Mais do que que a empresa quer pagar

14 respostas
M

Boa noite, eu nunca passei por isso mas acho que vou passar em breve, você deve estar se perguntando “isso o que?”, bem leia a baixo e você
entenderá.

Vamos supor que você estagia em uma empresa de desenvolvimento com atividades de programador( nao importa linguagem, seja java ou .net) por 2 anos, bem acabou seu contrato, a empresa gosta de você e quer te contratar, porém é muito facil achar outro profissional igual a você.
Você se formou naquele ano na faculdade de Sistemas de Informação, e acha justo que a empresa pague um salário de 2800 como analista junior.

È a hora de falar com a gerente e negociar o salário, a gerente diz que pela sua experiencia você se encaixaria em um cargo junior, seja programador ou analista.
Você pedê 2600, mas no fundo do coração da gerente ela não quer pagar isso para você, ela quer pagar 1.800 , mas você está crente que deve receber no minimo 2300, mas tambêm sabe que é facil para empresa conseguir outro profissional igual a você…

O que acontece nessa hora? qual será a atitude da gerente? ela irá dispensar o funcionario ou irá fazer outra proposta ? O que você faria ?

[]s

14 Respostas

aikeda

Heh… do meu ponto de vista, como estágiário, acho que 2 anos em uma mesma empresa não é pouca coisa não. A empresa te conhece, os teus chefes sabem do profissional que você é e do seu potencial. Pra ficar 2 anos, você conseguiu se entrosar bem, gostam de você e você conhece a cultura da empresa também. Então não acho que seja tão fácil assim te dispensar e arranjar um outro profissional (será que estou enganado?). Acho que você tem alguma condição, sim, de negociar.

josenaldo

Cara, se a empresa não quiser te pagar como júnior, você simplesmente muda de empresa. Essa estória de que eles arruma fácil um carinha como você, é balela. O mercado está lotado de vagas abertas.

Thiagosc

Não sei em que região você vive e por isso o salário pode variar, mas acho R$ 3000,00 o mínimo que você deve aceitar. O salário precisa ser disso para cima. Talvez R$ 2500,00 chutando baixo, mas é muito baixo mesmo.

Mesmo que você não goste do salário inicial pense assim: “É fácil substituir a empresa?”. Se eles impuserem um valor ridículo aceite e comece a mandar currículo para algo melhor. A menos que você ainda more na casa dos pais e possa ficar sem trabalhar por alguns meses, esse é o jeito.

Andre_Brito

Isso é fato. As vezes (pode não ser seu caso), uma empresa tem uns 10 projetos que você lidou em cima e conhece de cima pra baixo e do lado avesso… Quem daria manutenção de forma correta: você ou o ‘carinha que entrou recentemente e está no último ano da faculdade’?

Você tem que se olhar e perguntar: eu faço mesmo a diferença aqui? Se a resposta for sim, mantenha o pulso firme.

lina

m4rkk:

O que acontece nessa hora? qual será a atitude da gerente? ela irá dispensar o funcionario ou irá fazer outra proposta ? O que você faria ?

[]s

Oi,

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Não existe uma resposta concreta para a sua pergunta e sim algumas situações…

Sim, é facil para a empresa contratar outro em seu lugar. Porém o tempo perdido desta empresa seria 4 anos. (2 anos de sua experiencia e + 2 anos para ensinar/educar outro estagiario).

Tchauzin!

Eduardo_Bregaida

lina:
m4rkk:

[]s

Oi,

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Não existe uma resposta concreta para a sua pergunta e sim algumas situações…

Sim, é facil para a empresa contratar outro em seu lugar. Porém o tempo perdido desta empresa seria 4 anos. (2 anos de sua experiencia e + 2 anos para ensinar/educar outro estagiario).

Tchauzin!

Não necessariamente a empresa no mínimo perderia meses se e somente se, conseguir um cara bom pra colocar no lugar.
Não, nunca largue o emprego antes de conseguir algo melhor, senão vc vai ver seu salário baixar mais ainda, já que está desempregado uma hora vai precisar de dinheiro e pega qualquer coisa.
Você pode conseguir uma outra proposta e explicar a situação: Olha recebi uma oferta XPTO pra ganhar XPTO2, estou precisando de um aumento, gosto da empresa, trabalho aqui a X anos, gostaria mesmo de ficar. [EDIT] somente se vc quiser mesmo mudar de empresa e tenha mesmo outra proposta, nao adianta blefar, pq se n der certo vc está garantido em outro lugar pelo menos [EDIT]
Se vc é bom e deve ser pra estar aí 2 anos, os caras dificilmente vão querer que vc vá embora.
1 Vagas em Java tem a rodo.
2 Tem esse monte de vaga devido a falta de qualidade de mtos programadores.
Eles não vão apenas te trocar, pq se pegam um meia boca esse cara detona o projeto e fora o trabalho de ficar entrevistando, dando treinamento e ensinando.
Tente argumentar com seu superior e ver o que pode fazer. :smiley:

taaqui

Não é fácil substituir um profissional que já esta por dentro do funcionamento da empresa, isso em qualquer profissão é difícil, ainda pagando pouco é mais difícil ainda. Então se de valor e peça o quanto você achar necessário, se a empresa quiser contratar outro, paciência, quem vai sair perdendo é a própria, se for contratar estagiário eu garanto que daqui a 2 anos ele vai ter uma historia parecida a sua, e possivelmente pode deixar a empresa na mão novamente, se for um profissional experiente que pegue o sistema rápido ele não vai querer menos de 3mil, então pense, pense muito bem.

