Bom, pra mim o assunto não morreu. Eu gosto de ler os comentários do luidhi (e de várias pessoas daqui) sobre esse assunto, ainda que ele tenha se excedido um pouco dessa vez.
“fabio.patricio”:
…tem algumas questoes que essa “lenda urbana” esconde…
Se puder colocar aqui quais são as questões, seria legal. Fiquei curioso!
“luidhi”:
vou repitir pela 183340034 log 10 vez… Eu não concordo com o que é feito com a carga tributária hoje do CLT, mas também não concordo com esse prostíbulo que é PJ.
Acho que precisa uma reforma na CLT, e mandar esse bando de sindicalistas que só se importam com a classe deles ir pastar e tornar isso mais flexível para ambos os lados (empregador e empregado).
Dos dois o melhor ainda é CLT. Quem for High-Lander e tiver vida eterna, reze para não cortarem a cabeça e vá de PJ. Eu já estou velho o suficiente para aguentar a prostituição que é PJ.
Por esses e mais alguns comentários que vc fez antes, eu estou com a impressão de que vc provavelmente tem uma péssima idéia de “cargos como PJ” ou “empresas que contratam PJs” por péssimas experiências próprias ou por só ouvir péssimas experiências dos colegas mais próximos. Pode ser que seja isso, sem problema nenhum, porque realmente existem muitas empresas ruins. Eu mesmo passei por uma fase que eu tava quase indo me benzer porque eu só caia no meio de furada. Mas, de qualquer jeito, isso seria só uma coincidência, e não representa o mercado inteiro. Como eu disse no outro tópico, isso não significa que empresas que contratam funcionários como PJ não são sérias. Empresas não sérias existem independente da forma de contratação, assim como as sérias e tá cheio de gente aqui provando isso.
“victor.godinho”:
Acho que esse tema é igual a futebol e religião mas vou dar minha opinião…
Não concordo que esse assunto seja igual a religião ou futebol. É uma questão de opinião pessoal, mas não chega a esse ponto. Pelo menos futebol e religião a gente pode deixar de lado e seguir a vida, mas esse assunto É a nossa vida.
“victor.godinho”:
…pessoas novas = PJ e pessoas mais velhas ou com fortes responsabilidades = CLT
Realmente houve um tempo que as coisas funcionavam dessa forma: somente gerentes ou pessoas responsáveis diretamente por projetos, contas etc eram contratados como CLT. Todo o resto da empresa era PJ. Mas pelo que eu vejo já há algum tempo essa “divisão” desapareceu. Posso citar como exemplo a última empresa que eu trabalhei, onde todo mundo era PJ (desde os juniores até os gerentes das maiores contas), com exceção do presidente, uns dois ou três diretores e um (apenas um) líder de projeto.
A única diferença em relação ao que vc falou é sobre pessoas novas ou velhas. Essa associação acaba acontecendo porque muitos cargos de gerência e/ou de responsabilidade só são conquistados com muita estrada, mas eu já vi inúmeros CLTs bem novos, assim como PJs mais velhos. Na prática mesmo, não existe essa relação PJ->Novos, CLT->Velhos.
“victor.godinho”:
Eu tenho 17 anos, não vejo o menor porque de se trabalhar como CLT quando como PJ eu posso ganhar o dobro…
Cuidado com essa ilusão. Nenhum PJ ganha o dobro do que ganharia como CLT. E mesmo que ganhe “mais”, o motivo para os PJs ganharem “mais” (atenção nas aspas, são propositais) do que CLTs é porque quem é PJ precisa manter a sua própria empresa, ou seja, pagar seus próprios impostos, seu próprio contador, sua própria estrutura e seus próprios benefícios. Quer dizer, a empresa que te contrata repassa para você a responsabilidade de arcar com a sua vida burocrática, mas como isso tem um custo o preço final do PJ (salário bruto) acaba sendo maior do que seria o seu valor bruto como CLT (mas não é o dobro). No final das contas em muitas situações os valores líquidos de PJ e de CLT são bem parecidos. A única diferença aqui, e que pra mim é uma das duas grandes vantagens de ser PJ, é que vc pode pagar menos impostos do que um CLT paga. E se vc estiver bem informado e tiver um bom contador com vc, provavelmente vão juntos conseguir achar alguma solução para pagar uma porcentagem muito pequena de impostos, taxas etc e no fim da história vc vai conseguir um saldo líquido maior do que a grande maioria dos CLTs. Eu, por exemplo, passei muito tempo pagando menos de 10% do meu valor bruto mensal em impostos, taxas, honorários etc. Tudo junto. Isso sim pra mim é uma grande vantagem.
“victor.godinho”:
…como por exemplo já estar visando aposentadoria…
Que aposentadoria?? INSS??? Vc só pode estar brincando… já ouviu falar em previdência privada?