Login em Java Desktop

Ai galera tenho que desenvolver um pequeno sistema com uma tela de login e senha em uma aplicação e Java Desktop onde teria dois tipos (User), um Administrador que poderia alterar e cadastrar produtos e efetuar vendas e usuário que poderia apenas acessar os dados cadastrados para realizar as vendas, não encontrei muitas coisas pela net alguém poderia me ajudar, ou me indicar algum material?

vlw. Boa tarde.

Já implementei isso… tente formular uma idéia de permissões…tipo… cada usuário possui um cargo… ex…user1 possui o cargo de administrador… user2 possui cargo de atendente… logo,… vc diz pra seu sistema que os cargos administrador tem permissão de abrir determinadas telas… e os do cargo atendente não pode abrir ,por exemplo … cadastro de produtos…

então ao abrir a tela de produtos…seu sistema verifica…
se (usuário logado é administrador)
se sim…então abre a tela de produtos…
se não… então não abre e retorna…

o que o amigo emcima falou está certo,

provavelmente na sua modelagem de dados, você vai criar uma relação por exemplo:

Usuário e TipoDeUsuario, isso vai gerar uma tabela, como por exemplo: tabelaUsuarioTipoDeUsuario onde ficará armazena a chavePrimaria de usuário e a chave primária do tipo de usuário.

está clariando as idéias?

daí no seu programa você vai ter que ficar fazendo os testes.

E porque não utilizar a base de dados para fazer essa divisão?

Sobre a modelagem de dados ok, tenho duvidas de apenas como começar a definir o que o Usuário pode ver e fazer no sistema, e o que o Administrador pode fazer. bem, crie dois package uma Master e outra User, apenas para nível de organização do códigos, a parte que ainda não sei pois nunca fiz um sistema com login distinto e fazer com que cada um entre e veja o que e determinado a cada uma ex: quando logado como user poderá apenas efetuar vendas e aparecerá algumas coisa inativas, ao tentar acessa-las pedirá para entrar como Administrador do sistema, quando logado como master poderá efetuar cadastro de mercadorias, venda, excluir etc o master poderá fazer tudo no sistema ele será responsável pelo cadastro e atualização no sistema, só não sei como faço isto no código pra verificar e tudo mais…

Cara para java se, acredito que a melhor solução seja criar 2 telas mesmo. uma pra um tipo de usuário e outra para outro.

na hora do login você testa que tipo de usuário é, se for x vai para y e se for z vai para w.

sinceramente não sei te responder se existe outra maneira.

p/ web é mais fácil, pois você pode restringir (testar) antes de printar o objeto na tela.

Meu amigo,

tive o mesmo impasse. A forma que encontrei foi a seguinte:

• Inabilitei todos os acessos que queria restritos
  • No banco de dados separei os acessos por administrador, chefia e auxiliar
  • Na inicialização do sistema realizo o login e usando um set passo os dados do login - nomedousuario e funcao - para labels na tela principal
  • quando a tela principal é iniciada ela verifica qual a funçao repassada (ou seja, ela compara o texto da label) e habilita os botoes desejados.

[code]if(labelnome.getText().equals(“Administrador”)){

btnconfiguracoes.setEnable(TRUE);
}[/code]

=> Nota: não fiz para o usuario clicar no botao e pedir a senha por não achar necessário no meu caso, mas se for o seu caso, você pode usar o inputBox.

Abraco.

Bom primeiramente acho que vc deve defirnir os acessos de cada usuário para nao se perder apos feito isso ficará mais facil vc desenvolver os metodos para habilitar e desabilitar funcoes correspondente a cada usuário.