Mais um tópico Java x Net (The server side)

Neil Chaudhuri fala sobre os motivos que fizeram a empresa onde ele trabalha adotarem o .NET ao invés do Java. Tem algum pontos interessantes e acho que vale a pena conferir.

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=40611

Estranhamente aqui na empresa o .NET é mais problemático :cry:

[quote]Too many frameworks
The number of choices can be intimidating. And that is just for web design. With persistence frameworks, .NET developers have ADO .NET. Java developers have entity beans and JDO as Sun standards or open-source options like Hibernate, Torque, Spring JDBC, and on and on.
[/quote]

Liberdade de escolha… é aí que está o nosso diferencial.

Como se a IDE da micro$oft fosse perfeita.

Continuamos na história de liberdade de escolha e na adequação de cada ferramenta para o objetivo proposto.

Minha resposta seria, usando argumentos fracos e com pontos de vista falsos, como foi feito no artigo para pessoas que não tem amínima noção sobre o que é desenvolvimento.

Esse cara falou tudo:

[quote]I see a lot of “too many” in your post: so your organization is not able / worried to make choices? Many alternatives in the Java world means a vibrant community, competion and quality. In the .NET world you have to digest what Microsoft decides is best for you, full stop. That is not too bad if you are just happy with all the tools .NET provides.

Of course, if you need to select a tool / library / app server / framework you need to know what it is about. Generally speaking this kind of fear looks to me typical of organizations without a technical decision maker that is capable to give his/her IT a direction.

My experience is the opposite, at least in Europe I can see more organizations leaving .NET in favour of Java, especially if we are talking about enterprise-level systems. In Europe is generally easier to find good Java developers: universities teach Java and OO in programming courses, while many (not all, luckily) .NET developers are “recycled” VB hobbyist without OO experiences.

At the end, why are you so worried about your management voting for .NET? A good developer can do a lot with .NET, at the end architectures and good designs make a difference, not really supporting technologies. then, it’s your management’s decision, so you will have someone else to blame. Personally I like Java, however with .NET you can learn someting new and add it to your CV…

My only advice is: be pragmatic and not religious!

Regards,
Maurizio
[/quote]

pra mim ae tem treta :slight_smile:

Agora sério

Na minha opinião, Java está ganhando em TODOS os aspectos do .net, a única diferença mesmo é a velocidade de desenvolvimento, pelo fato de você ser preso ao Visual Studio, ao mesmo tempo a velocidade de desenvolvimento é mais rápida… Mas e a qualidade?

Sim, como eles disseram, .net pra programadores iniciantes é realmente mais fácil. Excesso de frameworks e IDEs? Alguém vê isso como uma coisa ruim? Eu só vejo vantagens nisso! Competitividade para o aumento da qualidade e mais opções para desenvolvimento em qualquer área. Existe modo de fazer MVC com asp.net? Eu ainda não consegui, muito menos em nível desktop.

E pra vocês verem como a microsoft tá levando um “pau”, alguém aqui conhece a fundo o SWT? É pra dar risada, há TANTOS componentes pra windows, até mais que o visual studio da M$! Depois dessa que eu não entendi, a IBM fazendo fazendo bibliotecas que superam a do próprio VS, tanto em qualidade quanto em quantidade. E por ae vai…

[quote=Leozin]pra mim ae tem treta :slight_smile:

Agora sério

Na minha opinião, Java está ganhando em TODOS os aspectos do .net, a única diferença mesmo é a velocidade de desenvolvimento, pelo fato de você ser preso ao Visual Studio, ao mesmo tempo a velocidade de desenvolvimento é mais rápida… Mas e a qualidade?

Sim, como eles disseram, .net pra programadores iniciantes é realmente mais fácil. Excesso de frameworks e IDEs? Alguém vê isso como uma coisa ruim? Eu só vejo vantagens nisso! Competitividade para o aumento da qualidade e mais opções para desenvolvimento em qualquer área. Existe modo de fazer MVC com asp.net? Eu ainda não consegui, muito menos em nível desktop.

