Mais um scjp

Fala galera… consegui passar no exame, com um score de 79% - (57 acertos de 72). Antes de postar algumas das questões que cairam na prova, gostaria de agradecer a galera do GUJ que sempre contribui com duvidas e dicas para que todos possam aumentar seus conhecimentos.

Quanto a prova, fiz em inglês, achei a escolha certa porque como fiquei somente fazendo simulados em ingles, mesmo nao sendo nenhum Guru do inglês, dá pra acostumar fácil com as palavras e concordâncias.

qto as questoes… ja vou falando: generics + collections + threads foram apenas 20 das 72 questoes da prova, alem de terem sido provavelmente as questoes mais dificeis… entao… na ponta da lingua com esse assunto… todo o conteudo da prova foi bem dentro do livro da kathy, sem taaanta complexidade… somente as questoes de thread e genericos que pegou um pouco as vezes.

Ah, outra coisa… pra minha alegria, a prova foi recheadissima de questoes de O.O. … sobrecarga, subscrita, declaracoes de interfaces, construtores, etc… foram no minimo 15 questoes… esse assunto é bem melhor de estudar que decoreba de API.

tinha uma string que inicializava com o valor “null” e tinham alguns ifs-elses aninhados perguntando qual era a resposta certa… tinha uma opcao que perguntava se a String era nula, o que nao era, apenas tinha o conteudo null dentro dela

tinha uma questao de Drag and Drop que abordava relacionamento IS-A e HAS-A…

por exemplo, tinha um campo preenchido com Animal, e várias opcoes para preencher… Por exemplo, para Animal preenchi Dog IS-A Animal, lembrando que Dog e Is-A eram opcoes do drag and drop…

tinha também Retangle has-a side, lembrando que retangle tava preenchido automaticamente e eu preenchi has-a side.

tinha um codigo que lançava um AssertionError(); dentro de um try, mas sem catch, apenas com um finally e a função chamadora tentava tratar com Exception, o que nao aconteceria… apenas imprimiria o codigo no finally e depois lançaria a exceção
perguntava apenas o que imprimia na saida: “finally” …

tinha um Thread.sleep(1000) que nao estava dentro de um try-catch, porem o main() lançava throws Exception, nao ocasionando em exceção em tempo de execucao

tinha um metodo que lançava nullPointerException sem catch, apenas com finally… e a função chamadora tratava com Exception… executava o codigo do finally e o do Exception da funcao chamadora

tinha uma questao de assert que tinha um metodo publico chamado doSomething(Object o) e dizia que essa variavel o não podia ser nula em hipotese alguma… e de várias opcoes perguntou qual era a mais apropriada…

a - assert(o != null):“cannot be null”;
b - if (o == null) { throw new IllegalArgumentException(); }

marquei letra b, porque nem é recomendado usar assert em metodos publicos que tem parametro de entrada e a letra b lança a exceção que realmente detecta o problema.

tinha uma que tentava dar um setLocale para DateFormat, o que era erro de compilacao pq setLocale() nao existe.

tinha outra questao de Locale que perguntava como que eu pego o locale que está sendo usado no momento
Locale.getDefault() é o correto… tinha até alternativa com Locale.getLocale(), este metodo nao existe.

tinham 2 questoes de thread parecidas com a numero 4, mas que usavam join() e o metodo main() lançava throws Exception… nao dava erro de compilacao e o main esperava a thread rodar para poder continuar sua execucao depois do join().

tinha uma com algo parecido com isso “%f %b”,Math.PI,Math.E … perguntava a saida

tinha uma que tentava pegar um nextInt() em um Scanner sendo que o proximo valor era um String… lançava exceção

lembrando de mais assuntos relacionados a prova eu posto amanha… acabei de chegar de viagem e to um caco… aqui em uberlandia nao tem centro autorizado pra fazer prova da sun, entao tive que ir até ribeirao preto, 290 km pra ir e mais 290 km pra voltar…

abraços

tinha uma que tinha dois metodos sobrecarregados, um com int e um com Long… passando um short e um int como parametros, o short ia para o metodo de int e o long ia para o metodo de Long

