Mais um tópico sobre CLT x PJ

48 respostas
MarcioTavares

Pessoal, vamos continuar a discussão sobre CLT x PJ aqui nesse tópico novo. O outro já está descaracterizado do assunto inicial, mas ainda dá tempo de mudar o foco pra cá e deixar algum moderador fechar o outro.

O tópico inicial era esse: VAGA: Analista Desenv/Arquiteto Java.

48 Respostas

victor.godinho

descaracterizado do assunto inicial
??? ahahha, totalmente descaracterizado, hahaha. Acho que esse tema ´igual a futebol e religião mas vou dar minha opinião, rsrsrs

Na minha opinião a coisa é bem simples, pessoas novas = PJ e pessoas mais velhas ou com fortes responsabilidades = CLT, (resumindo tudo).

Exemplo: Eu tenho 17 anos, não vejo o menor porque de se trabalhar como CLT quando como PJ eu posso ganhar o dobro. Claro que para tudo há sua exceção, como por exemplo já estar visando aposentadoria ou sei lá o que.

Bem, espero mais pensamentos sobre o tema. :smiley:

F

Eu ia continuar debatendo, tem algumas questoes que essa “lenda urbana” esconde, mas depois do comentario

Pra mim o assunto morreu por aqui.

]['s

victor.godinho

Eu ia continuar debatendo, tem algumas questoes que essa “lenda urbana” esconde, mas depois do comentario

luidhi wrote:

PJ TEM QUE MORRER.

Pra mim o assunto morreu por aqui.

:shock: O loko… o pessoal já tá indo pra agressividade… hahahha, calma gente

MarcioTavares

Bom, pra mim o assunto não morreu. Eu gosto de ler os comentários do luidhi (e de várias pessoas daqui) sobre esse assunto, ainda que ele tenha se excedido um pouco dessa vez.

“fabio.patricio”:
…tem algumas questoes que essa “lenda urbana” esconde…
Se puder colocar aqui quais são as questões, seria legal. Fiquei curioso! :smiley:

“luidhi”:
vou repitir pela 183340034 log 10 vez… Eu não concordo com o que é feito com a carga tributária hoje do CLT, mas também não concordo com esse prostíbulo que é PJ.
Acho que precisa uma reforma na CLT, e mandar esse bando de sindicalistas que só se importam com a classe deles ir pastar e tornar isso mais flexível para ambos os lados (empregador e empregado).
Dos dois o melhor ainda é CLT. Quem for High-Lander e tiver vida eterna, reze para não cortarem a cabeça e vá de PJ. Eu já estou velho o suficiente para aguentar a prostituição que é PJ.
Por esses e mais alguns comentários que vc fez antes, eu estou com a impressão de que vc provavelmente tem uma péssima idéia de “cargos como PJ” ou “empresas que contratam PJs” por péssimas experiências próprias ou por só ouvir péssimas experiências dos colegas mais próximos. Pode ser que seja isso, sem problema nenhum, porque realmente existem muitas empresas ruins. Eu mesmo passei por uma fase que eu tava quase indo me benzer porque eu só caia no meio de furada. Mas, de qualquer jeito, isso seria só uma coincidência, e não representa o mercado inteiro. Como eu disse no outro tópico, isso não significa que empresas que contratam funcionários como PJ não são sérias. Empresas não sérias existem independente da forma de contratação, assim como as sérias e tá cheio de gente aqui provando isso.

“victor.godinho”:
Acho que esse tema é igual a futebol e religião mas vou dar minha opinião…
Não concordo que esse assunto seja igual a religião ou futebol. É uma questão de opinião pessoal, mas não chega a esse ponto. Pelo menos futebol e religião a gente pode deixar de lado e seguir a vida, mas esse assunto É a nossa vida.

