Login/Verificação - Meu primeiro programinha em java (Comando IF)

Estou aqui para compartilhar essa façanha(só para iniciantes mesmo haha) que depois de me bater um pouco consegui, não muita tem utilidade na real, mas é pra aprender mesmo…

Fiz ela de forma bem comentada, para talvez conseguir ajudar alguém que assim como eu, está começando nesse mundo do java!!

[code] // @author Rfss
import java.util.Scanner; //Declaração para usar Scanner

public class DadosP {

private static boolean sd;

public static void main(String[] args) {
    // TODO code application logic here
            Scanner entrada = new Scanner(System.in); //Declarando um Scanner

String sd;
   String sp = "9087A";
     System.out.println("Entre com a Senha"); //Pedindo ao usuario para digitar senha
    sd = entrada.next(); // Declarando valor ao "sd" atravez do usuario

System.out.println("Senha digitada: " + sd); //Mostrando senha digitada
    System.out.println("Senha que deveria ser digitada: " + sp); // Mostrando a senha que deveria ser digitada

if (sp.equals(sd) ){    //Se a senha for igual ( sd == sp )

System.out.printf("\n\n"
           + "\n\n\n"  // somente pular linhas
           + "                                 "//somente pular linhas
           + "    "//sonmente pular linhas
           + "                   Login Efetuado com Sucesso\n\n\n" // jogar a escrita para esquerda
           + "");    //Se a senha for igual login sucess

}else {System.out.printf("\n\n\nSenha incorreta\n\n"); //Caso a senha seja diferente de " 123 "
   }
}

}

[/code]

Só não consegui fazer o programa “reiniciar”, apagar e reler todo o código caso a pessoas erre a “senha”, para que assim ela possa tenar novamente

Parabéns :slight_smile:

Só vou aproveitar pra dar uma dica, aproveitando que você está iniciando.

Dê nome significativo à suas variáveis, isso faz toda a diferença, e ajuda as pessoas a entenderem o código. Por exemplo:String senhaDigitada = entrada.nextLine();Assim qualquer um vai entender o que você está buscando do Scanner :slight_smile:

[quote=Rodrigo Sasaki]Parabéns :slight_smile:

Só vou aproveitar pra dar uma dica, aproveitando que você está iniciando.

Dê nome significativo à suas variáveis, isso faz toda a diferença, e ajuda as pessoas a entenderem o código. Por exemplo:String senhaDigitada = entrada.nextLine();Assim qualquer um vai entender o que você está buscando do Scanner :)[/quote]

Ia dizer a mesma coisa. No mais, bons estudos.

Coloque o código dentro de um while e quando errar a senha utilize o “continue”, ai ele vai percorrer o while novamente.

Coloque o código dentro de um while e quando errar a senha utilize o “continue”, ai ele vai percorrer o while novamente.[/quote]

Como se faz isto?
PS: Estou na primeira semana com java…

[quote=Rodrigo Sasaki]Parabéns :slight_smile:

Dê nome significativo à suas variáveis, isso faz toda a diferença, e ajuda as pessoas a entenderem o código. Por exemplo:String senhaDigitada = entrada.nextLine();Assim qualquer um vai entender o que você está buscando do Scanner :)[/quote]

Eu esqueci de deixar nos comentários, mas as variáveis tem sim uma logica:
SD = Senha Digitada
SP = Senha Programada
Fiz isto para utilizar menos carácter ao digitar e assim gastar menos tempo e código.

Mas da próxima irei deixar isto mais claro, Grato pela dica!!

Coloque o código dentro de um while e quando errar a senha utilize o “continue”, ai ele vai percorrer o while novamente.[/quote]

Como se faz isto?

[/quote]

Pesquise sobre estrutura de repetição while.

a lógica é ± assim, enquanto a condição não for verdadeira ele repete.

While"enquanto"(a senha for errada)" faça{

código

}

a palavra continue serve para reiniciar a estrutura de repetição.

Se eu colocar o código montado fica fácil demais e você não vai aprender nada, da uma pesquisada.

Espero ter ajudado.

Att.

Artur Martini

Como se faz isto?

[/quote]

Pesquise sobre estrutura de repetição while.

a lógica é ± assim, enquanto a condição não for verdadeira ele repete.

While"enquanto"(a senha for errada)" faça{

código

}

a palavra continue serve para reiniciar a estrutura de repetição.

Se eu colocar o código montado fica fácil demais e você não vai aprender nada, da uma pesquisada.

Espero ter ajudado.

Att.

Artur Martini[/quote]

Oook, vou pesquisar e posto o novo código reformulado!!

[quote=rfss][...] public static void main(String[] args) { // TODO code application logic here [...] }[/quote]
Pode tirar o comentário com o TODO.

Use ele sempre que quiser indicar que ainda tem alguma coisa “por fazer” em algum bloco de código. Se estiver utilizando alguma IDE como Eclipse ou Netbeans, ela irá identificar o trecho do código para você e será mais fácil encontrá-lo posteriormente.