Meus parabéns amigo!!
Sua vitória teve mais brilho ainda pq ainda teve que se deslocar, parabens mesmo!
Se lembrar de mais questões não deixe de postar ;]

Mas pode postar questoes da prova?
Acho que antes da prova voce tem que concordar em nao publicar as questoes, certo? :shock:

[quote=felipe_gdr]Mas pode postar questoes da prova?
Acho que antes da prova voce tem que concordar em nao publicar as questoes, certo? :shock:[/quote]

antes prevenir do que remediar… mudei para apenas a logica das questoes entao… coisa que todo mundo faz…

valeu

cadu voce fez quantas vez o testes do Wizlabs ??[url]?

cara não entedi essa … se eu tenho metodos sobrecarregados um com int e outro com Long se eu passo para ele um short e um int ele vai executar o que tem int sempre não é ?

tem aqueles 4 exames preparatorios e o exame final… eu fiz os 5, anotando e relembrando cada erro que cometi, depois de conferir o score…

cara não entedi essa … se eu tenho metodos sobrecarregados um com int e outro com Long se eu passo para ele um short e um int ele vai executar o que tem int sempre não é ?[/quote]

era um short e um long… foi mals… :roll:

Parabéns, Cadu. Sabia que você conseguiria.

Vai começar a estudar pra SCWCD ou vai dar um descanço? hehe

Abraço e sucesso!

[quote=RafaelVS]Parabéns, Cadu. Sabia que você conseguiria.

Vai começar a estudar pra SCWCD ou vai dar um descanço? hehe

Abraço e sucesso![/quote]

vou começar a estudar … mas ainda nao comprei o livro… vc q eh um mala, nao espera agente pra estudar… ja vai fz a prova mes q vem… :lol: :lol:

iai parabens!! cara… po que prova… heim… muita pegadinha… ehhe acho q tenho q estudar mais abraço! sucesso :smiley:

[quote=RafaelVS]Parabéns, Cadu. Sabia que você conseguiria.

Vai começar a estudar pra SCWCD ou vai dar um descanço? hehe

Abraço e sucesso![/quote]

rafael… vc vai fazer a 310-082 ? … ela ja é baseada no jsp 2.1 e servlets 2.5? ou ainda é pra versao 1.4?

valeu cara… :wink:

Cadu, essa 310-082 é upgrade pra quem ja tem SCWCD 310-080 (que acredito que nem exista mais prova pra ela… pelo menos não encontrei no site da sun).

A que vou fazer é a 310-081, que embora seja de uma especificação antiga (Java 1.4, JSP 2.0, Servlets 2.4), é a versão mais atual da certificação. :cry:

310-081: http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-081.xml
310-082: http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-082.xml

Abraço.

só passou na prova porque ficou com medo de das consequências né rsrsrs

parabéns mano :smiley: :smiley: :smiley:

[quote=Leozin]só passou na prova porque ficou com medo de das consequências né rsrsrs

parabéns mano :smiley: :smiley: :D[/quote]

hehehe… valeu

up the irons 2008.

caduengenheiro vc estou com o livro da Katty em português ou inglês, porque to com essa duvida, meu inglês é bem meia-boca ai não tenho certeza se eu consigo me virar com o livro em inglês.

A prova é fácil, porque tem menos coisa escrita. Agora pra encarar um livro…

[quote=olhaomarcosaqui]caduengenheiro vc estou com o livro da Katty em português ou inglês, porque to com essa duvida, meu inglês é bem meia-boca ai não tenho certeza se eu consigo me virar com o livro em inglês.

A prova é fácil, porque tem menos coisa escrita. Agora pra encarar um livro…[/quote]

Entao compre o livro em portugues, pq a prova de scjp 1.5 ja tem em portugues…