E pra vocês verem como a microsoft tá levando um “pau”, alguém aqui conhece a fundo o SWT? É pra dar risada, há TANTOS componentes pra windows, até mais que o visual studio da M$! Depois dessa que eu não entendi, a IBM fazendo fazendo bibliotecas que superam a do próprio VS, tanto em qualidade quanto em quantidade. E por ae vai…[/quote]

voces não conhecem .NET, não falem tanta asneira. .NET é muito bom, e é a unica coisa que presta que a microsoft já fez. Nenhuma comparação séria do ambiente foi feita até hoje. Mas quanto à linguagem, C# é muito superior a Java, inclusive já tem anotações desde a sua primeira versão quase 6 anos atrás.

[quote=jmp][quote=Leozin]pra mim ae tem treta :slight_smile:

Agora sério

E pra vocês verem como a microsoft tá levando um “pau”, alguém aqui conhece a fundo o SWT? É pra dar risada, há TANTOS componentes pra windows, até mais que o visual studio da M$! Depois dessa que eu não entendi, a IBM fazendo fazendo bibliotecas que superam a do próprio VS, tanto em qualidade quanto em quantidade. E por ae vai…[/quote]

voces não conhecem .NET, não falem tanta asneira. .NET é muito bom, e é a unica coisa que presta que a microsoft já fez. Nenhuma comparação séria do ambiente foi feita até hoje. Mas quanto à linguagem, C# é muito superior a Java, inclusive já tem anotações desde a sua primeira versão quase 6 anos atrás. [/quote]

bixo, eu sou desenvolvedor .net só pra deixar bem claro

ninguém disse aqui que .net é ruim, estamos falando da superioridade do java e não da deficiência do .net. Conheço as duas linguagens, não trabalho com Java pois aqui ainda não “chegou a tecnologia” e não to fazendo essas afirmações “da boca pra fora”, são observações que eu mesmo presenciei :).

Cara me desculpe mas atualmente trabalho com .net (c#) e dizer que é muito superior você está forçando e muito, “tem anotações desde … bláblá”, de boa, isso não quer dizer nada, nunca vi nenhum framework que faça uso das anotações dele … por sinal, o único atributo que a “piãozada” usa é [Serializable] que é o mesmo que implementa interface ISerializable.

O que mais passo raiva aqui é ter que usar os produtos Microsoft que “empurram” guela abaixo sem nenhuma justificativa coerente.

é isso.
Roger Leite

É fato que muitas empresas acham melhor trabalhar com .NET porque “não tem um monte de frameworks e não tem um monte de IDEs”. E é justamente por isso que a maioria de nos acha o Java melhor. Então nesse caso não tem discução.

Para um iniciante em Java eu entendo, mas questão é, porque uma empresa iria achar ruim ter várias IDEs? hehe.

Alias, diferente do normal, ta muito boa a discução lá no TSS;

[quote=marcelomartins]É fato que muitas empresas acham melhor trabalhar com .NET porque “não tem um monte de frameworks e não tem um monte de IDEs”. E é justamente por isso que a maioria de nos acha o Java melhor. Então nesse caso não tem discução.

Para um iniciante em Java eu entendo, mas questão é, porque uma empresa iria achar ruim ter várias IDEs? hehe.[/quote]

É o mito da “despadronização”. Algumas pessoas acham que, para “manter o padrão”, é preciso que todos usem a mesma IDE, do mesmo jeito.

Java é legal.
.NET também é legal.

Não há tantos extremos assim… são duas coisas diferentes. E têm publico.

Meu Deus do céu. Vejamos pelo lado bom, pelo menos ele não falou de Ruby, hahahahaha. :slight_smile:

Java é legal
.Net não é legal

Só para contrariar. :slight_smile:

Se tem de menos o povo reclama, se tem de mais também reclamam. Aí fica flórida né?

Muitos Frameworks e IDEs ?

