Lohis - Ferramenta de Ensino a Distância em tempo real no GUJ

41 respostas
saoj

Pessoal,

Depois de centenas de horas de programação estou lançando a versão beta do Lohis, uma ferramenta de ensino a distância em tempo real pela Internet toda feita em Java e focada no ensino de informática.

Estou precisando de ajuda para testar a ferramenta, principalmente a parte de audio e video conferência. Também estou atrás de críticas (educadas) e sugestões de melhorias.

O mais legal é que qualquer um poderá inventar novas funcionalidades para a ferramenta e estendê-la desenvolvendo PLUGINS plug-and-play, como no Eclipse. A idéia é que a primeira aula com a ferramenta seja exatamente sobre esse tema: “Desenvolvendo plugins para o Lohis!”. :smiley:

Quem quiser testar e me ajudar nessa fase beta pode ir no endereço:

http://lohis.dyndns.org/lohis_v8.1_beta.zip

Vc vai precisar de Java 1.4.2 (menor que isso não vai funcionar) e JMF Windows Performance Pack 2.1.1.

Seria bom ter pelo menos um microfone para testar o audio.

Depois de baixar o arquivo acima, basta dezipá-lo num diretório qualquer e executar o arquivo student.bat.

Por enquanto o sistema está aceitando qualquer senha para se conectar.

Meu messenger é: [email removido]

Provavelmente estarei na sala de aula testando a coisa.

De qualquer maneira estou marcando para quarta-feira (15/12) as 21:00 horário de Brasília uma aula inaugural onde eu falarei sobre a ferramenta, sua arquitetura, e como desenvolver os seus próprios plugins. Quem quiser pode já ir vendo o código-fonte do plugin de Perguntas Rápidas (quickquestion), que está no diretório plugins/quickquestion/src/.

Outras coisa: a api da documentação do SDK de plugins está em:

http://lohis.dyndns.org/docs_v8.1_beta.zip

Cheguem cedo na sala de aula, pois devido a limitação da banda do meu virtua e ao broadcast de audio e video, essa aula vai comportar no máximo 12 pessoas.

Obrigados a todos, principalmente ao Daniel Destro pela ajuda e pelas dicas…

41 Respostas

Ironlynx

Wow!! :shock: :smiley:
Parabéns cara!!! :smiley:

louds

Eu tenho uma dúvida.

Baixei o software e não encontrei nada falando sobre licensa e termos de uso. Também não achei o fonte do software, imaginando eu se tratar de software de código livre. Ou seja, seu software é inutil para pessoas com concientes da propriedade alheia.

Minha dúvida é sobre a licensa do seu software, assim como os termos de uso. Quais são?

Não quero criar polemica, mas se você não tem nada a dar em retorno, não espere que ajudem. Eu pessoalmente recomendaria as pessoas boicotarem caso não se trate de freeware ou software livre.

A

Recebi uma NoClassDefFoundError. Eu preciso de alguma lib especial no classpath?

Essa foi a exceção:

java.lang.reflect.InvocationTargetException
        at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
        at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
        at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
        at java.lang.reflect.Method.invoke(Unknown Source)
        at com.smartjava.lohis.LohisClassLoader.main(Unknown Source)
Caused by: java.lang.NoClassDefFoundError: javax/media/protocol/BufferTransferHandler
        at java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method)
        at java.lang.ClassLoader.defineClass(Unknown Source)
        at java.lang.ClassLoader.defineClass(Unknown Source)
        at com.smartjava.lohis.plugin.d.a(Unknown Source)
        at com.smartjava.lohis.plugin.d.loadClass(Unknown Source)
        at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
        at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)
        at com.smartjava.lohis.plugins.video.VideoPlugin.initPlugin(Unknown Source)
        at com.smartjava.lohis.plugin.b.if(Unknown Source)
        at com.smartjava.lohis.Lohis.case(Unknown Source)
        at com.smartjava.lohis.Lohis.main(Unknown Source)
        ... 5 more
saoj

Louds,

Vc sempre enchendo o saco !!!

Vou ser bem sucinto para não gastar nem seu tempo nem o meu, beleza? :-o

1. A ferramenta não é de código livre, pois comecei a desenvolvê-la em Janeiro de 1998, só 7 anos, e não pretendo abrir o código sem antes saber que direcionamento eu gostaria de dar a ela.

2. Se vc quer boicotar então boicote. Coloque um outdoor em SP convocando um boicote.

3. Vc se preocupa muito em criticar os outros. Vc tem inteligência suficiente para empregar as horas gastas com críticas em coisas mais produtivas. (veja a frase da minha assinatura!)

