Boa tarde galera do GUJ.Novamente solicito a vossa ajuda!
Gostaria de boas indicações de livros ou tutoriais na área de logística
voltados para o desenvolvedor;
tipo assim,
Por exemplo,se preciso desenvolver um sistema de controle de caixa e estoque
para um supermercado eu gostaria de estar mais “a par” do que o cliente necessita
e pode vir a necessitar,do que geralmente esse sistema possui,quais são as normas
a serem cumpridas,enfim,a lógica toda!
Preciso enter a lógica do sistema mais a fundo para atender e até prever as necessidades
do cliente.
Será que existe isso?
Espero ter sido claro.
Agradeço antecipadamente!
Em livros, não.
Mas você pode ir até um cliente em potencial, conversar com o mesmo, observar a sua rotina e ir catalogando suas necessidades. Isto se chama levantamento de requisitos. Deveria praticar.
Não escreva títulos com letras maiúsculas.
[]'s
drsMachado.Obrigado.Eu sei que tenho que lidar com cada cliente em particular e levantar os requisitos
de acordo com as necessidades específicas dele.
O que eu gostaria de saber é se existe alguma literatura que me ensine alguma
logística antes de eu conversar com o cliente,pra entender melhor como funciona os setores de uma empresa,
porque se um cliente solicita um novo software,por exemplo,ele quer melhorias ,então eu tenho que não só entender
mas também sugerir estas possíveis melhorias para o meu cliente.
E quando eu falo de logística não me refiro a lógica específica da empresa e sim a lógica geral adotada pela maioria
das empresas em cada segmento.
Tipo.Se vou fazer um software para uma empresa de estocagem de materiais eu tenho que conhecer pelo menos o
básico sobre isso e acrescentar as necessidades específicas do cliente!
Eu sei que existem livros falando de logística,existe até e cursos para isso mas o que eu gostaria de saber é se existe
alguma literatura que ensine a logística com o foco no desenvolvimento de softwares.
Eu terminei de desenvolver meu primeiro software e sofri muito,por exemplo,para aprender
como funciona o financeiro de uma empresa e existe muitas coisas em comum entre todas as empresas.Se eu estudar
como funciona de uma forma geral o financeiro de uma empresa,a parte de estocagem,locacao,armazanamento…
Conseguirei levantar os requisitos com maior facilidade!
davidBuzatto.Desculpe.Eu sei sobre as regras do fórum sobre letras garrafais mas Juro que percebi que o caps-lock
estava ativado somente depois de ter criado o tópico.
Aproveitando a oportunidade,queria agradecer a você por um tutorial sobre o
ireport,me ajudou muito quando comecei a usá-lo.http://davidbuzatto.com.br/2010/10/09/jasperreports-trabalhando-com-relatorios-em-java-parte-1/
Só um detalhe: Lógica <> Logistica! Logistica é o que os correios fazem.
Acho que nao vai encontrar livros deste tipo não, para uma aplicação de automação comercial por exemplo o material do que deve ser implementado esta nas leis e decretos, geralmente toda esta info voce consegue nos sites das secretarias de fazenda estaduais, um contador ajuda muito na hora de desenvolver um sistema deste tipo, pois ele ja conhece todas as obrigações da empresa.
fredferrao.Muitíssimo obrigado!De fato achei que teria de ser assim mesmo.
Mas seria bom se tivesse algum livro
que abordasse esses assuntos na visão de um desenvolvedor.Venderia como água!
Valeu. 
[quote=dariogondim]davidBuzatto.Desculpe.Eu sei sobre as regras do fórum sobre letras garrafais mas Juro que percebi que o caps-lock
estava ativado somente depois de ter criado o tópico.
Aproveitando a oportunidade,queria agradecer a você por um tutorial sobre o
ireport,me ajudou muito quando comecei a usá-lo.http://davidbuzatto.com.br/2010/10/09/jasperreports-trabalhando-com-relatorios-em-java-parte-1/[/quote]
Não tem problema, acontece. 
Quanto ao tutorial, que bom que foi útil!
[]'s