Eu estou estudando java, já tenho uma base boa no desktop e me surgiu uma oportunidade de desenvolver uma loja virtual, mas eu não desenvolvi nada para web ainda.Uma loja virtual é algo complicado para alguém “iniciante”?
Loja Virtual um bicho de 7 cabeças?
13 Respostas
Depende do iniciante. Vc tem alguma experiência pregressa com Web ou Programação?
Se tem, sugiro ir com calma. Uma Loja virtual tem uma parte simples, tipo criar carrinho, usar Session, etc. Mas a parte financeira da coisa tem que ser bem feita senão dá prejuizo (na melhor das hipóteses).
Sabe como funciona o JUnit? 
Não tem experiencia anterior com programação.Ja ouvi falar do JUnit mas nunca utilizei.
Então o mais complicado é a parte financeira?Pensei que implementar o carrinho fosse ser complicado ;D
Já fiquei um pouco mais feliz.Acho que vou tentar fazer, já que irei adquirindo experiência, qualquer coisa tercerizo a parte financeira.
Já fugindo um pouco do assunto deste tópico, e quanto a frameworks sempre escuto falar em Hibernate, Struts, Spring…Seria bom fazer uso de algum?Se bem que nem sei o que cada um faz. =(
Vou dar uma pesquisada.
Não tem experiencia anterior com programação.Ja ouvi falar do JUnit mas nunca utilizei.Então o mais complicado é a parte financeira?Pensei que implementar o carrinho fosse ser complicado ;D
Já fiquei um pouco mais feliz.Acho que vou tentar fazer, já que irei adquirindo experiência, qualquer coisa tercerizo a parte financeira.
Já fugindo um pouco do assunto deste tópico, e quanto a frameworks sempre escuto falar em Hibernate, Struts, Spring…Seria bom fazer uso de algum?Se bem que nem sei o que cada um faz. =(
Vou dar uma pesquisada.
Recomendaria o uso do PagSeguro: http://www.pagseguro.com.br para a parte financeira, pois se você for desenvolver as formas de pagamento…vai ter muuuuito trabalho…com esse sistema você já elimina grande parte das dificuldades de fazer uma loja virtual.
[]'s
Quanto ao financeiro realmente vou ter que pegar algum serviço, pois não quero correr o risco de tomar prejuízo.
Quanto ao pagseguro já tinha visto, achei ruim em relação as taxas cobradas, e também a necessidade do usuário se cadastrar no site do pagseguro, mas é uma boa opção.
Alguém já usou o Cobre Bem? Parece ser um pagamento único para ele “integrar-se” a aplicação.
opa! a respeito do pagseguro é a melhor forma para quem está começando e o melhor tanto pessoa fisica ou juridica pode participar, e eles aceitam todos os cartoes de credito alem de outra forma de pagamento e vc vendedor recebe o valor a vista do produto… e tudo isso é transparente para o cliente na hora do pagamento.
Ontem participei de um seminario de comercio eletronico e muito show… a ideia do pagseguro para quem realmetne está começando nao precisa de um infraestrutura e nem de ficar homologando cada recurso com as administradoras a uol ja tem tudo isso! E outra a uol tem um banco no valor de 500 millhoes ou é mil nao lembro direito para efetuar os pagamentos. .agora ela so ti paga 14 dias apos a venda e somente quando o cliente confirmar a entrega do produto em perfeito estado… e se o produto chegar avariado… eles nao ti pagam ate resolver… pois se o cliente quiser o dinheiro de volta a uol devolve… ela tem uma equipe de analise dos dados do cliente… entao qdo vc vende o risco é baixo de ser fraude… pq a uol que vai se responsabilizar por causa a equipe de analise deles autorizou uma compra para fraude… tb o prazo de autorizacao apos o pedido do cliente leva media de 24h eu acho…
http://www.ciclo-mpe.net/ o evento foi esse veja ai se vai ter na sua cidade ou proxima e participe muito bom para quem quer entrar no comercio eletronico… e outra dica a galera que desenvolve software ai como prestacao de serviço o pagseguro é a melhor forma de vc nao receber o calote… pq para transacao ate R$ 500,00 é free! entao vc pode desenvolver o sistema de cobrar 5mil pega 50% em dinheiro e o restante o cliente paga pelo pagseguro hehe porem para ficar free para vc… ai toda mes vc lanca uma nova venda para o cliente com parcelas de 500,00 hehe! Segundo Dennis o gerente da uol do pagseguro ele falou que 50% do clientes dele desse serviço sao prestadores de serviço há uma garantia para tanto vendedor e cliente… o vendedor sabe q vai receber o dinheiro pois a uol paga e o cliente vai receber o produto… agora a uol so paga com algum comprovante que cliente recebeu o produto uma assinatura dele em um documento algo do tipo…
flw!
