Loja Virtual Com JEE - Indicação

8 respostas
angeliski

Olá,
vou ter de criar uma loja virtual ( o site todo na verdade) de uma camisetaria, minha primeira ideia era fazer tudo em php, mas eu ja conheço o JEE, JSF, Prime Faces e essas parafernalhas magicas e para fazer em php vou ter de aprender a linguagem. Eu queria saber se existe alguma “restrição” quanto a fazer isso? Eu posso me prejudicar se construir o site em JSF?

Alem disso, procurando hospedagens só localizei essa:http://www.regs.com.br/site#!produtos-de-hosting
alguem sabe me dizer a qualidade? indicar outras??

Atenciosamente
Angeliski

8 Respostas

Hebert_Coelho

Indico a integrator. Muito boa.

JSF você precisa tomar muito cuidado com sessão. Pois a paginação default do datatable do primefaces joga tudo para sessão.
Você também precisa entender e minimizar a utilização de fases do JSF. Por exemplo, uma navegação por outputLink não dispara os eventos do JSF, ou então utilizar immediate também evita a fase de validação.

Com um bom entendimento de como funciona o JSF você poderá ter uma boa aplicação.

Por outro lado, você poderá cair em um inferno astral.

A maioria das pessoas recomendam struts/vraptor/spring e assim vai para esse tipo de site e não JSF.

angeliski

Nossa jakefrog, vc realmente me deu um tapa de realidade. HAUhAUh

Eu na verdade estou iniciando no mundo do JEE, acabei de passar pro “JSF”, tendo um conhecimento minimo de JSP e Servlet, mas eu pensei q seria mais simples montar um site com uma linguagem que eu ja trabalho do q aprender uma nova pra criar tudo isso.
Obrigado pelas dicas, vou estudar bem antes de partir pra cima.

Luciano_Lopes

Também estou desenvolvendo uma loja virtual usando jsf+prime, ate agora a unica dificuldade que estou tendo é para criar o menu a partir dos registros do banco.

angeliski

Luciano, será que você pode me enviar o link de hospedagem quando ela estiver pronta? gostaria de ver a “coisa funcionando”, pois nao consegui encotnrar nenhuma loja em jsf/prime, elas todas tendem para php.

Hebert_Coelho

Luciano_Lopes:
Também estou desenvolvendo uma loja virtual usando jsf+prime, ate agora a unica dificuldade que estou tendo é para criar o menu a partir dos registros do banco.
No começo é só largar o dedo, mas e quando seu site estiver sendo muito acessado?
Muita coisa deverá ser refatorada se sua base não foi criada pensando isso. =/

Seu datatable está como lazy? Se não, imagina você listando 1.000 itens e o prime guardando tudo isso na memória. Imagina 50 clientes por minuto puxando essa lista e alocando na sesão? .

alias

angeliski:
Nossa jakefrog, vc realmente me deu um tapa de realidade. HAUhAUh

Eu na verdade estou iniciando no mundo do JEE, acabei de passar pro “JSF”, tendo um conhecimento minimo de JSP e Servlet, mas eu pensei q seria mais simples montar um site com uma linguagem que eu ja trabalho do q aprender uma nova pra criar tudo isso.
Obrigado pelas dicas, vou estudar bem antes de partir pra cima.

Aqui não é questão de aprender uma nova linguagem, e sim novos frameworks que seguem o paradigma action-based. O ideial é que você os leve em consideração pra esse tipo de cenário pois muitas vezes são os mais indicados.

Como o colega jakefrog disse não há necessariamente um problema em usar JSF pra esse tipo de aplicação. Mas o fato é que o JSF se afasta do comportamento padrão do HTTP. Pra contornar os probleminhas que isso pode vir a te acarretar é necessário conhecer MUITO de JSF, não apenas usar os PrimeFaces da vida e esperar que tudo sejam flores.

Recomendo JSF tanto quanto VRaptor/Mentawai. Acho que o que voce conhece e gosta conta tambem né? :wink:

Luciano_Lopes

jakefrog:
Luciano_Lopes:
No começo é só largar o dedo, mas e quando seu site estiver sendo muito acessado?

Seu datatable está como lazy? Se não, imagina você listando 1.000 itens e o prime guardando tudo isso na memória. Imagina 50 clientes por minuto puxando essa lista e alocando na sesão? .

Mas oque esta puxando no banco são as categorias dos produtos: roupas,sapatos,etc.Acho que não vai chegar nem a 40 registros pelo que analizei, você acha que vai dar problema mesmo assim?

Hebert_Coelho

Luciano_Lopes:
jakefrog:
Luciano_Lopes:

Mas oque esta puxando no banco são as categorias dos produtos: roupas,sapatos,etc.Acho que não vai chegar nem a 40 registros pelo que analizei, você acha que vai dar problema mesmo assim?
Para poucos dados tem não. ^^

Criado 9 de abril de 2012
Ultima resposta 9 de abr. de 2012
Respostas 8
Participantes 4