MacBook

Pessoal, alguem aqui utiliza Mac? estou pensando em comprar um MacBook, quais os pros e contras na opnião de vocês?

vlw

Eu uso um Mac, mas é um mac mini “original” (dos que ainda eram PPC).
Agora estou com muita vontade de comprar um MacBook.
Tenho um amigo que comprou recentemente e fez uma review bem completa. Recomendo a leitura.

Bani,

Posso lhe pedir dois favores?

1 - Gostariamos de ver a sua opinião um review ou qualquer nota a respeito sobre o Mac Mini.

2 - Gostaria se possível de você colar aqui se permitido o review de seu amigo, pois o firewall da empresa bloqueia sites de blogs e de conteudo pessoal =\

Cara, eu tenho um MacBook Pro 17, uma máquina um pouco diferente da descrição do post referenciado.

Além dos 17 de tela wide, que é um show à parte, a máquina possui uma entrada extra fire, uma placa ATI com 256mb de vídeo e gravador de DVD DL.

Impressões: Absurdamente rápida - tenho somente 1g de ram e a máquina voa …

Estou no momento com o netbeans de pé, oracle, itunes (que gosto bastante), na net e ripando um dvd, tudo ao mesmo tempo e a máquina nem dá um pio …

Sem contar que sou usuário de macintosh desde 99, logo estou totalmente adaptado ao Sistema Operacional.

Cara, na boa … não existe outra máquina… mac rulezz !!

Infelizmente o único motivo que me afasta de um é o preço, pois Mac é muito bom, já tive a oportunidade muito rápida de mexer em um, vi que o “bixin” era muito bom.

Grinvon,

  1. Meu Mac Mini? Ah, ele é bonitinho, barato e eu gosto dele. Tem bastante reviews de mac mini por aí, então acho melhor você procurar alguma delas ao invés de eu escrever uma nova :wink:

  2. Eu até daria um copy&paste da review do Caio aqui, mas ela é BEM grande e está cheia de links, então não seria a mesma coisa. Recomendo que, se você se interessar mesmo, dê uma olhadinha na review quando estiver em casa ou então tente burlar aí a firewall através de um proxy ou algo do tipo.

  3. Quanto ao preço, MacBook Pro realmente é caro, mas o MacBook normal está bem na média de preços de outros notes. Eu estava na dúvida entre um Vaio novo e o MacBook e optei pelo MacBook por causa do preço. Por exemplo, aqui no Brasil, a FNAC estava vendendo MacBook por 5799 em 12x sem juros (deve ter ofertas melhores, mas esse é só um exemplo de loja com preço “oficial”).

Valeu Bani,

Mas burla esse proxy não será tarefa fácil, qualquer site que tenha a palavra proxy ou pela lógica do parse algo parecido, então BAN.

Chegando em casa darei uma olhada sim. Ah e só para concluir, você comprou o seu a onde?

Normalmente basta o IP do proxy, mas tudo bem, não vou ficar aqui recomendando burlar firewall da empresa :twisted: Chegando em casa você vê.

O meu Mac Mini eu comprei quando estava no Canadá, a preço oficial e livre de imposto de importação por não atingir o limite dos US$500 :slight_smile:

[quote=Bani]Eu uso um Mac, mas é um mac mini “original” (dos que ainda eram PPC).
Agora estou com muita vontade de comprar um MacBook.
Tenho um amigo que comprou recentemente e fez uma review bem completa. Recomendo a leitura.[/quote]

Muitoooo bom esse review… pelo que tenho pesquisado mesmo com um Mac rodando OSX vou continuar fazendo tudo que sempre fiz com windows e linux… alem de poder rodar windows e linux nele…
Alguem ja tentou instalar um outro OS no mac? sera que roda melhor que no pc?

Comprei, me empolguei pra caramba e vendi um mes depois.

Se vc esta acostumado com windows não recomendo, porque:

  • Não tem um monte de programas legais, como a ultima versão do msn messenger, tortoise, etc.

  • a grande maioria dos programas são pagos

  • fiquei 2 horas para encontrar um teclado English - International, que é o que eu uso a 10 anos no windows.

  • as teclas do teclado são totalmente diferentes. Não tem home nem end !!!

  • não é mais rápido, pelo contrário. Minha experiência com o eclipse não foi das melhores.