“victor.godinho”:
pessoas novas = PJ e pessoas mais velhas ou com fortes responsabilidades = CLT
Realmente houve um tempo que as coisas funcionavam dessa forma: somente gerentes ou pessoas responsáveis diretamente por projetos, contas etc eram contratados como CLT. Todo o resto da empresa era PJ. Mas pelo que eu vejo já há algum tempo essa “divisão” desapareceu. Posso citar como exemplo a última empresa que eu trabalhei, onde todo mundo era PJ (desde os juniores até os gerentes das maiores contas), com exceção do presidente, uns dois ou três diretores e um (apenas um) líder de projeto.
A única diferença em relação ao que vc falou é sobre pessoas novas ou velhas. Essa associação acaba acontecendo porque muitos cargos de gerência e/ou de responsabilidade só são conquistados com muita estrada, mas eu já vi inúmeros CLTs bem novos, assim como PJs mais velhos. Na prática mesmo, não existe essa relação PJ->Novos, CLT->Velhos.

“victor.godinho”:
Eu tenho 17 anos, não vejo o menor porque de se trabalhar como CLT quando como PJ eu posso ganhar o dobro
Cuidado com essa ilusão. Nenhum PJ ganha o dobro do que ganharia como CLT. E mesmo que ganhe “mais”, o motivo para os PJs ganharem “mais” (atenção nas aspas, são propositais) do que CLTs é porque quem é PJ precisa manter a sua própria empresa, ou seja, pagar seus próprios impostos, seu próprio contador, sua própria estrutura e seus próprios benefícios. Quer dizer, a empresa que te contrata repassa para você a responsabilidade de arcar com a sua vida burocrática, mas como isso tem um custo o preço final do PJ (salário bruto) acaba sendo maior do que seria o seu valor bruto como CLT (mas não é o dobro). No final das contas em muitas situações os valores líquidos de PJ e de CLT são bem parecidos. A única diferença aqui, e que pra mim é uma das duas grandes vantagens de ser PJ, é que vc pode pagar menos impostos do que um CLT paga. E se vc estiver bem informado e tiver um bom contador com vc, provavelmente vão juntos conseguir achar alguma solução para pagar uma porcentagem muito pequena de impostos, taxas etc e no fim da história vc vai conseguir um saldo líquido maior do que a grande maioria dos CLTs. Eu, por exemplo, passei muito tempo pagando menos de 10% do meu valor bruto mensal em impostos, taxas, honorários etc. Tudo junto. Isso sim pra mim é uma grande vantagem.

“victor.godinho”:
…como por exemplo já estar visando aposentadoria
Que aposentadoria?? INSS??? Vc só pode estar brincando… já ouviu falar em previdência privada?

F

Isso é uma filosofia mesmo, pois a realidade é bem diferente, pois vagas de CLT a grande maioria para nao dizer uns 80% das vagas sao de valores baixos e para pessoas q estao com uma renda maior como pl ou clt flex fica dificil de aceitar, segundo se você for uma pessoa controlada como pj vive como um clt basta saber cobrar, pois vc pode pagar sua previdencia, seu plano de saude, seguro de vida, guardar uma merreca baseado no valor bruto, e i vivendo, pois hoje mesmo como pj se voce for um bom funcionario consegue pegar 10 dias de ferias e a empresa nem desconta digo mais as x consegue ate 20 dias depende muito da conversa que tem com seu gerente…
Agora clt para ganhar 4500,00 para baixo fica dificil, a nao ser q a pessoa ganhe menos que isso ou o mesmo valor como pj. entao é relativo.
cada um sabe oq é melhor para você.

[]´s

peczenyj

Os dois modelos tem suas falhas, entretanto como PJ vc tem mais dinheiro para gastar nas coisas que todos nós “precisamos”.

Devido ao SUS ser a vergonha que é, temos que apelar para “planos de saúde”. Devido à VERGONHA que é o INSS precisamos apelar para “previdência privada”. Devido a vergonha que em que estão algumas escolas públicas precisaremos colocar nossos filhos em caríssimas escolas particulares.

Ok, digamos que CLT seja “bom”. Vamos continuar precisando de dinheiro para obter aquilo que o estado não dá, nesse ponto o PJ PODE ser mais vantajoso.