4. Há outras comunidades de Java na net e tenho certeza que se interessarão pelo projeto. Vejo que aqui no GUJ há muitas pessoas como vc que só querem criticar e encher o saco, logo se outras pessoas como vc vierem encher o saco eu vou simplesmente sair daqui e levar o projeto para outra comunidade. Não quero apurrinhação, logo gostaria da opinião de outras pessoas aqui da comunidade. Se perceber que a maioria pensa como vc eu tiro meu time de campo com todo prazer daqui, e vou tocar minha gaita em outras bandas.

Só isso que eu tinha para dizer…

Mas vou dizer mais:

Conversando com o Daniel Destro tivemos várias idéias interessantes como promover cursos de Java gratuitos pela Internet e outras coisas a mais. Isso poderia ser de grande valia para as pessoas que estão começando agora e querem pular no mundo Java. Essas pessoas não estão interessadas se o código da ferramenta é open-source ou não. Elas querem apenas aprender…

Há várias pessoas aqui com bastante conhecimento sobre diversos assuttos e poderíamos promover palestras no GUJ sobre diversos assuntos interessantes.

Pensei em várias coisas legais, mas o que recebo em troca:

Já ministrei diversos cursos gratuitos de Java pela Internet. Procuro sempre ajudar as pessoas que estão começando, pois no passado eu tb não sabia nada de Java e era como eles. Logo respeite a posição dos outros. Vc não é obrigado a aceitá-las, mas a respeitá-las. Só assim é possível viver em sociedade, mesmo que ela seja virtual.

Agora se vc é o dono aqui do GUJ, ou é muito amigo de quem seja, e quiser que eu me retire, é só falar que assim o farei sem mais apurrinhação para ambas as partes.

Ironlynx

Sérgio,tô sentindo falta de um leiame bem explicativo…

Louds,sem essa de boicote só por que não é open…o pessoal precisa comer(e bem para programar com qualidade…)!!!

saoj

Vc está sem JMF instalado na sua máquina…

Baixe o JMF 2.1.1 Windows performance pack do site da Sun…

louds

Sergio, você fugiu da minha pergunta.

Vou ser mais claro então.

O software que você está distribuindo não possui qualquer forma de licensa ou termos de uso. Ou seja, as pessoas não tem como oque podem fazer com ele. Isso não está relacionado com o fato de ser ou não software livre.

Se lerem meu post novamente, mas dessa vez sem me ver como um fanático por software livre, vão notar que eu questiono se o Lohis é freeware ou free-software, duas coisa bem diferentes.

Quanto ao boicote, vou deixar bem claro. Se o software não se trata de freeware ou software-livre, vir aqui e perdir que outros te ajudem sem cobrar é muita cara de pau, então não espere que ajudem.

Eu tenho um cópia do seu software aqui na minha máquina, e não sei se estou pirateando ele. Então, se você disser que essa copia é minha sem custos, não precisa nem mostrar o fonte.

É muito frustrante receber uma crítica que não tem relação com os méritos da sua criação, ainda mais quando você está querendo compartilhar com os outros.

Então, por favor, deixe isso claro para todos nós, pessoas concientes da propriedade intelectual alheia. Qual a licensa ou os termos de uso?

saoj

Achei que tinha ficado óbvio pra vc que o programa é free, pois vc pode clicar no link e baixá-lo sem qualquer tipo de impedimento.

Também não estou pedindo o seu cartão-de-crédito quando vc clica no botão conectar.

Não esqueci de colocar os arquivos .java no Zip. O programa não possui código-fonte livre.

Qual é a sua religião ???

Se eu te dizer que sou muçulmano, judeu ou hinduista, vc vai agir da mesma maneira que está agindo nesse post ??? Vai pedir que me joguem na fogueira ??? Vai me expulsar daqui ???

Então por favor respeite o fato de o meu programa ser closed-source, e se vc não quer se envolver com ele por esse fato eu respeitarei inteiramente isso.

Quando pedi ajuda, estava falando para as pessoas mais humildes que se interessariam em conhecer e testar o programa sem maiores encucações.

Então repetindo e concluindo:

O programa é free, está em versão beta e pode ser usado por qualquer um sem qualquer custo.

O código é fechado por razões pessoais, sentimentias e ideológicas. (Acho que a constituição brasileira permite isso…)

Qualquer outra informação pode ser obtida junto ao 14o. Tabelião de Notas no centro da cidade do Rio de Janeiro - RJ, lavrado no livro no. H-123 página 455.