gcobr

m4rkk:
Boa noite, eu nunca passei por isso mas acho que vou passar em breve, você deve estar se perguntando “isso o que?”, bem leia a baixo e você
entenderá.

Vamos supor que você estagia em uma empresa de desenvolvimento com atividades de programador( nao importa linguagem, seja java ou .net) por 2 anos, bem acabou seu contrato, a empresa gosta de você e quer te contratar, porém é muito facil achar outro profissional igual a você.
Você se formou naquele ano na faculdade de Sistemas de Informação, e acha justo que a empresa pague um salário de 2800 como analista junior.

È a hora de falar com a gerente e negociar o salário, a gerente diz que pela sua experiencia você se encaixaria em um cargo junior, seja programador ou analista.
Você pedê 2600, mas no fundo do coração da gerente ela não quer pagar isso para você, ela quer pagar 1.800 , mas você está crente que deve receber no minimo 2300, mas tambêm sabe que é facil para empresa conseguir outro profissional igual a você…

1. Quantos erros de acentuação!
  2. A faixa salarial muda drasticamente de cidade para cidade. Diga onde você mora e trabalha para que os colegas aqui do GUJ possam avaliar melhor. Para São Paulo, esse salário é ridiculamente baixo, mas para uma cidadezinha no interior da Bahia, certamente não será.
  3. Em último caso, você aceita o que a gerente propuser e fica na empresa mais um ano, só para ter uma experiência comprovada que não seja apenas um “estágio”. Se não conseguir crescer nesse meio tempo, use a experiência adquirida para encontrar outra vaga.
W

m4rkk:
entenderá.

[]s

Por que você não pede para ele propor o valor, se ele não quiser chute 3000, se ele disser que é muito alto e não pode pagar diga quanto ele pode então, se não for o que você espera, pegue mesmo assim, e depois ja comece a procurar emprego, é mais facil arrumar emprego empregado.
[]'s

sergiotaborda

Isso é fato. As vezes (pode não ser seu caso), uma empresa tem uns 10 projetos que você lidou em cima e conhece de cima pra baixo e do lado avesso… Quem daria manutenção de forma correta: você ou o ‘carinha que entrou recentemente e está no último ano da faculdade’?

Você tem que se olhar e perguntar: eu faço mesmo a diferença aqui? Se a resposta for sim, mantenha o pulso firme.

Braço de Ferro não funciona. é mais barato contratar dois estágiários para ocuparem o cargo dele e deixar que eles se virem para entender.
As empresas - modo geral - não acham que existe uma dependencia entre a pessoa e o programa, eles acham que qq um pode entender o codigo de qq outro. Principlamente se o codigo foi escrito por um junior isso não é verdade ( infelizmente quase nunca é verdade independentemente do grau do cara).

Me parece que 2800 é muito , mas claro, depende da região. se na sua região um junior ganha isso, blz, mas lembre-se que a empresa não está nem ai para o que se paga no mercado. O objetivo dela é pagar o menos possivel. Proponha o seu valor, negocie, e aceite o valor negociado ou vá embora. Mas é mais simples vc ficar recebendo 1800 que ficar na rua. Pelo menos vc recebe 1800 enquanto procura um lugar que page 2800. Mas continuo com a sensação que 2800 é muito para um junior…

bsl.lacerda

Alguém tem uma vaga aí em São Paulo???
:lol:

J

Quando uma empresa perde um funcionário ela tem PREJUIZO de 200% a 800%, R$ 2800,00 não é nada para 2 anos de experiencia.

sergiotaborda

Diga-nos, por favor, de onde tirou essa estatistica.

veja que não são 2 anos de experiência .São 2 anos de estágio (aka : apendendo). É bem diferente de um junior com 2 anos de experiência.

Nykolas_Lima

Diga-nos, por favor, de onde tirou essa estatistica.

veja que não são 2 anos de experiência .São 2 anos de estágio (aka : apendendo). É bem diferente de um junior com 2 anos de experiência.

Sergio,

quanto você acha ser um valor aceitável para um profissional com 1 ano e meio de experiência com desenvolvimento em Java e alguma outra linguagem?

Levando em conta conhecimento de frameworks como Struts, Hibernate, FLEX. E alguma certificação scjp e scwcd.

Criado 22 de janeiro de 2010
Ultima resposta 26 de jan. de 2010
Respostas 14
Participantes 14