Já utilizei o pagseguro. A unica chatisse são os 14 de espera mesmo, no mais, tudo ok…
chatisse? quem paga em um prazo menor? nao conheço nenhuma adminitradora de cartao que pague em menos de 30 dias…
Loja virtual não é assunto para iniciante não… Além do financeiro, tem uma série de casos de uso complexos (cesto de compras, checkout). Ademais, é importante saber que deve haver um módulo separado para administrar a loja (aí entram chatices como estoque, skus). E isto tudo sem falar nas entregas, cálculo de valores et caetera.
Se você é iniciante em programação e quer apenas fazer um sistema para aprender é melhor tentar algo mais simples como uma biblioteca!
A não ser que você não seja tão iniciante assim! 
Abraços!
SIM! Muito complicado. Inclusive, ja existem várias soluções prontas. Sem um bom projeto de análise e especificações fica ainda pior.
SIM! Muito complicado. Inclusive, ja existem várias soluções prontas. Sem um bom projeto de análise e especificações fica ainda pior.
Certamente! Loja virtual é fogo! É uma coisa que precisa funcionar de forma consistente! Um erro pode botar tudo a perder. Já vi muita loja ter prejuízos colossais por erros toscos como deixar o mesmo “gift certificate” ser usado mais de uma vez (quem não se lembra dos erros nos vales descontos do Submarino?), liberar o produto antes do pagamento (elementar)!
Vá por mim, fique com a biblioteca, ou melhor, só o catálogo de livros! 
É complicado sim!
E até bem pouco tempo atrás só se encontrava tutoriais/livros bem antigos ensinando a desenvolver uma loja virtual em Java… Não sei se isso mudou…
Veja se realmente precisa desenvolver esse tipo de aplicação em Java. Apenas para ilustrar, o livro Agile Web Development with Rails ensina a desenvolver usando este framework enquanto se constrói… uma loja virtual! 
Um forte abraço,
agora ela so ti paga 14 dias apos a venda e somente quando o cliente confirmar a entrega do produto em perfeito estado… e se o produto chegar avariado… eles nao ti pagam ate resolver… pois se o cliente quiser o dinheiro de volta a uol devolve… ela tem uma equipe de analise dos dados do cliente… entao qdo vc vende o risco é baixo de ser fraude… pq a uol que vai se responsabilizar por causa a equipe de analise deles autorizou uma compra para fraude… tb o prazo de autorizacao apos o pedido do cliente leva media de 24h eu acho…
E se o cliente receber o produto tudo certinho mas nao confirmar que o produto foi entregue? O vendedor nao recebe?
//Daniel
agora ela so ti paga 14 dias apos a venda e somente quando o cliente confirmar a entrega do produto em perfeito estado… e se o produto chegar avariado… eles nao ti pagam ate resolver… pois se o cliente quiser o dinheiro de volta a uol devolve… ela tem uma equipe de analise dos dados do cliente… entao qdo vc vende o risco é baixo de ser fraude… pq a uol que vai se responsabilizar por causa a equipe de analise deles autorizou uma compra para fraude… tb o prazo de autorizacao apos o pedido do cliente leva media de 24h eu acho…
E se o cliente receber o produto tudo certinho mas nao confirmar que o produto foi entregue? O vendedor nao recebe?
//Daniel
O sistema do correio informa se ele recebeu ou nao… ai vc envia um codigo com a confirmacao de entrega do correio eles ti pagam…