Estou precisando de uma orientação consistente…
Não estou encontrando respostas convincetes, que me ajudem a solucionar como devo começar a aprender Java para Web…
Pessoal gostaria que vc esclarescecem algumas dúvida minhas:
(Conheco ASP.NET e P.O.O. , acredito que nao vai ser tao dificil aprender java para web)
Devo começar a aprender java para a web por JSP?
O que é Struts, JSP ? (São frameworks para desenvolver interfaces somente?)
Aprenda primeiro a linguagem e sua biblioteca padrão, esqueça de programação web. Se você sabe ASP.NET com c# essa etapa é facil, se for com VB.NET vai ser mais dificil.
Depois, mas somente depois, de saber a linguagem aprenda como funcionam JSP e servlets, você vai ter que saber isso de uma maneira ou outra.
Finalmente, aprenda sobre um framework específico, struts, webwork, jsf, springmvc, etc. Não se preocupe em entender essas siglas agora, quando você estiver próximo dessa etapa esses nomes devem estar fazendo algum sentido.
Partindo da premissa que vc sabe OO e aproveitando o comentário do louds referente ao estudo da linguagem e sua api voltada pra web (J2EE), aconselharia vc tb a se preocupar com as Patterns. É mt importante saber o conceito antes de partir pra prática. Se vc quer aprender Servlets e JSPs, primeiro entenda as suas tecnologias, como funcionam, etc. Posteriormente vc pode aprender alguns conceitos como MVC, DAO e aí sim parta para os frameworks como Struts e Hibernate.