Eu não me importaria em ser CLT se não fosse uma porrada nos 2 rins com tanto desconto, imposto de renda, etc.

peczenyj

Se bem que…

http://www.apinfo.com/sal.xls

Comparei o quanto eu ganharia como PJ e CLT. Acabo de ficar com cara de bobo porque os valores são praticamente os mesmos, o que “desaparece” com o meu dinheiro MESMO é o FGTS.

Sem falar que gastei X pra abrir a empresa e gastarei Y para fecha-la…

L

FGTS?

Acabo de receber o holerite desse mês e o que fez meu salário sumir foi: Imposto de Renda e INSS…

O FGTS nem é descontado…pelo menos aqui aonde eu trabalho…não sei se em todo lugar é assim!

L

E eu concordo com vc…

jah se foi o tempo que PJ ganhava o dobro do CLT…agora jah estão quase iguais o salário bruto de ambos.

recoma

FGTS não é descontado do trabalhador, mas é o empregador que tem que recolher os 8%… então é o Salário + 8%…

O problema da CLT é o IR mordido diretamente na fonte!

Resumindo: Quanto mais alto é o seu salário, menos vantajoso fica a CLT pra vc, pois o IR que é fixo para PJ é crescente para CLTs, ficando com até 27,5%!

peczenyj

me expressei mal.

na diferença entre o que vc recebe no fim de um ano, como clt vc tem menos dinheiro ainda que o pj, porem se vc contar o que tem no FGTS, então essa diferença fica muito menor.

é claro que para valores talvez na casa dos 5k ou 10K a curva deve saturar.

alex

Sei que depende muito de pessoa para pessoa , de caso para caso, mas haveria um cálculo aproximado de quanto eu deveria descontar em porcentagem quando me vejo diante de um salário CLT e outro PJ , para saber o valor líquido ?

L

Em www.apinfo.com tem uma planilha que te mostra detalhadamente essas informações.

L

De novo não pelamordedeus!!! Todo tópico com a famosa “CLT x PJ” deveria ser trancado automaticamente. Não aguento mais.

Rafael_Steil

luidhi:
MarcioTavares:

Pessoal, vamos continuar a discussão sobre CLT x PJ aqui nesse tópico novo.

De novo não pelamordedeus!!! Todo tópico com a famosa “CLT x PJ” deveria ser trancado automaticamente. Não aguento mais.

Relaxa 8)

Desde que as mensagens respeitem todo mundo e que o topico nao se mova para uma discussao de futebol, o pessoal é livre para discutir.

A todos: lembrem-se do assunto deste topico, e tentem manter o foco :slight_smile:

Rafael

CarlosEduardoDantas

pelo menos aonde estou, está compensando ser CLT, já que no final do mes a diferença entre os 2 é pequena … acho que PJ é vantajoso quando é para se ganhar MUITO MAIS … agora o que vejo é gente preferindo tirar um liquido de 100, 200 a mais por mes para ser PJ, o que pra mim nem compensa…

R

Por isso que gosto do “CLT Flex”, você mantém benefícios de CLT, e ganha o salário de líquido por fora.

[]´s

Jair_Rillo_Junior

Bom, não dá para falar qual é melhor que qual. Cada um tem seus prós e contras.
Você só pode comparar o PJ com o CLT se você possui uma proposta salarial entre os dois e realmente “poe na balança” para ver qual é mais vantajoso.
Hoje eu sou CLT, porém fui PJ por 2 anos. Mudei para CLT porque além dos beneficios que foram muito melhores, meu salário bruto não mudou muito, ou seja, CLT foi uma vantagem muito maior para mim.

Cada um tem uma opinião em cima disso, porém a minha principal opinião é que o CLT, por existir registro em carteira, FGTS, etc é melhor a longo prazo, enquanto PJ é melhor no presente, isso se você souber se controlar.