Vamos falar sobre o Lohis agora ?

louds

Ele é freeware então? Legal. Não tenho problemas com o fato de você querer manter o fonte fechado.

Você “achou”, esse é o problema. Eu não tenho como saber das suas opiniões se você não falar delas, certo?

De qualquer forma, legal sua iniciativa de disponibilizar gratuitamente essa ferramenta que você investiu tanto tempo. Te desejo toda sorte com ela.

saoj

Bastava você ter perguntado:

“Sérgio, qual é a licensa da ferramenta ??? Ela é open-source ???”

E eu explicaria tranquilamente o porque das coisas…

O código pode ser fechado, mas nunca me recusei a debater as características e os internals da ferramenta. Acho que isso vale muito mais que um monte de linhas de código.

Acho também que essa ferramenta pode e será utilizada para difundir o conhecimento, pois a idéia é ministrar aulas gratuitas para a comunidade GUJ, aulas gratuitas que eu tenho dado ao longo desses 7 anos que venho trabalhando com isso.

Logo acho esse papo uma total perda de tempo para mim e para vc.

Obrigado por ter me desejado sorte, e espero que vc tenha sido sincero, e que a paz possa ser selada entre nós, sem recentimentos.

Rafael_Steil

Sergio, mais calma por favor :D.

Vc esta fazendo um erro basico: assumições. Para voce pode parecer “obvio” que eh freeware, mas e para os outros? inclua um .txt no .zip, ou na pagina de download deixando isso BEM claro. Eh melhor para todos e vc evita de ter que responder a mesma questao a toda hora.

Rafael

saoj

Gostaria da opinião de outras pessoas dessa comunidade, para saber se eu estou fazendo muitas assumições e se isso dá direto ao louds me responder dessa maneira áspera. Respeito é bom e todos nós gostamos. Propôr boicote e chamar a ferramenta dos outros de inútil não é comportamento que eu tolero, nem quando estou nos meus melhores dias, e tenho certeza que o nem o louds nem ninguém tolerariam isso, logo só peço respeito, nada mais que isso…

(Rafael, desculpe o stress, mas acho que tenho meus motivos e isso não é a primeira vez que acontece. Só quero deixar claro que não me agrada esse tipo de comportamento dentro de uma comunidade…)

keller

Acho só que você está um pouco alterado…

E pra resolver esse problema inclua um .txt dizendo que o programa é freeware…

Realmente o louds foi muito radical no seu primeiro comentario, pessoal do opensource acha que vivemos e comemos ‘vento’

*nada contra o opensource e sim contra o radicalismo.

No demais parabens pelo projeto e sucesso com ele! :smiley:

Rubem_Azenha

eu achei que eu é que causava confusão…
:shock:

bem… de boa… parabéns pela sua iniciativa, mas ao meu ver, não há vantagem alguma vc deixar seu programa com o código-fonte fechado e ele ser freeware… me corrigam se eu estiver errado… :roll:

vc apenas esta nos dando o trabalho de descompilar o seu programa :stuck_out_tongue:

lembre dos casos de sucesso de ferramentas livres… prevayler, eclipse, JBoss, Tomcat, JForum… vc decide qual será o tipo de licença que vc quer, mas tenha a certeza de que as pessoas estaram dispostas a te ajudar melhor se o fonte for aberto, a menos q vc tenha total tempo livre para ele ou uma empresa para cuidar dele…

bom, espero que seu projeto dê certo…

louds

Sergio.

Vou te mostrar por que disse que seu software, sem qualquer informação de licensa é inutil para muitas pessoas.

Todo software para ser útil ele tem que te permitir fazer algum coisa, qual seja ela não importa. Se a forma que ele é distribuido não te permite usá-lo significa que não poderá atenter aos seus propósitos e logo será inutil.

Todo software de criptografia norte-americano é inutil se você quer escrever um programa para Cuba, por que as leis de exportação americanas te proíbem de incluí-los. Para nós eles são perfeitamente válidos. Viu a diferença?

Vou te dar um exemplo brasileiro agora. O governo paulistano possui um programa de inclusão digital, o Governo Eletrônico, que está promovendo a inclusão digital para as classes mais pobres da cidade. Para eles o seu software é inutil por que não possui termos de uso que garanta o direito de distribuir e usar nos telecentros.

Sim, na sua cabeça não tem problema, mas por enquanto só você consegue saber oque se passa nela. Eu só critiquei o fato de você não ter incluido isso.

