Mais um SCJP

23 respostas
F

Pessoas,

Estou muito feliz por agora fazer parte do grupo de certificados SCJP.
Passei no exame com 79% de acerto. Estava esperando menos pois nunca trabalhei com Java antes (só conhecia o básico), e meu plano de estudos foi péssimo:

3 semanas estudando 2h por dia (Relax).
1 semana estudando 4h por dia (Stress).
1 semana estudando 8-10h por dia (HELL).

Pedi demissão para me dedicar aos estudos, mas esse ritmo no final foi muito cansativo e estressante.

Li o livro da tia Kathy umas 3 vezes. Resumi e anotei muita coisa.

Fiz alguns mocks (além dos exercícios do livro):
http://enigma.vm.bytemark.co.uk/inquisition/index.php/Main_Page (O melhor mock FREE de todos, na minha opinião)
http://www.examulator.com/phezam/selectsubject.php

Recomendo também darem uma lida nessa página:
http://devesh2k1.googlepages.com/home

A prova:
Com certeza errei pelo menos 2 questões devido a ambigüidade das perguntas. O texto de algumas estava pessiamente formulado.

Se eu tivesse que fazer denovo, com certeza escolheria a prova em inglês - assim tb evitaria traduções bizonhas como “variáveis envelopadas”.

Uma dica muito importante, que eu desconhecia até então:
Só marquem questões de drag & drop para revisão EM ULTIMO CASO! Pois quando vc voltar à elas, estarão resetadas e vc terá que montar tudo denovo.

O lugar:
Fiz a prova na Brás & Figueiredo no Conjunto Nacional - Av. Paulista. Nota 10.

Sucesso!

23 Respostas

robson_costa

Parabens :smiley:
Mas vc acha que realmente valeu a pena pedir demissão?
Pelo jeito então vc não estava se sentindo bem onde trabalhava rs
paz e sucessos… 8)

F

robson_costa:
Parabens :smiley:
Mas vc acha que realmente valeu a pena pedir demissão?
Pelo jeito então vc não estava se sentindo bem onde trabalhava rs
paz e sucessos… 8)

Valeu sim… eu trabalhava com Flash em agencia de publicidade há 7 anos… heheh

Tks!

aix

Parabéns velho, espero estar postando logo a minha formação SCJP.

faelcavalcanti

você poderia ter pedido a semana para se dedicar a certificação, e posteriormente você dava continuidade contemplando o tempo de falta. mas como já foi feito, aproveite para estudar mais, pois em próximas oportunidades, não seria interessante você fazer o mesmo, apenas para estudar e passar em uma prova.

sucesso! :wink:

diegobrandao

Parabéns. Boa sorte na sua nova jornada profissional.
Espero conseguir a minha logo tbm…
Abraço

luistiagos

É realmente isto e algo q tem… por isto é impossivel tirar 100% nesta prova… qdo fiz tinha umas 3 questões ambiguas e umas 4 mal formuladas alem de 1 errada a qual ate coloquei um comentario sobre o erro… cujo não tinha a resposta certa só as erradas… porem ngn nem olha os comentarios… nem sequer devem rivisar as provas… isto é realmente lamentavel… quem faz poderia ter um score maior mas devido estes impasses mesmo q se fosse acertar 100% ao menos umas 6 questões dependeria 100% do fator sorte para acertalas devido a estes problemas de ma formulação…

acha que iam dar uma semana pra ele estudar sendo que ele trabalhava com flash la??? nem fudendo… nem os que trabalham com java eles dão sequer 1h para estudar pra certificação… muito menos iriam dar em uma empresa que a certificação é outra…

so que flash e muito roxxx… não sei se valeu a pena vc deixar de trampar com flash pra trampar com java depende o quanto ganhava la… mas flash e muito show…

lnunix

Flávio,

Meu parabéns cara. Sucesso…!

E agora é procurar outro emprego, né ? :slight_smile:

Eu trabalhava com PHP antes de tirar minha certificação…agora to indo pra Java… só na troca já compen$ou um montão… com você espero que seja o mesmo caminho…

abração e meus parabéns novamente. Em seguida chega seu Kit de Certificado! não esqueça de confirmar o endereço quanto antes para não demorar muito.

romuloff

Você acha que mesmo estudando pelo livro em portugues esta é uma dica válida (logicamente, pra pessoas que sabem ingles) ?

Você fez pra Java 1.6 ou 1.5 ?

F

Valeu cara! Eu tinha esquecido de confirmar meus dados no site… obrigado por lembrar!

F

romuloff:
Você acha que mesmo estudando pelo livro em portugues esta é uma dica válida (logicamente, pra pessoas que sabem ingles) ?

Acho que sim! Pois todos os mocks que fiz (exceto o da Caleum), são em inglês tb…

Na minha opinião os riscos de errar na pt-br é muito maior…
Mas isso vai de cada um.

