Recentemente vi aqui no guj mais um tópico bloqueado. http://www.guj.com.br/posts/list/97211.java#522568
Queria dar minha opinião sobre o assunto, porém os moderadores bloquearam o tópico do amigo pois o julgavam inapropriado.
Então estou aqui, não para reclamar, mas para discutir, dialogar…
Entendo que o trabalho dos moredadores é manter a ordem no fórum. E esse trabalho é árduo. Contudo, às vezes, achando que está servindo à vontade da maioria, acaba por sufocar discussões que, para ele podem até ser inúteis, mas para outros não.
Quando se tem um grupo tão diverso e extenso como o GUJ, fica difícil bloquear um tópico sem parecer que foi censura. Isso porque a opinião de UM se sobrepõe à dos outros. Apesar de nunca ter reclamado disso, confesso que nesse tópico em questão me senti incomodado pela forma como ocorreu. E não quero mandar MP, porque o assunto não é pessoal. Acredito que um consenso sobre esse assunto é interesse da comunidade.
O que vocês acham disso? Como podemos solucionar o problema dos trolls ou das discussões "inúteis"de forma que ninguém se sinta cerceado em seu direito de se exprimir livremente?
Também tenho uma sugestão.
Que tal se a responsabilidade por analisar os tópicos fosse dada à comunidade? Que tal se pudéssemos denunciar ou votar nos tópicos ruins? Penso em algo como um só após um determinado número de pedidos de bloqueio é que o tópico é bloqueado. E só com um determinado número de pedidos de exclusão é que um tópico pode ser eliminado.
Também podemos ter votos a favor, sendo que seria necessário uma determinada margem de votos contra para bloquear/excluir.
Dessa fotma a comunidade pode se auto regular e depois ninguém vai ficar aqui reclamando que o fulando do adminstrador está censurando ele.
Podemos ter isso também nos posts, de forma que usuários que tenha muitas denuncias sejam de alguma forma “castigados”, como por exemplo, bloqueio temporário para escrita.
Esse tipo de atitude, partindo da comunidade, pode fazer que com o tempo ela se auto regule.
Abraços