  • não tem power point viewer descente, tem que pagar pelo office !!! (não fala para usar open office que aquilo não funciona direito!)

Bom só pra lembrar, macintosh roda Windows agora, então o SAOJ poderia ter continuado com a máquina dele (se fosse intel).

Mas falando do macos x , vamos lá :

Unix, variante do FreeBSD . Spyware, virus e outros nunca mais … nem se preocupe com isso.

Estabilidade, nem se fala, reinicio minha máquina somente quando a ligo e desligo, pq eh um notebook …heheh :stuck_out_tongue:

MSN tem pra macintosh, realmente a versão ruindows é melhor, pois o produto é da microsoft. Mas existem excelentes opções como o Adium que mata a pau o MSN da microsoft e se comunica com praticamente todas as redes ’ icq, jarber, msn, yahoo e por aih vai …

Falando em Eclipse, depende da versão de ambos. Até um tempo atrás o porte do SWT para macosx não era dos melhores, mas não chega a ser um problema se vc tem um mac novo, pois o bicho é rápido pra caramba.

Em contra-partida, swing aqui é como nativo. Então se vc usa Netbeans por exemplo, vai ver uma aplicação na velocidade de uma nativa, e eclipse tb :slight_smile:

Softwares tem de porradas e pra todos os tipos. Praticamente todos os softwares profissionais que existem pra Windows, tem versão macintosh. E até onde eu sei, se for pagar também pelas cópias windows, sai elas por elas.

Claro que rola pirataria, a diferença que as DLLs não vão espalhar quando vc instalar um software. No mac é tudo muito mais lógico e simples, basta arrastar a pasta para o applications e está funcionando, simples assim … apagar é só remover a pasta !!

Softwares :http://www.macupdate.com/index.php e vc pode achar muito mais em redes …p2p …

Só mais uma coisa com X11, praticamente tudo que roda no linux, roda no macintosh tb.

Dentro dele vc ainda tem a possibilidade de instalar o http://www.codeweavers.com/products/cxmac/ onde vc roda suas aplicações windows de forma nativa, similar ao projeto wine. Assim vc pode rodar aquela sua cópia do office q tanto gosta.

PS: Ainda prefiro o office da versão macintosh, por exemplo, power point como o SAOJ citou, possui muito mais recursos gráficos no mac !! :smiley:

Isso sem falar do virtual pc, pra vc emular o windows dentro.

Agora se vc é como eu, e adora softwares open aí vai : http://www.opensourcemac.org/

Prontinho pro seu mac … ah o AbiWord é muuuito melhor que o openoffice e grátis … vai nessa muleke !! :slight_smile:

Para completar, o mac tem sim home, end e tudo mais, mas é em comando … vc aperta a tecla maça + seta &gt end ou maça &lt home

Usuários novatos, esquecem pra q serve a tecla Apple - command :slight_smile:

Por fim, dá uma visitada no http://www.apple.com/downloads/macosx/ e veja quantos softwares legais :slight_smile: fora os widgets !! muito legal !!

E pra quem gosta da parte técnica : http://www.apple.com/macosx/leopard/index.html

Acho que vai demorar muuuito pro windows tentar se igualar …

Agora como tudo na vida, vai exigir um pquinho de aprendizado, pois como uma ide nova, algumas coisas ficam em outros lugares.

Se tiver paciência pra saber onde estão essas coisas, vai ter uma IntelliJ IDEA - que aliás, claro que tem pra versõa MacOs X :smiley: !!

PS: Eu nem vou falar q o windows é feio, chato, com cara de trabalho; pq senão o pessoal ía pegar no meu pé. Mas um dia levei meu mac pro trabalho, vc precisava ver a cara do pessoal quando viu o MacOsX trabalhando, seus recursos gráficos … ficaram bobos e se perguntaram: "Pq agente ainda usa windows… " Bom, essa é uma questão ampla, vai surgir tópicos falando história, política, usabilidade enfim … não é o objetivo. Mas que dá um show e o Vista vai tentar imitar vai … só vc googlar sobre o Vista x MacOS X :slight_smile:

Para mim MSN é TOTALMENTE dispensável, despois que perdi a minha senha nunca mais me preocupei em ter uma conta lá.

Cliente de SVN e CVS deve ter a rodo para Mac.