Nunca fui CLT Flex, porém pelo pouco que eu vi, não gostei de alguns fatores, como:

• Por ser registrado com um valor baixo, tanto o FGTS, Décimo terceiro, décimo quarto (se existir), é em cima desse valor baixo.
  • Comprovar renda com CLT Flex acredito que seja mais dificil. Como CLT só mostrar o Holerite, como PJ você comprova sendo um “empresario”, agora como CLT Flex eu já não sei exatamente como fazer.
  • Dependendo do CLT Flex, eu já vi uma forma onde o funcionario recebe tipo um cartao de débito e deve usar esse cartao, o sistema para ganhar por “fora”, além de ser estranho, pode dar problema com o Imposto de renda.

Acho que se alguém for optar por CLT ou PJ ou PJ Flex, tem que analisar com atenção a proposta de cada um e verificar qual é a melhor.

Só para constar, hoje eu sou CLT e estou feliz, muito mais do que na época de PJ.

MarcioTavares

“luidhi”:
Como disse o Rafael, relaxa, e tenta não levar esse assunto pro lado pessoal. Cada um tem a sua opinião e por mais que vc não concorde tem que respeitar ou tentar expor argumentos concretos sobre a sua opinião contrária. E aliás esse assunto faz parte do nosso dia-a-dia profissional, não tem porque bloquear esse tipo de tópico enquanto a discussão estiver dentro das regras.

“Rafaelprp”:
Por isso que gosto do “CLT Flex”, você mantém benefícios de CLT, e ganha o salário de líquido por fora.
i++

ManchesteR:
Bom, não dá para falar qual é melhor que qual. Cada um tem seus prós e contras. Você só pode comparar o PJ com o CLT se você possui uma proposta salarial entre os dois e realmente “poe na balança” para ver qual é mais vantajoso.
Concordo. Existem situações e situações. Hoje eu trabalho como CLT Flex, porque a proposta fui muito boa pra mim. Mas antes eu sempre trabalhei como PJ, porque as propostas sempre eram bem melhores do que CLT (no caso, CLT full). O que importa pra mim é o valor líquido do salário.

ManchesteR:
Cada um tem uma opinião em cima disso, porém a minha principal opinião é que o CLT, por existir registro em carteira, FGTS, etc é melhor a longo prazo, enquanto PJ é melhor no presente, isso se você souber se controlar.
Melhor a longo prazo, em que ponto? Em qual sentido?

ManchesteR:
Por ser registrado com um valor baixo, tanto o FGTS, Décimo terceiro, décimo quarto (se existir), é em cima desse valor baixo.
Isso é verdade. Mas nesse caso é uma desvantagem até frente a uma proposta equivalente como PJ.

ManchesteR:
Comprovar renda com CLT Flex acredito que seja mais dificil. Como CLT só mostrar o Holerite, como PJ você comprova sendo um “empresario”, agora como CLT Flex eu já não sei exatamente como fazer.
Não, tudo o que vc recebe como CLT Flex vem no seu contra-cheque (pelo menos no meu caso é assim), então vc pode comprovar a sua renda real tranquilamente. Eu já pude comprovar isso na prática algumas vezes.

ManchesteR:
Dependendo do CLT Flex, eu já vi uma forma onde o funcionario recebe tipo um cartao de débito e deve usar esse cartao, o sistema para ganhar por “fora”, além de ser estranho, pode dar problema com o Imposto de renda.
Depende da empresa. Comigo não é assim. Mas isso não dá problema com o IR não.

L

Rafael Steil:
luidhi:
MarcioTavares:

Pessoal, vamos continuar a discussão sobre CLT x PJ aqui nesse tópico novo.

Relaxa 8)

Desde que as mensagens respeitem todo mundo e que o topico nao se mova para uma discussao de futebol, o pessoal é livre para discutir.

A todos: lembrem-se do assunto deste topico, e tentem manter o foco :slight_smile:

Rafael

Ah, então tudo bem, vamos entrar na briga.

