Mais um novo na Web!

Olá galera… boa tarde !!

Eu estou começando um projeto que vai ser web… porém… tenho pouca experiência com WEB.

Alguém pode me dar umas dicas das APIs mais utilizadas, de ferramentas auxiliares boas… de qual eclipse baixar… (baixei o Ganymede)… etc…

Valeu galera…

servlets e jsp - a base de java pra web
depois de entender essa parte tem frameworks que lhe ajudam a implementar o modelo mvc
como jsf, struts, …
trabalho com java pra web e aqui usamos o eclipse, uma versao com o myeclipse compativel, e resto é na mao hehehe

veja


T+

Como o colega falou, a base de desenvolvimento Java para a web é o entendimento de JSP e Servlets. Se você for utilizar um framework que tenha como foco a camada de visão, o JSF é o mais indicado. :wink:

A camada de visão seria a inteface para o usuário?

isso
seria oq o usuário veria no browser
a exibição dos dados e etc…

entendi…

e JSF é o framework indicado quando meu projeto foca a camada de visão…

certo?

e os Servlets…

e JSTL…

JSP seria minha classe que roda atráz da camada de visão?

bem se vc utilizar um framewrok provavelmnete vc num vai lidar com servlets diretamente, o framework abstrai algumas coisas, JSP é uma tecnologia na verdade, por exemplo vc tem uma pagina .jsp como se fosse um .html so q ela te da a opcao de usar componentes dinamico, e servlets sao classes que recebem uma requisicao, tipo um form la em tal jsp está mapeado pra tal srevlet ai esse servlet busca os atributos e chama um metodo que insere ele no banco de dados e redireciona pra outro jsp.

tem um livro mto bom que é Use a Cabeça: Servlets e JSP.

Show Marcos…

Entendi…

A JSP seria minha classe visual que redireciona para uma função de request de uma classe servlets.
Esta chama um método que fará a lógica da situação.

Basicamente isto?