Fiz pra 1.5, futuramente pretendo fazer o upgrade pro 1.6.

R

Bom dia,

Gostaria de saber qual o livro da kathy vc utilizou para estudar para certificação, o que eu tenho Sun certified programmer.

romuloff

Amigo.

Este aqui é o melhor para estudo da certificação SCJP 5:
http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/849720

Este da Kathy ainda não tem pra SCJP 6 nem em ingles.

Marcio_Duran

Se vasculhar bem na Internet você encontra os dois livros já disponíveis em PDF para baixa-los, tanto o do Use a Cabeça Java 2 Ed quanto o SCJP da kathy !!!

R

Bom dia,

Obrigado pela indicação, mas existe algum site que tenha algumas questões que podem cair no dia do exame.
Grato pela ajuda.

romuloff

Só pra deixar minha opinião, se você tiver como arrumar “cemzim” pra comprar o livro, eu acho muuuuito melhor.
Em pdf é muito ruim estudar. Primeiro que é pelo computador. Voce se distrai muito e ler no monitor é horrível.

Segundo que por pdf (na minha opiniao) você perde o foco de algumas anotações que voce queira fazer.
Eu mesmo comprei o livro e ele já está todo rabiscado com anotações, sublinhado com aquelas canetas marcativas pra indicar partes importantes de duas formas (uma caneta amarela e outra laranja).

O “Use a cabeça” até que beleza … mas estudar pra uma certificação por PDF pra mim é horível.
Isso porque tambem quem tem $300 pro voucher , faz uma forcinha a mais aí e paga $100 num livro que lhe vai ser útil pra vida inteira e voce vai poder fazer com ele o que quiser.

rictecinf:

Bom dia,

Obrigado pela indicação, mas existe algum site que tenha algumas questões que podem cair no dia do exame.
Grato pela ajuda.

Existem sim.

Procure por ‘simulados SCJP’ ou ‘mocks SCJP’ aqui no fórum ou na net em geral que voce vai achar muita coisa.

http://caelum.com.br/caelummock/
http://www.jdiscuss.com/
http://www.javaranch.com/
http://www.guj.com.br/posts/list/33745.java

PS: aprenda tambem a utilizar a ferramenta de BUSCA ou a própria navegação pelos tópicos do fórum pra vasculhar conteúdo já discutido por aqui =p

Marcio_Duran

romuloff:
[Marcio Duran]Se vasculhar bem na Internet você encontra os dois livros já disponíveis em PDF para baixa-los, tanto o do Use a Cabeça Java 2 Ed quanto o SCJP da kathy !!!

:arrow: Bom, a Caelum fornece suas apostilas em PDFs de seu Cursos é tem um nível de aceitação alta por quem abaixa para estudar, pois vão ler no monitor do mesmo jeito.

:arrow: Sobre as obras de livros é claro que você tem razão comprar é melhor, mas é uma alternativa para quem esta indo pra guerra da Certificação e não tem as mesmas opções e recursos $$$, foi uma dica… ; )

geovanebg

Parabens ae!!! valeu pelas dicas de sites !

S

1- Eu “abaixei” e imprimi.
2- O livro de certificação não é grátis.
3- É muito fácil vender o livro depois que passar.

flavioramos, parabéns. E valeu por esse link do Java Inquisition… eu não conhecia.

luistiagos

daqui a pouco vai vim um moderador e falar:
o GUJ é contra a pirataria
[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

e trancam o topico…

Marcio_Duran

Bom, foi algo que disse tem disponivel é digo mais tem outras obras também muito boa de outros autores que contribuiram para o Guia de Certificação Java 5 da Kethy em PDFs excelentes…

O livro de certificação não é grátis, isso mesmo não é grátis e nem o Ministério da Educação reconhece essa obra.

É muito fácil vender o livro, depois que passar ??? o livro é pra vc ter como instrumento de consulta quanto a passar é só um requisito burocratico e de consultorias e Rhs que nem sabe o que isso significa, outras empresas nem querem saber disso…então sejamos razoável…

Michel_Sancovich

tb estou interessado em ter a certificacao

grato pela ajuda
[2]

S

Desisto :?

Marcio_Duran

Schuenemann:
[marcio Duran]
(Texto produzido pelo gerador de lero-lero)
Desisto :?

• Isso mesmo, ja não tem mais argumentos, vou lhe dar uma dica então !!!

• já tem disponivel esse PDF da obra abaixo, observação muito bem colocado a explicação sobre Generics, vale apena ler…

• Estude ai !!!

• vale apena, aprender mais um pouco !!!

[size=18]Autor:[/size] [size=18]Paul Sanghera, Ph.D.[/size]

[b]SCJP Exam for J2SE 5

A Concise and Comprehensive Study Guide for The Sun Certified Java Programmer Exam[/b]

Criado 16 de setembro de 2008
Ultima resposta 24 de set. de 2008
Respostas 23
Participantes 13