Mais um scjp

25 respostas
CarlosEduardoDantas

Fala galera… consegui passar no exame, com um score de 79% - (57 acertos de 72). Antes de postar algumas das questões que cairam na prova, gostaria de agradecer a galera do GUJ que sempre contribui com duvidas e dicas para que todos possam aumentar seus conhecimentos.

Quanto a prova, fiz em inglês, achei a escolha certa porque como fiquei somente fazendo simulados em ingles, mesmo nao sendo nenhum Guru do inglês, dá pra acostumar fácil com as palavras e concordâncias.

qto as questoes… ja vou falando: generics + collections + threads foram apenas 20 das 72 questoes da prova, alem de terem sido provavelmente as questoes mais dificeis… entao… na ponta da lingua com esse assunto… todo o conteudo da prova foi bem dentro do livro da kathy, sem taaanta complexidade… somente as questoes de thread e genericos que pegou um pouco as vezes.

Ah, outra coisa… pra minha alegria, a prova foi recheadissima de questoes de O.O. … sobrecarga, subscrita, declaracoes de interfaces, construtores, etc… foram no minimo 15 questoes… esse assunto é bem melhor de estudar que decoreba de API.

tinha uma string que inicializava com o valor “null” e tinham alguns ifs-elses aninhados perguntando qual era a resposta certa… tinha uma opcao que perguntava se a String era nula, o que nao era, apenas tinha o conteudo null dentro dela

tinha uma questao de Drag and Drop que abordava relacionamento IS-A e HAS-A…

por exemplo, tinha um campo preenchido com Animal, e várias opcoes para preencher… Por exemplo, para Animal preenchi Dog IS-A Animal, lembrando que Dog e Is-A eram opcoes do drag and drop…

tinha também Retangle has-a side, lembrando que retangle tava preenchido automaticamente e eu preenchi has-a side.

tinha um codigo que lançava um AssertionError(); dentro de um try, mas sem catch, apenas com um finally e a função chamadora tentava tratar com Exception, o que nao aconteceria… apenas imprimiria o codigo no finally e depois lançaria a exceção
perguntava apenas o que imprimia na saida: “finally” …

tinha um Thread.sleep(1000) que nao estava dentro de um try-catch, porem o main() lançava throws Exception, nao ocasionando em exceção em tempo de execucao

tinha um metodo que lançava nullPointerException sem catch, apenas com finally… e a função chamadora tratava com Exception… executava o codigo do finally e o do Exception da funcao chamadora

tinha uma questao de assert que tinha um metodo publico chamado doSomething(Object o) e dizia que essa variavel o não podia ser nula em hipotese alguma… e de várias opcoes perguntou qual era a mais apropriada…

a - assert(o != null):“cannot be null”;
b - if (o == null) { throw new IllegalArgumentException(); }

marquei letra b, porque nem é recomendado usar assert em metodos publicos que tem parametro de entrada e a letra b lança a exceção que realmente detecta o problema.

tinha uma que tentava dar um setLocale para DateFormat, o que era erro de compilacao pq setLocale() nao existe.

tinha outra questao de Locale que perguntava como que eu pego o locale que está sendo usado no momento
Locale.getDefault() é o correto… tinha até alternativa com Locale.getLocale(), este metodo nao existe.

tinham 2 questoes de thread parecidas com a numero 4, mas que usavam join() e o metodo main() lançava throws Exception… nao dava erro de compilacao e o main esperava a thread rodar para poder continuar sua execucao depois do join().

tinha uma com algo parecido com isso “%f %b”,Math.PI,Math.E … perguntava a saida

tinha uma que tentava pegar um nextInt() em um Scanner sendo que o proximo valor era um String… lançava exceção

25 Respostas

CarlosEduardoDantas

lembrando de mais assuntos relacionados a prova eu posto amanha… acabei de chegar de viagem e to um caco… aqui em uberlandia nao tem centro autorizado pra fazer prova da sun, entao tive que ir até ribeirao preto, 290 km pra ir e mais 290 km pra voltar…

abraços

CarlosEduardoDantas

tinha uma que tinha dois metodos sobrecarregados, um com int e um com Long… passando um short e um int como parametros, o short ia para o metodo de int e o long ia para o metodo de Long

H

Meus parabéns amigo!!
Sua vitória teve mais brilho ainda pq ainda teve que se deslocar, parabens mesmo!
Se lembrar de mais questões não deixe de postar ;]

felipe_gdr

Mas pode postar questoes da prova?
Acho que antes da prova voce tem que concordar em nao publicar as questoes, certo? :shock:

CarlosEduardoDantas

felipe_gdr:
Mas pode postar questoes da prova?
Acho que antes da prova voce tem que concordar em nao publicar as questoes, certo? :shock:

antes prevenir do que remediar… mudei para apenas a logica das questoes entao… coisa que todo mundo faz…

valeu

Raff

cadu voce fez quantas vez o testes do Wizlabs ??[url]?