Dizem a lenda que Java roda super bem em máquinas Mac.

Há uma ótima IDE para Ruby em Mac.

SO mais estável e com menos possibilidade de pegar programas “maldosos” e travamentos.

Mac OS é tão intuitivo quanto Windows (pelo menos é o que todos que usam falam) e mais intuitivo que unix like.

Desvantagem:

Para mim seria a falta de alguns programas e jogos que não rodam no Mac, mas você tendo uma máquina intel é possível de fazer um dual SO.

Fiquei interessado em um MackBook pricipalmente por poder rodar outros SOs nele, pelo que pesquisei na internet para rodar windows só não conseguiram configurar a camera, e para o linux para que deu um pouco mais de trabalho mas o ubuntu rodou bem…
agluem sabe se roda bem? ou ja tentou fazer algo assim?

[quote=fgm]Fiquei interessado em um MackBook pricipalmente por poder rodar outros SOs nele, pelo que pesquisei na internet para rodar windows só não conseguiram configurar a camera, e para o linux para que deu um pouco mais de trabalho mas o ubuntu rodou bem…
agluem sabe se roda bem? ou ja tentou fazer algo assim?[/quote]

Sendo sincero, você não vai sentir nenhuma falta do Linux no MacOsX, pois ele é uma variante de Unix.

Qualquer coisa que roda em Linux, roda em MacOsX, então pra que instalar ? Antigamente tinha a justificativa, pois o MacOS deixava à desejar, eu tinha o Suse Linux PPC :-), mas com a chegada do MacOS X sem chance…

É um Unix parrudo e com uma usabilidade esmagadora e linda. Vai ser difícil querer instalar Linux nele.

Uma outra coisa interesssante, como a Apple faz o sistema operacional para seu hardware específico, tudo é otimizado ao máximo para tirar o melhor proveito do seu hardware.

Seria como compilar um kernel otimizado…

Não é assim também, né… se você é o Linus Torvalds e tem todo o tempo do mundo sim, qualquer coisa que roda em Linux roda em MacOSX (após você fazer milagres no makefile), mas para um usuário comum às vezes dá menos trabalho instalar o Linux também :wink:
Claro, existem projetos como Fink e DarwinPorts, mas existe muito software legal para Linux que não está em nenhum deles.

[quote=Bani][quote=Kenobi]
Qualquer coisa que roda em Linux, roda em MacOsX, então pra que instalar ? Antigamente tinha a justificativa, pois o MacOS deixava à desejar, eu tinha o Suse Linux PPC :-), mas com a chegada do MacOS X sem chance…
[/quote]

Não é assim também, né… se você é o Linus Torvalds e tem todo o tempo do mundo sim, qualquer coisa que roda em Linux roda em MacOSX (após você fazer milagres no makefile), mas para um usuário comum às vezes dá menos trabalho instalar o Linux também :wink:
Claro, existem projetos como Fink e DarwinPorts, mas existe muito software legal para Linux que não está em nenhum deles.[/quote]

Então retificando … 99% :slight_smile: Ao menos os que gosto, possivelmente existem outros tantos que nem conheço :slight_smile:

O meu veio um cabo junto pra ligar, mas ainda não li a especificação (monitores externos) .

No caso do Kenobi acho que não tem esse problema :slight_smile:
Mas será que a tela de 13.3’’ faz muita diferença? estou acostumado com uma 15’’ widescreen.

[quote=fgm]No caso do Kenobi acho que não tem esse problema :slight_smile:
Mas será que a tela de 13.3’’ faz muita diferença? estou acostumado com uma 15’’ widescreen.[/quote]

Cara, eu vi esse notebook de perto, aliás fiquei uns 1 hora pensando em qual levar … Eu gostei muitíssimo da tela 13.3 e ele é muito mais prático pra se usar no dia-a-dia, levando do trabalho pra casa por exemplo; característica que o meu não é tão bom assim.

Ainda tem a vantagem de futuramente vc comprar um LCD e trabalhar com 2 monitores :slight_smile: .

Eu recomendaria … :smiley: Se tiver um pquinho mais de $$, também existe o MacBook Pro de 15.

Eu to a fim de um tmb… confesso que eu me apaixonei pelo TextMate…

Aliás, alguém conhece onde venda um conversor DVI-VGA para colocar na saída do MacBook?