Login usando SSL no Tomcat - Urgente

5 respostas
B

Pessoal.

Estou prescisando da ajuda de vcs.

Necessito configurar o tomcat para usar ssl em um determinado contexto.

Pois quando o usuário requisita a aplicação a mesma exibe o certificado do servidor e em seguida solicita o certificado do usuário para fazer a identificação do usuário diante da aplicação.

Se alguem tiver alguma idéia ou exemplo já pronto, por favor me envie, pois necessito fazer um trabalho para a faculdade.

Estou no aguardo…

Atenciosamente

5 Respostas

V

Quando você disse que era para “um trabalho para a faculdade” fiquei um pouco desanimado de ajudar, mas vamos lá.

1. Certifique que está usando uma máquina virtual java 1.3 ou superior.

2. Baixe a biblioteca JSSE 1.0.3 (ou superior) aqui .

3. Coloque essa biblioteca (um arquivo jar) num diretório bem arejado. :grin:

4. Configure uma variável de ambiente JSSE_HOME para o diretório que você escolheu.

5. Vá na linha de comando e digite:
    $JAVA_HOME/bin/keytool -genkey -alias tomcat -keyalg RSA, no linux.

6. Use uma password diferente de “changeit” :slight_smile: Pois é a que todo mundo usa.

7. Entre no arquivo $CATALINA_HOME/conf/server.xml, onde $CATALINA_HOME é seu diretório onde está instalado o Tomcat. Descomente onde houver um “SSL HTTP/1.1 Connector”

8. Reinicie o Tomcat.

9. Entre em seu navegador e teste sua aplicação usando https ao invés de http.

B

:slight_smile:
Vinci, desde já agradeço.

Más quando falei em faculdade, omiti que estou fazendo um trabalho para a pós e não a graduação, mas em relação ao java estou começando. :oops:

Más o que vc me indicou, eu já havia feito e com o JDK 1.4.1_02, no qual já está incorporado a biblioteca JSSE 1.0.3.

Talvez o que não ficou bem claro, é que, tanto a aplicação (servidor) e o cliente tem que apresentar seus certificados para troca de chaves publicas para encriptar e desencriptar (desafio) uma mensagem que foi criptografada com as chaves privadas dos certificados.

Se ao final desse desafio, a mensagem enviada para o cliente criptografada com a chave privada do servidor, for a mesma mensagem encriptada pelo cliente com a sua chave privada, então o usuário terá acesso a aplicação.

E no exemplo que vc me passou, somente o servidor se autentica frente ao cliente.

Se alguem puder me ajudar, estou no aguardo.

Desde de já agradeço ao Vinci, pela ajuda e a todos que poderão me ajudar…

Atenciosamente [/url]

V

Quanto você falou em tomcat, estou supondo que seu cliente será um navegador.

Sim, sei que isso não é obrigatório, que você pode até embutir o tomcat numa aplicação qualquer e tal. Mas isso não é tão comum.

Agora, se seu cliente for mesmo fino, eu acho que não tem como ser autenticado. Afinal, não vai ter como carregar a chave do HD… :???:

B

Más segundo o mestre da disciplina de segurança da pós, disse que isso era possível de se fazer, e propos para toda a turma o implementa-se como trabalho final da mesma.

V

Se você ou algum amigo seu conseguir isso, tem como postar aqui?
Veja bem, estou falando de cliente fino. Talvez você consiga isso fazendo manualmente um upload do arquivo e processar a encriptação. Mas usando JSP, onde todo o processamento é no servidor, que segurança você espera por parte do cliente? Estou pagando para ver. :???:

Criado 27 de junho de 2004
Ultima resposta 28 de jun. de 2004
Respostas 5
Participantes 2