Quer mais exemplos de utilidade? Os desenvolvedores do debian só aceitam inclusão de pacotes open-source no repositorio principal deles.

Não deixe o suas opiniões contra software livre e código aberto te desviarem do fato que licensas de uso são sempre necessarias.

Daniel_Quirino_Olive

saoj:
Gostaria da opinião de outras pessoas dessa comunidade, para saber se eu estou fazendo muitas assumições e se isso dá direto ao louds me responder dessa maneira áspera. Respeito é bom e todos nós gostamos. Propôr boicote e chamar a ferramenta dos outros de inútil não é comportamento que eu tolero, nem quando estou nos meus melhores dias, e tenho certeza que o nem o louds nem ninguém tolerariam isso, logo só peço respeito, nada mais que isso…

Calma, Sérgio. Duas coisas:
:arrow: Você gastou 7 anos desenvolvendo o Lohis, então você pode e deve gastar 15 minutos bolando uma licença e atrelando-a ao seu software. Isso é deveras muito importante tanto para quem faz e distribui software quanto para quem realmente se importa com aquilo que está sendo instalado em sua máquina;
:arrow: Ninguém está propondo boicote e ninguém vai fazer isso aqui no GUJ. A questão que o Louds levantou (talvez em um tom que você não tenha compreendido ou inadequado por parte dele) é de fato importante: empresas sérias (que se importam demais com as implicações legais que um mero download e instalação de software podem ter) precisam saber se elas estão ou não infringindo a lei ao instalar seu software em suas máquinas e até onde vai sua responsabilidade sobre eventuais defeitos, problemas e perdas causadas pelo seu software.
E é isso. A única coisa que lhe peço é que, na próxima vez, antes de chutar o pau da barraca achando que alguém está lhe ofendendo, tente esclarecer a situação de maneira particular (private messages estão aí para isso) antes de causar uma confusão desnecessária no fórum.

Ahhh, por fim, bom trabalho :slight_smile: Uma sugestão que eu daria para a evolução do seu software seria disponibilizar uma funcionalidade de geração de arquivos no padrão SCORM para distribuição de conteúdo de aula offline :slight_smile:

saoj

louds:
Sergio.
Não deixe o suas opiniões contra software livre e código aberto te desviarem do fato que licensas de uso são sempre necessarias.

Um arquivo txt com a licensa de uso será incluído no próxima versão 8.2_beta. Problema resolvido !!! Avisa aí para o governo paulista que se eles quiserem usar a ferramenta no programa de inclusão digital já poderão fazer isso a partir da versão 8.2… :stuck_out_tongue:

A idéia era menos ambiciosa. Era apenas utilizar a ferramenta gratuitamente para promover aulas e palestras sobre Java pelo Brasil a fora dentro de alguma comunidade, mas todo o foco foi desviado para essa questão da licensa.

Sem pessoas querendo ministrar aulas com a ferramenta e outras pessoas querendo assistir as aulas, aí sim a ferramenta fica inútil.

Como o GUJ sem pessoas querendo perguntar e responder…

Qual é a licensa do GUJ ??? Preciso pagar alguma coisa para usar ele ??? O site é free ??? Pra quem fica os direitos autorais do que se publica aqui ??? Não vi nenhum contrato de utilização ou licensa quando me cadastrei aqui… Nunca me preocupei com isso. Deveria ???

Daniel_Quirino_Olive

Sobre a licença do GUJ:
:arrow: Tudo o que é publicado aqui é de domínio público.
:arrow: As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seus autores.
:arrow: Estamos sujeitos a toda legislação local.

saoj

Beleza Daniel !!! Obrigado…

Mas depois se sobrar um tempo, inclui aí um contrato ou licensa de utilização no momento do cadastro do cara…

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Boa Noite !!!

sergiolopes

nossa, só hj vi o topico e a confusao instaurada!
bom, vamos dividir algumas coisas. no caso do guj, ha 2 tipos de “implicacoes” legais:

1. visitar o site na internet e postar seus artigos/comentarios. isso, como o daniel falou, eh de responsabilidade de cada um que vem aqui e escreve algo

2. a LICENÇA do SOFTWARE do guj está muitissimo bem esclarecida! (qdo vc quis comparar a falta de licença do seu software com o guj, deveria ter se referido a essa parte)
    o site do guj é disponibilizado sob a Common Public License e está aqui: https://guj.dev.java.net/
    e o codigo do JForum é disponibilizado sob a licença BSD e está aqui: https://jforum.dev.java.net/

embora seja importante algum termo explicando as condicoes de uso do site, jamais confunda isso com licenciamento de software!

cv1

The site you are trying to access has been blocked.

