precisava fazer um controle de login de usuários…
vlews
Olá, pessoal…
Alguém já viu algum tutorial pra lidar com session no MyFaces? Precisava fazer um controle de login de usuários…
vlews
bom nunca usei o MyFaces, mas com JSF eu fiz assim, nao sei se ajuda :
request = ((HttpServletRequest) FacesContext.getCurrentInstance().getExternalContext().getRequest());
session = request.getSession();
tambem sou novo em jsf … e nao conheco a implementacao MyFaces … e mais simples de usar ? … algum bom tutorial sobre ? Vlws
Bem… eu to implementando em uma aplicação, to aprendendo ainda… o problema é o suporte, tutoriais, foruns… é difícil encontrar algo… estava trabalhando com o Mentawai. É bem melhor porque vc tem um forum em português e super ativo. O Menta tem suporte a grupos de usuários, vc especifica o que cada grupo acessa, facilita bastante. Queria saber se o MyFaces suporta grupos de usuários…
usa JSF direito que resolve 
é só criar um Managed Bean com escopo de sessão e pronto …
usa JSF direito que resolve
é só criar um Managed Bean com escopo de sessão e pronto …

a maneira que fiz esta incorreta ???
qual seria a abordagem correta ??? posta ai … 
Mas como eu posso, em um outro Managed Bean, pegar infrmações deste Managed Bean que está em session?
a maneira que fiz esta incorreta ???
qual seria a abordagem correta ??? posta ai …![]()
O meu ficou assim:
<managed-bean>
<managed-bean-name>personLoginManaged</managed-bean-name>
<managed-bean-class>br.comunidadebetel.managedbean.PersonLoginManaged</managed-bean-class>
<managed-bean-scope>session</managed-bean-scope>
</managed-bean>
Vc pode acessar ele como um objeto de sessão…
blz … faço dessa forma … a minha duvida e pra resgatar o bean da sessao … :lol:
como faz ?.. essa tb e sua duvida ne ? ou vooei ?
Bem se vc quer somente exibir no html:
<h:outputText value="#{personLoginManaged.login}" />
Ou seja, o nome do teu Managed Bean.atributo…
Meu problema é pegar a informação de uma Managed Bean para outro ManagedBean, diretamente…
Opa… acho que expresei mal…
Tipo, como havia dito vc tem que fazer um Login de usuario certo ? Entao se o usuario foi autenticado com sucesso vc ira set na sessao certo ? e quando precisar de alguma informacao do tipo permisao tera que resgatar esse bean (usuario ) e ver qual as suas permisoes, certo ?
entao …como vc ira resgatar e colocar esse usuario na sessao ?
para isso eu utilizei o trecho de codigo abaixo :
request = ((HttpServletRequest) FacesContext.getCurrentInstance().getExternalContext().getRequest());
session = request.getSession();
essa minha abordagem esta incorreta ??? ( da certo
)
É isso que to tentando fazer… queria saber se MyFaces tem tags de condição… tipo um if, else, sei lá… o Menta tem…
E como eu disse eu nao conheco o MyFaces… tb nao usei o Menta … mas sei que ele tem modulos pra autenticaçao , autorizaçao … no meu caso estou vindo do struts…
seguinte, a página é o lugarerrado para fazer IF qualquer porcaria que seja …
se tu quer esconder um componente pode usar a propriedade rendered, ela aceita EL.
algo do tipo, dentro da propriedade rendered, coloque:
#{!empty meuGerenciadorDeLogin.usuario}
ou então
#{meuGerenciadorDeLogin.temAlgumUsuarioLogado}
Opa... acho que expresei mal... Tipo, como havia dito vc tem que fazer um Login de usuario certo ? Entao se o usuario foi autenticado com sucesso vc ira set na sessao certo ? e quando precisar de alguma informacao do tipo permisao tera que resgatar esse bean (usuario ) e ver qual as suas permisoes, certo ?entao ...como vc ira resgatar e colocar esse usuario na sessao ?
para isso eu utilizei o trecho de codigo abaixo :request = ((HttpServletRequest) FacesContext.getCurrentInstance().getExternalContext().getRequest()); session = request.getSession();essa minha abordagem esta incorreta ??? ( da certo :D )
bahh, mas vocês gostam de passar trabalho ...
usem uma managed property ...
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE faces-config PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD JavaServer Faces Config 1.0//EN"
"http://java.sun.com/dtd/web-facesconfig_1_0.dtd">
<faces-config>
<managed-bean>
<managed-bean-name>personLoginManaged</managed-bean-name>
<managed-bean-class>br.comunidadebetel.managedbean.PersonLoginManaged</managed-bean-class>
<managed-bean-scope>session</managed-bean-scope>
</managed-bean>
<managed-bean>
<managed-bean-name>qualquerOutroM</managed-bean-name>
<managed-bean-class>br.comunidadebetel.managedbean.OutraClasseQualquer</managed-bean-class>
<managed-bean-scope>request</managed-bean-scope>
<managed-property>
<property-name>PropriedadeDoMesmoTipoComGetESet</property-name>
<property-class>br.comunidadebetel.managedbean.OutraClasseQualquer</property-class>
<value>#{personLoginManaged}</value>
</managed-property>
</managed-bean>
</faces-config>
seguinte, a página é o lugarerrado para fazer IF qualquer porcaria que seja …
se tu quer esconder um componente pode usar a propriedade rendered, ela aceita EL.
algo do tipo, dentro da propriedade rendered, coloque:
#{!empty meuGerenciadorDeLogin.usuario}
ou então
#{meuGerenciadorDeLogin.temAlgumUsuarioLogado}
Bem, digamos que eu tenha um menu que eu não quero exibir se o usuário estiver logado ou vice-versa… como poderei fazer?
[color=red][size=24]RTFM[/size][/color]
ja coloquei a resposta acima, agora pensa um pouco e junta os pedaços.
pode me chamar de burro se quiser :lol: … mas nao mas fico uma duvida…tipo na classe antes deve-se verifica se usu e senha esta correto, antes de abrir uma session,(no codigo utilizo aquele trecho postado anteriormente) esta errado essa abordagem ? pelo que entendi o managed-property somente passa o bean da sessao via get set … ou viajei de novo ?