Loucura! Encoding do arquivo xhtml "ISO-8859-1" do nada começou a exibir caracteres coringa!

3 respostas
Kleber-rr

Olá pessoal do GUJ, bom dia.

Estou com esse probleminha há alguns dias, mas só agora tive tempo de postar…

Mudei minha versão de eclipse do helios para o indigo, e do nada, a codificação das páginas xhtml piraram… os caracteres especiais se tornaram coringa!! Até aqui tudo bem. No navegador aparecia tudo bonitinho… mas se eu alterasse uma vírgula que fosse da página… aí o navegador exibia os caracteres coringas mesmo!!!

Estou tendo que trocar tudo pra UTF-8 e realizar as correções.

Alguem sabe me dizer o porque disso? Não foi a primeira vez que troquei o Eclipse (já sai da versão anterior ao galileo que nem me lembro mais o nome até chegar ao indigo - que trava mais que tudo nesse mundo, mas isso é outra história…)

Agradeço e abs.

Ótimo fds a todos.

3 Respostas

rmendes08

Isso acontece quando o arquivo é escrito em uma codificação e depois lido em outra. Para os caracteres mais comuns não é perceptível pois para eles são usados os valores da tabela ASCII, portanto os primeiros 8-bits para esses caracteres são sempre os mesmos. Para outros caracteres, que precisam de bits adicionais para codificar, aparecem os conflitos.

No seu caso, o que você precisa fazer é configurar o seu Eclipse para ler na codificação do arquivo.

Kleber-rr

rmendes08:
Isso acontece quando o arquivo é escrito em uma codificação e depois lido em outra. Para os caracteres mais comuns não é perceptível pois para eles são usados os valores da tabela ASCII, portanto os primeiros 8-bits para esses caracteres são sempre os mesmos. Para outros caracteres, que precisam de bits adicionais para codificar, aparecem os conflitos.

No seu caso, o que você precisa fazer é configurar o seu Eclipse para ler na codificação do arquivo.

Ok rmendes08, obrigado por responder…

Mas me diga qual a codificação mais recomendada?

rmendes08

Olha, as mais usadas são ISO-8859-1 e UTF-8. A grande maioria dos editores e navegadores oferecem suporte a essas duas.

Criado 26 de agosto de 2011
Ultima resposta 26 de ago. de 2011
Respostas 3
Participantes 2