If you are trying to reach a dynamic DNS hosted site, this block is intentional and for security reasons.

(Desculpem-me por nao ter tido o tempo de ler a thread toda, se isso ja foi comentado esquecam, mas eu queria dar uma olhada no bichinho…)

smota

Entao vou te corrigir :shock:

O cara fez a ferramenta, nesta fase beta etá disponibilizando gratuitamente para as pessoas testarem e ele fazer um ajuste fino.

Ganha quem tiver tempo e interesse em ajudá-lo a testar (ganha pq vai conhecer uma ferramenta nova, vai fazer uns cursinhos na faixa, vai conhecer gente nova, por ai vai) e ganha ele que vai testar sua ferramenta no mundo real.

Quem só se interessa pelo fonte e não pela utilidade da aplicacao simplesmente nao use …

Não é o primeiro nem o último a fazer isto …

Parabéns saoj!

Nananinanao :roll:

Saoj, é por isso que voce precisa colocar uma licenca na aplicacao … dizendo que ele eh free para uso XYZ (pessoal, etc. etc.) sob as condicoes DGHGGF … e que seus direitos permanecem sobre ele …
Pra evitar essas coisitas …

em casa vou brincar com ele …

[]s

saoj

cv:
The site you are trying to access has been blocked.

If you are trying to reach a dynamic DNS hosted site, this block is intentional and for security reasons.

Continua dando isso pra vc ??? Eu consigo acessar aqui sem problemas. Pode ser duas coisas:

1. O danado do dyndns.org bloqueia o endereço de tempos em tempos.

2. Vc está com algum tipo de bloqueio aí para DNS dinamico.

Me avise se funcionou…

smota

Ops … não é bem assim … já temos jurisprudência onde a responsabilidade dos posts alheios é sim do mantenedor do site, justamente porque ele tem o poder de editar e remover posts.

Não sei com foruns, mas com blogs isso já deu pano pra manga :smiley:

saoj

smota:
Entao vou te corrigir

O cara fez a ferramenta, nesta fase beta etá disponibilizando gratuitamente para as pessoas testarem e ele fazer um ajuste fino.

Ganha quem tiver tempo e interesse em ajudá-lo a testar (ganha pq vai conhecer uma ferramenta nova, vai fazer uns cursinhos na faixa, vai conhecer gente nova, por ai vai) e ganha ele que vai testar sua ferramenta no mundo real.

Quem só se interessa pelo fonte e não pela utilidade da aplicacao simplesmente nao use …

Não é o primeiro nem o último a fazer isto …

Parabéns saoj!

smota,

Só tenho uma coisa a dizer: MUITO OBRIGADO !!!

danieldestro

Bom, acabei de ler os posts.

Conheço o Louds pessoalmente. Ele é um cara bem legal e agradável, mas sinceramente acho que pisou na bola com o tom do seu primeiro post. Daniel Q.O., ele sugeriu sim um boicote e não vejo isso com bons olhos. Só ter perguntado da licensa ou dos fontes era o suficiente. Acho que a falta dessa “burocracia” não faz um programa inútil, pelo menos não para o pessoal do GUJ, já que o próprio autor se dispôs a liberar o uso do programa para testes.

Quantas pessoas lêem os “Termos de Alguma Coisa” quando baixam um software ou o usam? Quantos aqui usam software pirata ou ilegamente? Então, por favor, sem demagogias.

E com o Lohis, mesmo sendo um programa de código fechado, quem ganha é a comunidade, pois segundo o próprio Sérgio, ele pode ser (e será) usado para ministrar aulas de Java gratuitamente. Acho que isso paga qualquer serviço de Beta Tester. Ou não?

Entendo e respeito a decisão do Sérgio de manter o fonte fechado. Ele tem sua história com isso e tudo mais. Ninguém é obrigado a abrir o fonte se não quiser. O Windows é fechado e todo mundo usa.

Bom, enfim, é isso aí.

Rafael_Nunes

Eu baixei o software e o JMF, mas quando executo o student.bat ele retorna esse erro:

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: com/smartjava/lohis/LohisClassLoader

Devo adicionar algo dele no Classpath?

saoj

O ponto (.) tem que estar no classpath.

ponto = diretório atual

Com certeza o arquivo com\smartjava\lohis\LohisClassLoader.class está aí…

guariba

Parabéns pela ferramenta Saoj!

