LookupPrintServicesnull(null,null) não acha impressoras de rede

PrintServiceLookup.lookupPrintServices(null, null) não acha impressoras de rede.

Pessoal, no sistema que desenvolvo na empresa onde trabalho estou conseguindo imprimir tranquilamente, estou usando JPS e printing api para poder imprimir notas fiscais em impressoras matriciais.
O problema que está acontecendo é o seguinte, enquanto estou desenvolvendo, o código

1. PrintService[] impressoras = PrintServiceLookup.lookupPrintServices(null, null);

PrintService[] impressoras = PrintServiceLookup.lookupPrintServices(null, null);

Consegue achar todas as impressoras instaladas em meu computador, inclusive as instaladas e compartilhadas por outros computadores na rede.
Mas quando coloco o sistema em produção as únicas impressoras que aparecem são as impressoras locais, as impressoras instaladas em outros computadores da rede não aparecem.
Reparei que isso também acontece na minha máquina se eu não rodar o tomcat pelo eclipse e rodar ele normalmente. Dessa forma as impressoras deredenão aparecem, apenas as locais.
Alguem tem alguma idéia do porque isso acontece?
Obrigado!