Maior Dor de Cabeça com IReport + NetBeans

6 respostas
celsomf

Bom dia pessoal, meu dia hj foi uma dor de cabeça só,…
vou tentar descrever meu problema.
intalei o plugin do Ireport no NetBeans…
gerei meus relatorio beleza…, porem hotem precisei fazer um relatorio agrupado (agrupando valores iguais) o relatorio no plugin roda normal, porem quando coloco pra rodar pelo java, ele da erro.

o codigo java é:

Connection con = CriaConexao.getConexao();

Map parameterMap = new HashMap();

//o Nome do parâmetro e o valor é passado ao HashMap

String path = “”;

path = System.getProperty(“user.dir”)

• “\src\relatorios\RelBalanceteLivroCaixa.jasper”;
File file = new File(path);

file = file.getAbsoluteFile();

String repStr2 = file.getPath();

try {

JasperFillManager.fillReportToFile(repStr2, parameterMap, con);

JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(repStr2, parameterMap, con);

JasperViewer viewer = new JasperViewer(jasperPrint, false);

viewer.setVisible(true);

} catch (JRException ex) {

JOptionPane.showMessageDialog(null, ex);

}

O erro que esta dando!

run:

Exception in thread main java.lang.NullPointerException

at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.fillGroupFooters(JRVerticalFiller.java:793)

at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.fillReportContent(JRVerticalFiller.java:280)

at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRVerticalFiller.fillReport(JRVerticalFiller.java:131)

at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.fill(JRBaseFiller.java:938)

at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.fill(JRBaseFiller.java:841)

at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFiller.fillReport(JRFiller.java:58)

at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReport(JasperFillManager.java:417)

at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReportToFile(JasperFillManager.java:199)

at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReportToFile(JasperFillManager.java:95)

at bs.Main.Main.main(Main.java:297)

Java Result: 1

CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 1 segundo)

<em>---------------------------------------------------------------------------------</em>

se alguem puder ajudar, da alguma luz,

6 Respostas

Andre_Brito

Olá.

Bem-vindo ao forum.

Quando for postar algum código, coloque entre as tags code. Assim:

Seu código aqui

Você já tentou compilar usando somente iReport (e não o plugin)? Não sei se vai dar alguma diferença, mas acho que vale a pena tentar (é só abrir os .jrxml com ele e recompilar tudo).

leofdasilva

Bom dia… estou com o mesmo problema! mais o meu é o seguinte:

Criei meu relatorio normal com o plugin do IReport porem nao sei como faço pra chamar ele pela minha aplicação! tipo clicar no botao imprimir e enviar por parametro o ID do funcionario que quero imprimir (um exemplo) e gerar o mesmo.

alguem pode explicar ai?

celsomf

bem, estou baixando o somente o iRepert, tbm imaginei poderia ser o plugin o problema,... vou tentar "Andre Brito"

ja o outro amigo ai,...

é so vc colocar esse codigo que mostrei acima no evento do botao...

Connection con = CriaConexao.getConexao();
Map parameterMap = new HashMap();
//o Nome do parâmetro e o valor é passado ao HashMap

parameterMap.add(ID, <numero que quer passar por parametro>);

String path = "";

path = System.getProperty("user.dir")
+ "Caminho do seu Jasper";

File file = new File(path);
file = file.getAbsoluteFile();
String repStr2 = file.getPath();
try {
JasperFillManager.fillReportToFile(repStr2, parameterMap, con);
JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(repStr2, parameterMap, con);
JasperViewer viewer = new JasperViewer(jasperPrint, false);
viewer.setVisible(true);
} catch (JRException ex) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, ex);
}

ps.: Desculpas pela má formatacao, meu primeiro post aki,... =) vou melhorando com o tempo.

celsomf

Andre Brito - Funciono perfeitamente,… o erro esta com o Plugin do NetBeans mesmo… baixei o IReport 3.7.4 e funcionou legal.

agora tenho mais uma duvida, estou tentando fazer um agrupamento por plano Conta, que é do tipo String, porem ele nao esta agrupando as mesmas palavras, vou tentar mostrar como sai o relatorio.

Plano Conta : Desp.Outros

01/04/2010
01/04/2010

Plano Conta : Desp.Papel

06/04/2010
06/04/2010

Plano Conta : Desp.Outros

20/04/2010
20/04/2010

o relatorio quero agrupar por plano de conta em um determinado periodo.
se alguem tiver algum tutorial sobre agrupamento em relacao o iReport,
o resto eu me viro.

abracos. e obrigado.

Andre_Brito

Nesse caso, acho que depende muito de como os objetos que você manda para o relatório são configurados.
Eu faria o seguinte: um objeto do tipo conta com descrição e mais alguns dados dele. Depois, criaria uma detail band pra ele e colocaria como subreport, enviando a lista de contas que vem do objeto raiz.

Por exemplo, supondo que a Conta é Objeto2. Objeto1 é algo maior, que contém uma lista de Objetos2 (contas). Aí mandaria para o subreport essa lista de Objetos2 (contas).

Uma boa leitura (pode até ser introdutória, não precisa ler tudo), é o livro de iReport mesmo (acho que é Getting started with iReport, ou coisa assim, escrito por um dos caras que fez o iReport).

celsomf

Bom dia,

é… eu estava imaginando que teria que mecher com subreport, vo encontrei alguns materiais pela, vou tentar implementar algo, ai qualquer duvida posto aki,

obrigado a todos…

Criado 23 de agosto de 2010
Ultima resposta 25 de ago. de 2010
Respostas 6
Participantes 3