Uma dúvida surgiu ao fazer esse programa. Este pede para que digitemos cinco números na tela e entre esses 5 o programa faz com que mostre na tela o maior número e o menor número.
A dúvida surgiu ai, como eh que eu faço pra mostrar o maior e o menor número na tela…
tenho o programa aki:
importjava.util.Scanner;publicclasscomparation{
publicstaticvoidmain(Stringargs[]){inta;intb;intc;intd;inte;intmaior;intmenor;Scannerinput=newScanner(System.in);System.out.println("Entre com o primeiro número");a=input.nextInt();System.out.println("Entre com o segundo número");b=input.nextInt();System.out.println("Entre com o terceiro número");c=input.nextInt();System.out.println("Entre com o quarto número");d=input.nextInt();System.out.println("Entre com o quinto número");e=input.nextInt();maior=a;menor=a;if(b>maior){maior=b;}if(c>maior){maior=c;}if(d>maior){maior=d;}if(e>maior){maior=e;}system.out.println("O Maior nº eh %d\n",maior);if(b<menor){menor=b;}if(c<menor){menor=c;}if(d<menor){menor=d;}if(e<menor){menor=e;}system.out.println("O Menor nº eh %d\n",menor);}
Não é preciso usar arrays ou for. O problema dele se resolve com apenas três variáveis.
T
thingol
Normalmente esse problema se resolve da seguinte maneira:
Crie três variáveis - uma para o menor número, outra para o maior, e a terceira para o número sendo lido.
Leia o primeiro número e atribua seu valor à variável “menor” e à variável “maior”.
Para os números seguintes, compare o valor com a variável “menor” e veja se ele é menor que a tal variável. Se for, então você atribui o valor à variável “menor”. A mesma coisa ocorre com a variável “maior”.
Anderson_Leite
Você pode usar oArrays.sort(), mas se for exercício de faculdade provavelmente não vai ser aceito, ai você precisa criar o algorítimo que o thingol deu o caminho das pedras.
É que eu achei simplesmente que se o rapaz soubesse mexer com array e for ia ficar realmente mais fácil de criar e de entender o programa
Só isso…
riquericco
Array e for eu naum sei mexer ainda.
Podem me dar alguma dica de como utiliza isso?
Quando aprender poderei fazer esse programa mais facilmente.
francislon1 like
Você está errando na hora de imprimir.
Você está colocando:
system.out.println("O Menor nº eh %d\n",menor);
O certo seria:
System.out.printf("O Menor nº eh %d\n",menor);
ou
System.out.println("O Menor nº eh "+menor);
Abraço.
riquericco
pow cara, brigadao ae por me corrigir, tava mesmo precisando de uma ajudinha ae pra eu enxergar meu erro!!
flws ae e abraços
Jasoncard
Alguem sabe Me dizer como ficaria esse exemplo com array, ex:
o Usuario Vai digitar Qntos valores deseja inserir
//Classe ArrayAlunoimportjavax.swing.*;publicclassExc4{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){intnum;Stringteste3;Stringteste2;teste3=JOptionPane.showInputDialog("Digite quantidade de Valores:");num=Integer.parseInt(teste3);doublenotas[]=newdouble[(num)];for(inti=0;i<=num-1;i++){teste2=JOptionPane.showInputDialog("Digite aos Valores:");notas[i]=Double.parseDouble(teste2);
pronto so sei ate aew, como faco agora, para que imprima o Maior, o Menor, a Soma e a Media desses Valores?
Grato!!!
peczenyj
teste = [lendo a entrada]
se for a primeira vez:
maior = teste
menor = teste
se for a segunda vez em diante:
if (teste > maior) maior = teste if (teste < menor) menor = teste
No fim, vc tem o maior e o menor numero digitado.
Jasoncard
Continuo sem enteder
dei uma melhorada no codigo, falta apenas fazer com que o programa identifique o maior e menor dentro de uma ARRAY segue o Codigo:
//Elaborado por Alex Maramaldoimportjavax.swing.*;publicclassExc4{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){intnum;doublesoma=0,media;Stringteste3;Stringteste2;teste3=JOptionPane.showInputDialog("Digite quantidade de Valores:");num=Integer.parseInt(teste3);doublenotas[]=newdouble[(num)];for(inti=0;i<=num-1;i++){teste2=JOptionPane.showInputDialog("Digite o Valor do Dado "+(i+1));notas[i]=Double.parseDouble(teste2);soma=(soma+notas[i]);}media=(soma/num);JOptionPane.showMessageDialog(null,"A soma é: "+soma+"\n"+"a Media é: "+media+"\n"+"O Maior é: "+"\n"+"O menor é: "+"\n");System.exit(0);}}
Qria de Possivel esse codigo corrigido, ou seja, ja acrescentado como encontrar o Maior e no Menor dentro de uma Array
Marky.Vasconcelos
andersonlfl:
Você pode usar oArrays.sort(), mas se for exercício de faculdade provavelmente não vai ser aceito, ai você precisa criar o algorítimo que o thingol deu o caminho das pedras.
Isso lhe pouparia de ter que mecher nesse método se um dia precisar arrumar 50 numeros.
M
milk_java
riquericco:
Uma dúvida surgiu ao fazer esse programa. Este pede para que digitemos cinco números na tela e entre esses 5 o programa faz com que mostre na tela o maior número e o menor número.
A dúvida surgiu ai, como eh que eu faço pra mostrar o maior e o menor número na tela…
tenho o programa aki:
importjava.util.Scanner;publicclasscomparation{
publicstaticvoidmain(Stringargs[]){inta;intb;intc;intd;inte;intmaior;intmenor;Scannerinput=newScanner(System.in);System.out.println("Entre com o primeiro número");a=input.nextInt();System.out.println("Entre com o segundo número");b=input.nextInt();System.out.println("Entre com o terceiro número");c=input.nextInt();System.out.println("Entre com o quarto número");d=input.nextInt();System.out.println("Entre com o quinto número");e=input.nextInt();maior=a;menor=a;if(b>maior){maior=b;}if(c>maior){maior=c;}if(d>maior){maior=d;}if(e>maior){maior=e;}system.out.println("O Maior nº eh %d\n",maior);if(b<menor){menor=b;}if(c<menor){menor=c;}if(d<menor){menor=d;}if(e<menor){menor=e;}system.out.println("O Menor nº eh %d\n",menor);}
}
ESSE CÓDIGO AQUI É PERFEITO… SE PRECISAR USAR ARRAY TUDO BEM, MAS SEM USAR O ARRAY ACHEI ELE PERFEITO… PARABENS