Raff

cara não entedi essa … se eu tenho metodos sobrecarregados um com int e outro com Long se eu passo para ele um short e um int ele vai executar o que tem int sempre não é ?

CarlosEduardoDantas

tem aqueles 4 exames preparatorios e o exame final… eu fiz os 5, anotando e relembrando cada erro que cometi, depois de conferir o score…

CarlosEduardoDantas

cara não entedi essa … se eu tenho metodos sobrecarregados um com int e outro com Long se eu passo para ele um short e um int ele vai executar o que tem int sempre não é ?

era um short e um long… foi mals… :roll:

R

Parabéns, Cadu. Sabia que você conseguiria.

Vai começar a estudar pra SCWCD ou vai dar um descanço? hehe

Abraço e sucesso!

CarlosEduardoDantas

RafaelVS:

Abraço e sucesso!

vou começar a estudar … mas ainda nao comprei o livro… vc q eh um mala, nao espera agente pra estudar… ja vai fz a prova mes q vem… :lol: :lol:

LPJava

iai parabens!! cara… po que prova… heim… muita pegadinha… ehhe acho q tenho q estudar mais abraço! sucesso :smiley:

CarlosEduardoDantas

RafaelVS:

Abraço e sucesso!

rafael… vc vai fazer a 310-082 ? … ela ja é baseada no jsp 2.1 e servlets 2.5? ou ainda é pra versao 1.4?

CarlosEduardoDantas

valeu cara… :wink:

R

Cadu, essa 310-082 é upgrade pra quem ja tem SCWCD 310-080 (que acredito que nem exista mais prova pra ela… pelo menos não encontrei no site da sun).

A que vou fazer é a 310-081, que embora seja de uma especificação antiga (Java 1.4, JSP 2.0, Servlets 2.4), é a versão mais atual da certificação. :cry:

310-081: http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-081.xml
310-082: http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-082.xml

Abraço.

Leozin

só passou na prova porque ficou com medo de das consequências né rsrsrs

parabéns mano :smiley: :smiley: :smiley:

CarlosEduardoDantas

Leozin:
só passou na prova porque ficou com medo de das consequências né rsrsrs

parabéns mano :smiley: :smiley: :D

hehehe… valeu

up the irons 2008.

olhaomarcosaqui

caduengenheiro vc estou com o livro da Katty em português ou inglês, porque to com essa duvida, meu inglês é bem meia-boca ai não tenho certeza se eu consigo me virar com o livro em inglês.

A prova é fácil, porque tem menos coisa escrita. Agora pra encarar um livro…

gugaa_df

olhaomarcosaqui:
caduengenheiro vc estou com o livro da Katty em português ou inglês, porque to com essa duvida, meu inglês é bem meia-boca ai não tenho certeza se eu consigo me virar com o livro em inglês.

Entao compre o livro em portugues, pq a prova de scjp 1.5 ja tem em portugues…

CarlosEduardoDantas

olhaomarcosaqui:

estudei com o livro em portugues, akela primeira edicao, traducao horrorosamente horrivel… eu tinha comprado esse livro tinha muito tempo, mas so animei mesmo começar a estudar mes retrasado…

por isso aprendi q so compensa comprar um livro quando for realmente se dedicar no assunto, ja que se eu comprasse 2 meses atrás, compraria a segunda versao que ta blz…

qto a prova… achei relativamente facil, mas nao de graça… quero dizer que… várias questoes necessitavam de um bom raciocinio para resolver… que nem uma de threads que pedia as possiveis saidas… e usava variaveis locais e variaveis de instancia para calcular a saida… consegui a resposta fazendo uma progressao aritmetica… ou seja, alem do conceito de thread, precisava realmente raciocinar bem…

Pode fazer a prova em portugues mesmo, o rafael fez e falou que praticamente nao foi atrapalhado… eu so fiz em ingles porque penso em tirar outras e nas outras certificacoes não tem em portugues, entao é bom pra ja ir acostumando… e o whizlabs também que nao tem em portugues…

R

Esse rafael aih sou eu? pq eu fiz em inglês. rss

CarlosEduardoDantas

Esse rafael aih sou eu? pq eu fiz em inglês. rss

ihh… troquei as bolas entao… eh outro kra q comentou cmg… :roll:

olhaomarcosaqui

então vou começar a estudar com o livro em português mesmo, aproveitar esse finalzinho de ano e acho que em janeiro já dá pra fazer a prova

valeu pela opnião

quebrado

mandou bem! :thumbup:

LPJava

olhaomarcosaqui:
então vou começar a estudar com o livro em português mesmo, aproveitar esse finalzinho de ano e acho que em janeiro já dá pra fazer a prova

valeu pela opnião

segundo a kathy 6 semanasa hehehe :smiley: eu tb comprei com portugues… to estudando mais para aprender servlets e jsp, mas nao com o intuito de fazer a certificacao nesse momento… mas se eu aprender… e ver que dar para fazer quem sabe tento lá para fevereiro e março.

Criado 1 de novembro de 2007
Ultima resposta 11 de nov. de 2007
Respostas 25
Participantes 10