No mais “…não há nada que um dia de surf não resolva…”.

rigolin

Aconteceu a aula?

Como foi?

saoj

rigolin:
Aconteceu a aula?

Como foi?

Ainda não. Está marcada para amanhã, dia 15 as 21:00 horário de Brasília. É só baixar o programa e aparecer.

boaglio

Parabéns pela ferramenta, ainda não baixei mas a sua iniciativa é excelente. Mais tarde vou baixar pra ver… :smiley:

Só hoje acabei lendo todas as threads e não percebi a “maldade” nos
posts do Louds, pelo contrário, achei bem coerentes.
Acho que tudo depende do seu humor quando vc lê o post :smiley:

Gente só mais um detalhe, não esqueçam da nossa língua portuguesa,
“license” é em inglês, em português é “licença”, sem S! :wink:

danieldestro

Muito legal a aula!
Muito legal a ferramenta.
Quem não participou, perdeu!

Daniel_Quirino_Olive

Bom, usei o Lohis durante alguns minutos para assistir à apresentação de programação multi-thread, no dia 21.12. Algumas impressões sobre a ferramenta:

1. a proposta é boa e foi muito bem implementada;
  2. a interface com o usuário pode ser melhorada: a grande quantidade de JInternalFrames chega a atrapalhar o uso da ferramenta. Poderia-se mesclar o uso destas janelinhas com JTabbedPanes. Por exemplo: ao invés de se abrir N janelinhas para mostrar os códigos apresentados, poderia-se abrir uma única janela e, para cada novo código, uma nova aba seria aberta.
  3. 5 linhas que fazem uma diferença gritante:

try{ UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName() ); }catch(Exception e){ e.printStackTrace(); }

saoj

Obrigado pelo feedback Daniel !!!

Vc e outras pessoas reclamaram disso! Estou fazendo o esquema de JTabbedPanes para a próxima versão, ou seja, haverá apenas uma JInternalFrame e nela todos os códigos dentro de JTabbedPanes. O único porém desse esquema é que não dá para o cara ver dois códigos ao mesmo tempo, mas o ganho com a organização não tem preço.

Tb consegui corrigir o bug da barra de rolagem !!!

Daniel:

3. 5 linhas que fazem uma diferença gritante:

try{ UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName() ); }catch(Exception e){ e.printStackTrace(); }

Vou colocar !!!

Outra coisa importante que estou fazendo para a próxima versão (0.84b) é o plugin de envio de imagens (slides). Assim vai ficar mais fácil ministrar não apenas aulas, mas tb palestras e apresentações.

F

João,

Não tem como deixar como opção para o aluno? Tipo se ele quizer abrir numa nova janela ele abre senao abre em um tab pane mesmo.

]['s

saoj

??? É Sérgio !!! :wink:

Vou pensar num esquema de o aluno poder abrir uma Janela, caso queira. Ou talvez dividir a janela em duas, duplicando tudo… Vou ver com calma isso depois…

F

Ops foi mal…me confundi com esse teu nick… :lol:

]['s

cv1

Sobre o esquema das janelas, o mais legal acho que eh deixar as tabs arrastaveis, tanto dentro do jtabbedframe quanto pra fora dele… arrastar uma tab dentro do pane reorganiza as tabs, arrastar uma tab pro desktop cria uma nova janela. Arrastar uma tab de uma janela pra outra transfere a tab, e por ai vai :wink:

saoj

Drag and Drop seria o ideal !!! Mas o Swing já me dá essa flexibilidade ???

Por exemplo: Algo simples mas muito útil: Mudar a posição das tabs, isto é, mudar a ordenação das tabs dentro de uma JTabbedPane. Quero colocar códigos relacionados um perto do outro e não separados por outras abas no meio. Quero arrastar uma tab para mudar a posição dela.

Dá para fazer isso com JTabbedPane ???

Procurando rapidamente no google!

http://forum.java.sun.com/thread.jspa?threadID=569453&messageID=2815344

Parece que dá… Vou tentar…

Daniel_Quirino_Olive

Drag and Drop seria o ideal !!! Mas o Swing já me dá essa flexibilidade ???

Opa, dá sim! Vou ver se acho um snippet que eu usei há uns 2 anos atrás e posto aqui (se não houver nenhuma questão legal envolvendo aquele código).

Criado 12 de dezembro de 2004
Ultima resposta 27 de dez. de 2004
Respostas 41
Participantes 17