Hoje, se eu somar tudo que tenho para receber como CLT, eu teria um salário 30% maior que tenho em carteira.

A empresa que trabalho, tem R$ 350 milhões de dívidas trabalhistas referentes a contratos com terceiros, em que as empresas não pagaram os direitos trabalhistas e colocaram a empresa como co-responsável pelos direitos não pagos.

Ou seja, não gosto de PJ. Na época que comecei como PJ, os salários eram quase 80% maiores que CLT. Hoje, mal chega a 20% quando não é igual.
Porque acontece isso hoje? Porque, as empresas sérias, que não querem mais problemas com direitos trabalhistas, ou absorveram os profissionais das bodyshops como funcionários ou exigiram que sejam registrados pela contratada. Ou seja, hoje, PJ, só as bocas de porco mantém. Lógico, há excessões, tem empresa que te paga como PJ, muito bem, ainda oferecem benefícios. Isso é legal, mas raro.
Outro problema de PJ, é que o profissional levanda da cadeira e vai embora. As empresas perdem muito com isso, principalmente quem contratou, treinou, viu o cara aprender e… ir embora.

Tá todo mundo “celetizando”. Vide telefonica, unibanco, bradesco, hp e outras mais que não tenho certeza.
[]'s

L

A CLT permite o pagamento de até 50% do salário em benefícios, fora isso é irregular, ou seja, CLT Flex é mais uma maracutaia para não pagar impostos…
Agora pergunto: Porque não revisam a clt ao invés de meter a gente nessas frias ?

R

Uma coisa que eu reparei, é que em muitas empresas que oferecem vínculo CLT, existem requisitos como, ser formado, tempo de formado, se tem pós-graduação, etc.

Para poder adequar a pessoa a um cargo, o que dificulta bastante a vida da galera que não é formada ou é formada pouco tempo, etc.

[]´s

R

Complementando:

Isso impacta a proposta do salário.

L

Vai trabalhar Rafael… vou subir aí pra ir pro almoço, fala com BrunoNA hahahaahahahahahahaha

CLT Flex pra quem é novo é uma maravilha, o dinheiro não fica retido na fonte, a gente torra tudo, esbanjando… imposto de c… é r…

peczenyj

Te digo o motivo:

Sempre que alguem tenta mudar 1 linha de qq lei trabalhista vem [telefone removido] politicos FDP gritarem que estão acabando com a CLT, que os direitos trabalhistas vão pro saco, que os EUA vão dominar tudo, a Amazonia vai morrer, etc.

Agora quando tu pergunta pra um ANIMAL desses qual a ideia deles pra melhorar a situação dos trabalhadores vem aquela ladainha de “redução da carga de trabalho sem redução no salario” e outras coisas ufológicas.

MarcioTavares

“luidhi”:
Ou seja, hoje, PJ, só as bocas de porco mantém. Lógico, há excessões, tem empresa que te paga como PJ, muito bem, ainda oferecem benefícios. Isso é legal, mas raro.
Engano seu. Não é raro. Existem muitas empresas ruins por aí, e são empresas que contratam tanto como CLT, quanto como PJ, assim como existem muitas empresas boas por aí, que contratam tanto como CLT, quanto como PJ (btw as últimas que eu trabalhei eram bem legais). Isso não tem nada a ver com a forma de contratação.

“luidhi”:
Outro problema de PJ, é que o profissional levanda da cadeira e vai embora. As empresas perdem muito com isso, principalmente quem contratou, treinou, viu o cara aprender e… ir embora.
Desde quando isso é “problema de PJ”? Desde quando o fato de uma pessoa ser contratada como CLT significa que ela vai ficar “presa” lá? Alguns amigos meus que fizeram coisas parecidas com essas mesmo sendo CLT. Aqui na empresa onde estou trabalhando teve um rapaz que entrou (como CLT) e alguns dias depois saiu porque recebeu uma proposta melhor (como PJ). Isso não tem nada a ver com ser CLT ou ser PJ, tem a ver com a pessoa (os objetivos dela ou até a índole dela) ou com a empresa (se o ambiente dela é ruim etc). O nosso mercado é muito dinâmico e isso não tem a ver com a forma de contratação.

