Mais problemas com o Tomcat :-Y

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Novamente problemas com o novo Tomcat, tô com a versão 5.027 e ja tô pegando a 5.5 mais acho que o problema vai continuar, ta dando a seguint exeption:[/color]

org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP

[color=“blue”]e a root cause é:[/color]

Unable to find a javac compiler; com.sun.tools.javac.Main is not on the classpath. Perhaps JAVA_HOME does not point to the JDK

[color=“blue”]Sabem o que pode ser ? Ai ai, essa nova versão ja ta começando a me dar dor de cabeça, tô quase voltando pro antigo 4.0.* :frowning:

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

Provavelmente com a versão 5.5 do tomcat você não terá mais esse problema.

Mas, enquanto tu não termina de baixar ele, cria a variável de ambiente JAVA_HOME e coloca nela o caminho do JDK.

Detalhe: O Tomcat 5.5 foi feito pra funcionar no Java 5 naturalmente pra funcionar no 1.4 tem que configurar ele.

E seja feliz :smiley: :smiley: :smiley:

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Não sei se você tem a mesma opinião mais essas versões do java estão um pouco confusas… quer dizer que o tomcat 4 serve so pra JRE até a versão 1.4 ? :?

Com o Tomcat 5 eu tenho que pegar o Tiger ? Puxa, se for isso acho que realmente vou voltar pro 4.0. Ainda não tô querendo “testar” a minha aplicação com o java 5.

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

Voce precisa do JDK. Somente a JRE nao vai ser suficiente.

Rafael

[quote=“skyblue”]Não sei se você tem a mesma opinião mais essas versões do java estão um pouco confusas… quer dizer que o tomcat 4 serve so pra JRE até a versão 1.4 ? :?

Com o Tomcat 5 eu tenho que pegar o Tiger ? [/quote]

Não tem nada disso. O Tomcat 5 implementa a especificação mais recente de JSP e funciona na j2SE 1.4 na boa.

[]s

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Ainda bem que não precisa. Agora so falta colocar uma pitadinha de sal, um pouco de caldo knorr e pronto ! Tô brincando, então vamos ao check-list do Tomcat.

:arrow: Ja instalei o JDK 1.1.8
:arrow: Instalei a ultima versão da JRE, a j2re1.4.2_05
:arrow: Tomcat 5.5

Devo definir alguma variável de ambiente ? O que vocês acham que pode ser o problema ? Ja defini a JAVA_HOME no caminho da JRE.

Nossa, acabei de testar aqui, piorou a situação… nesse Tomcat 5.5 eu não tô conseguindo nem iniciar. Eu dou start no serviço e quando eu tento abrir a pagina root do proprio servidor, o serviço cai. :x

Valeu pessoal !!!
SkyBlue[/color]

JDK 1.1.8?? vc ta louco? :mrgreen:

Remova a JRE e instale somente o JDK 1.4.2 ( ou mais recente, se tiver ).

Rafael

[quote=“Rafael Steil”]JDK 1.1.8?? vc ta louco? :mrgreen:

Remova a JRE e instale somente o JDK 1.4.2 ( ou mais recente, se tiver ).

Rafael[/quote]
[color=“blue”]Mais Rafael, acho que você ta trocando as bolas… eu procurei mais não achei versão mais nova do JDK, tem sim, mas do SDK e da JRE que é a versão que você citou aí, 1.4.2.

Pelo que eu encontrei no site da sun essa JDK 1.1.8 é a mais nova.

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

sdk e jdk eh mesma coisa.

Rafael

[color=“blue”]Oi pessoal !!! É mesmo, agora eu tava comparando aqui… a sdk também tem o javac, portanto é a mesma coisa realmente… que burrice a minha. :roll:

Mais de qualquer forma também tem essa SDK mais nova instalada aqui… a versão j2sdk1.4.2_04.

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

[quote=“skyblue”]
[color=“blue”]Mais Rafael, acho que você ta trocando as bolas… eu procurei mais não achei versão mais nova do JDK, tem sim, mas do SDK e da JRE que é a versão que você citou aí, 1.4.2.

Pelo que eu encontrei no site da sun essa JDK 1.1.8 é a mais nova.
[/color][/quote]

Ou você :slight_smile:

JDK = java Development Kit
Java SDK = Java Software Development Kit

:slight_smile:

[]s

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Beleza, entendi. Alguem daqui ja testou a versão 5.5 ? Nossa se eu continuar quebrando a cabeça com ele, vou voltar pra versão 4.0 que era mais facil. :roll:

Que coisa chata… :cry:

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

Cara, usa:
:arrow: Tomcat 5.0.x
:arrow: J2SDK 1.4.2

E mais nada.

Tu já setou a variavel de ambiente JAVA_HOME como eu disse lá no segundo post desse tópico? testou? deu o mesmo erro? deu outro erro? qual?

[quote=“marcelomartins”]Cara, usa:
:arrow: Tomcat 5.0.x
:arrow: J2SDK 1.4.2

E mais nada.

Tu já setou a variavel de ambiente JAVA_HOME como eu disse lá no segundo post desse tópico? testou? deu o mesmo erro? deu outro erro? qual?[/quote]

[color=“blue”]Aaaaleluia !!! Valeu, agora sim… finalmente, devia ser esse mesmo o problema. É que eu fiz confusão entre JDK e SDK, erro de principiante né ?! :o

Obrigado pela dica Marcelo. Agora começa a saga da nova versão 5.5, mais acho que com toda essa discussão deu pra aprender bastante e vai ser mais facil ! :wink:

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

Normal. Quando comecei a aprender Java tambem tive esses problemas: JDK, SDK, 1.1, 1.2, Java2, etc. A Sun eh mestra em fazer esse tipo de coisa. Imagina explicar para os novos iniciantes que aprenderao a linguagem nos proximos tempos:

Por mim poderiamos comecar um movimento subversivo bottom-up: todo mundo se referir ao Java como JSE/JEE/JME + o numero da versao. :mrgreen:

Voltando ao topico: o Tomcat 5.5 interrompe a linha do 5.0? Ou prosseguem em paralelo? O 5.5 usa mesmo compilador de JSP do Eclipse e (dizem) ficou mais rapido pra inicializar.

Marcio Kuchma

Olá

Pelo que entendi em uma lidinha rápida, a versão 5.5 do tomcat é para o Java 5.0 (antigo 1.5 que ainda não foi lançado em versão final)

[]s
Luca

Relase Notes:

[quote=“release Notes”]
Tomcat 5.5 is designed to run on J2SE 5.0 and later, and requires
configuration to run on J2SE 1.4. Make sure to read the “RUNNING.txt”
file in this directory if you are using J2SE 1.4.[/quote]

[]s

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Então, alguem poderia me falar aonde ta esse arquivo RUNNING.txt ? Não tô encontrando… a única coisa que encontrei sobre como configurar pra versão 1.4 é que eu tenho que usar o jmx.jar mas não consegui ententer. :frowning:

Alguem ja configurou ? Sem isso realmente não funciona…

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]