DumbDumbDumbDumbDumbDumbDumbDumb

daqui 10 minutos vai começar a vim os malas falarem de pynthon e ruby on rails

toda discussão da internet que envolve java sempre tem um retardado “AI PQ PYNTHON EH O BIXO, RUBY ON RAILS DESTROI QUALQUER COISA, JAVA PROGRAMMERS SEUS NOOBS HAHAHA”

isso já tá ficando chato ;b

[quote=ranophoenix]Neil Chaudhuri fala sobre os motivos que fizeram a empresa onde ele trabalha adotarem o .NET ao invés do Java. Tem algum pontos interessantes e acho que vale a pena conferir.

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=40611[/quote]

Eu acho que ele tem alguma razão em alguns pontos mas acho isso irrelevante também. Eu acredito que se deva ser mais pragmático em relação a este assunto: a ferramenta certa para o time, o projeto e a empresa certos.

Se a empresa quer manter o custo com profissionais de TI baixo irá provavelmente adotar o .NET. O .NET tem uma curva de aprendizado mais suave que Java, tem uma única IDE, muita coisa visual. Rapidamente você consegue fazer alguma coisa, logo terá mais programadores por aí programando .NET.

Mesma coisa se o time da empresa é de VB6 e ASP e a empresa quer dar um upgrade na tecnologia o .NET é o caminho mais natural.

Outra coisa se você quiser tomar uma decisão mais conservadora pode partir do principio que “Ninguém foi despedido por comprar da Microsoft” (antes isso era dito da IBM) e não terá que dar longas explicações à aquela diretoria que costuma comer marketing da Microsoft no café da manhã.
:smiley:

E as vantagens do Java?

A curva de aprendizado é mais pesada. Isto é muito bom para os profissionais da área. Cria um certo status e isso se reflete no bolso também. É bom para afugentar aqueles caras que saem programando sem estudar antes e aceitam receber salário baixo.

Muita frameworks e IDEs. O programador Java tem que conhecer conceito e padrões de desenvolvimento. Já trabalhou com Struts? Quando você trabalhar com o Spring Framework irá conseguir se adaptar rapidamente a parte Web dele. Por quê? Por que é tudo MVC, no mínimo terá algumas similaridades.

Eclipse ou NetBeans? Vai do gosto de cada um. Eu sou um cara de Eclipse. mas eu não recusaria trabalhar num projeto com NetBeans. Eu considero isso só uma questão de adaptação.

Para um projeto grande de alta complexidade e criticidade eu sou muito mais a plataforma Java que .NET. Não estou dizendo que não é possível com .NET, sem flame war, por favor :wink:. Eu não preciso ficar preso a um determinado vendedor. Nem mesmo a Sun. A BEA e a IBM tem JDKs também. Mesma coisa para servidores de aplicação e frameworks. Salário de programador? Com certeza pesa muito menos, ou deveria, em um projeto desses.

Esse artigo é muito subjetivo, muitas razões apontadas como desvantagem eu acho vantagem.

Eu gosto de ter opções.

Aí não tem certo/errado, a opinião é de cada um mesmo. :roll:

[quote=boaglio]
Esse artigo é muito subjetivo, muitas razões apontadas como desvantagem eu acho vantagem.

Eu gosto de ter opções.

Aí não tem certo/errado, a opinião é de cada um mesmo. :roll: [/quote]

Acho que depende da opinião, porém existem alguns casos onde um é mais apropriado que o outro (se bem que no netbeans 5.5 as coisas estão mudando).

Por exemplo, alguns plug-ins do eclipse eu acho bem “essenciais” e no netbeans não existe (ou não existia) nada parecido. Já precisei usar hibernate tools no meio de um projeto netbeans, tive q instalar o eclipse e usar os dois.

No fim da história, eu uso dois, escolho um ou outro dependendo do projeto.

Não acho que Java seja difícil, para dizer a verdade acho que é bem fácil se comparado a outras coisas como C++.

Acontece que Java é muito grande. Algumas pessoas usam isso como “argumento” contra o Java, mas acredito que isso seja apenas uma conseqüência do sucesso da plataforma.

De duas uma, daqui a 10 anos ou o C#, ou Ruby, ou “coloque sua linguagem preferida” estará gigante assim como o Java (conqüência do sucesso) ou extinto.

Isso é um tanto inevitável.