“luidhi”:
A CLT permite o pagamento de até 50% do salário em benefícios, fora isso é irregular, ou seja, CLT Flex é mais uma maracutaia para não pagar impostos…
Já falei em outros tópicos que se PJ, CLT Flex, <qualquer-outra-contratação-direfente-de-CLT Full> são ilegais, eu não tô nem aí. O que importa pra mim é se o trabalho que eu estou fazendo é legal, se a empresa que eu estou é legal e o que eu recebo líquido no final (ou início) do mês. Eu sei que vc não concorda com isso e eu respeito a sua opinião. Só que me parece que vc tem uma péssima idéia por experiências próprias ruins, o que não significa que o mercado inteiro seja ruim, como falei no início do tópico.

“luidhi”:
Agora pergunto: Porque não revisam a clt ao invés de meter a gente nessas frias ?
Cara, escreve o que eu tô te falando: não vão revisar a CLT NUNCA. Sinceramente, tomara que eu esteja errado, que eu queime a língua etc etc, mas a minha esperança de que isso aconteça é ZERO.

“Rafaelprp”:
Uma coisa que eu reparei, é que em muitas empresas que oferecem vínculo CLT, existem requisitos como, ser formado, tempo de formado, se tem pós-graduação, etc.
Para poder adequar a pessoa a um cargo, o que dificulta bastante a vida da galera que não é formada ou é formada pouco tempo, etc.
Isso impacta a proposta do salário.
Isso também depende da empresa. Onde eu estou não fazem questão de profissionais formados, mas sim da experiência. O meu caso é um exemplo: eu tenho uma pendência legal com a faculdade onde estudei e oficialmente não estou formado, mas isso não impediu que eu fosse contratado ou que me dessem um adicional na minha proposta por grande experiência com outras tecnologias.

CarlosEduardoDantas

acho que o que o luidhi quis dizer é que como PJ não tem vinculo com a empresa… é mtu mais facil pra um PJ levantar da cadeira e falar “tchau, não volto mais” do que um CLT, já que tem esquemas como aviso prévio em jogo (com mais de 3 meses de casa obviamente) …

L

O problema é que o que é importante pra um, não chega nem a ser relevante pra outro.

Por exemplo, um acha que os benefícios oferecidos pelo CLT são importantes, outro não quer nem saber disso, só se preocupa com o dinheiro na conta no final do mês. Um quer estabilidade, já outro não quer ficar muito tempo em uma empresa. E pra cada caso, CLT ou PJ se adequa melhor.

Logo, esse tópico vai chegar a 50 páginas sem um consenso. Acho que o mais interesssante seriam as pessoas colocarem assim:

Prefiro PJ por
-x
-y
-z

dai quem prefere clt fala os motivos e assim por diante. Sem querer conflitar com a opinião do outro, pq jah esta provado que essa discussão é como futebol e religião. Cada um tem a sua opinião e não vai ceder…

L

caduengenheiro:
MarcioTavares:

“luidhi”:
Desde quando isso é “problema de PJ”? Desde quando o fato de uma pessoa ser contratada como CLT significa que ela vai ficar “presa” lá? Alguns amigos meus que fizeram coisas parecidas com essas mesmo sendo CLT. Aqui na empresa onde estou trabalhando teve um rapaz que entrou (como CLT) e alguns dias depois saiu porque recebeu uma proposta melhor (como PJ). Isso não tem nada a ver com ser CLT ou ser PJ, tem a ver com a pessoa (os objetivos dela ou até a índole dela) ou com a empresa (se o ambiente dela é ruim etc). O nosso mercado é muito dinâmico e isso não tem a ver com a forma de contratação.

acho que o que o luidhi quis dizer é que como PJ não tem vinculo com a empresa… é mtu mais facil pra um PJ levantar da cadeira e falar “tchau, não volto mais” do que um CLT, já que tem esquemas como aviso prévio em jogo (com mais de 3 meses de casa obviamente) …

Isso mesmo que quis dizer, Obrigado.

CarlosEduardoDantas

certo, vamos lá

prefiro CLT por:

1 - Benefícios (pelo menos nos lugares que trabalhei de PJ não tive benefício algum, nem busao, nem vale refeicao nem nada)
2 - Estabilidade - tenho família para sustentar…
3 - Salário - trabalhar como PJ pra ganhar 20, 30% a mais? nem na lua!!!
4 - Maluquice com contas - Cara… Deus me livre com contador, pagar aki, ali, blablabla
5 - Comprovação de renda - Alguns lugares exigem comprovação de renda na carteira … e outra coisa… é mtu mais facil tu comprovar renda com um olerite… convenhamos

todas as opinioes acima sao pessoais minhas… as vezes alguem é PJ e tem um monte de beneficios… sorte sua!! pq eu nao tive… ou alguem é PJ e ganha 3, 4 vezes mais que um CLT… sorte sua pq eu nao tive!!! entao no meu caso compensa clt… em outros talvez nao…

R

Com ou sem aviso prévio o cara vai vazar de qualuqer jeito, e dependendo da pessoa o cara pode até ficar morcegando durante todo o aviso.

É complicado.

Eu gosto do clt flex porque:

• $$$ Líquido maior
  • Tenho férias e 13º (ok, 13º é baseado no que tem em carteira, mas como pj nem isso tinha)
  • Pagam meu inss, não sob o teto, mas depois isso pode ser compensado.
  • Fundo de garantia idem, não é sob o valor total, mas tem alguma coisa.
  • Benefícios (refeição, assistência médica, etc)

Concordo que CLT é a melhor forma de se vincular a uma empresa, mas acontece que as propostas para PJ e flex, em muitos casos, são muito superiores.

Esse é meu ponto de vista.

[]´s

L

Rafaelprp:
Com ou sem aviso prévio o cara vai vazar de qualuqer jeito, e dependendo da pessoa o cara pode até ficar morcegando durante todo o aviso.

É complicado.

O problema é quando vc tem benefícios bons, vc pensa duas vezes… Mas se o salário é muito melhor, vaza mesmo.

Já colocou no papel quanto vc ganharia se o seu salário fosse pago full clt?

Não tenho visto isso não, pelo menos em valores anuais. Se você conseguiu isso, sorte sua.
Somando meu salário anual com tudo (13, férias, até restituição do IRRF) tá dando mais do que eu ganhava como PJ, e olha que em carteira eu recebo 25% a menos do que ganhava como PJ.
[edit]
Fiz uma conta aqui, de benefícios em relação a PJ, recebo 47% a mais que meu salário nominal
[/edit]

Respeito sua opnião!

R

luidhi:
Já colocou no papel quanto vc ganharia se o seu salário fosse pago full clt?

Sim, e acredito que este seja o passo decisivo na escolha.

Obrigado. :smiley:

[]´s

MarcioTavares

caduengenheiro:
MarcioTavares:
acho que o que o luidhi quis dizer é que como PJ não tem vinculo com a empresa… é mtu mais facil pra um PJ levantar da cadeira e falar “tchau, não volto mais” do que um CLT, já que tem esquemas como aviso prévio em jogo (com mais de 3 meses de casa obviamente)…
Repetindo o que eu falei antes: desde quando isso é um problema de PJ? Aliás, falando em aviso prévio, recentemente um amigo meu foi meio que “forçado” a cumprir 15 dias de “aviso prévio” na empresa onde ele estava e quis sair. O que tem de estranho nisso? Ele era PJ. Ou seja: isso não tem nada a ver com ser CLT ou ser PJ. Se alguém quiser sair de uma empresa, vai sair sendo CLT ou sendo PJ. Não tem essa de “mais fácil” (se fosse há 15, 20 anos, nem falava nada…).

“lavh”:
Por exemplo, um acha que os benefícios oferecidos pelo CLT são importantes, outro não quer nem saber disso, só se preocupa com o dinheiro na conta no final do mês. Um quer estabilidade, já outro não quer ficar muito tempo em uma empresa. E pra cada caso, CLT ou PJ se adequa melhor.
Olha o preconceito aí. Quer dizer que CLT significa “estabilidade” e PJ significa “não querer ficar muito tempo em uma empresa”? Essa idéia é que eu queria combater, não concordo de jeito nenhum com isso. Se uma empresa for te mandar embora, ela vai te mandar sendo CLT ou sendo PJ. É indiferente.

Meu emprego atual é como CLT Flex, e eu concordo com os comentários do Rafaelprp sobre essa modalidade:

Rafaelprp:
- $$$ Líquido maior

• Tenho férias e 13º
  • Pagam meu inss, não sob o teto, mas depois isso pode ser compensado.
  • Fundo de garantia idem, não é sob o valor total, mas tem alguma coisa.
  • Benefícios (refeição, assistência médica, etc)

Como PJ, eu diria:

• Valor líquido muito bom;
  • Posso incluir os pagamentos extras no meu valor anual;
  • Posso incluir no meu valor mensal o suficiente para pagar meu próprio plano de saúde de qualidade, meu transporte, minha previdência privada (Deus me livre de INSS), entre diversos outros benefícios;
  • Tenho férias normais;

OBS: pelo menos as últimas 3 empresas que eu trabalhei como PJ foram assim.

“Rafaelprp”:
Concordo que CLT é a melhor forma de se vincular a uma empresa, mas acontece que as propostas para PJ e flex, em muitos casos, são muito superiores.
i++

O que eu vejo de desvantagem na modalidade PJ, em comparação com a CLT, é o FGTS. Só isso. Além disso, PJ realmente dá mais trabalho do que CLT, porque quem assume a parte burocrática da sua vida é você mesmo, e isso realmente não é muito agradável para quem não está acostumado ou é muito novo. Só que, de fato, isso é questão de costume mesmo, e eu acho até bom pra complementar o seu perfil profissional, e principalmente pra quem tem planos de ter a própria empresa ser PJ serve como uma forma de “treinamento” da parte burocrática da história.

CarlosEduardoDantas

MarcioTavares:
caduengenheiro:
MarcioTavares:
acho que o que o luidhi quis dizer é que como PJ não tem vinculo com a empresa… é mtu mais facil pra um PJ levantar da cadeira e falar “tchau, não volto mais” do que um CLT, já que tem esquemas como aviso prévio em jogo (com mais de 3 meses de casa obviamente)…
Repetindo o que eu falei antes: desde quando isso é um problema de PJ? Aliás, falando em aviso prévio, recentemente um amigo meu foi meio que “forçado” a cumprir 15 dias de “aviso prévio” na empresa onde ele estava e quis sair. O que tem de estranho nisso? Ele era PJ. Ou seja: isso não tem nada a ver com ser CLT ou ser PJ. Se alguém quiser sair de uma empresa, vai sair sendo CLT ou sendo PJ. Não tem essa de “mais fácil” (se fosse há 15, 20 anos, nem falava nada…).

Verdade… acontece com todos… mas é mais comum acontecer com PJ… isso é fato. Qto ao aviso que ele cumpriu, não sei o que estava no contrato dele, mas isso nao é o que normalmente acontece.

Aí é que ta cara… esses benefícios que tu citou de PJ, aconteceram com voce, lembre-se que isso nao é regra como na clt, logo nao acontece necessariamente com todos :wink:

MarcioTavares

Bom, pra encerrar esse assunto, só mais alguns comentários:

“caduengenheiro”:
Verdade… acontece com todos… mas é mais comum acontecer com PJ… isso é fato. Qto ao aviso que ele cumpriu, não sei o que estava no contrato dele, mas isso nao é o que normalmente acontece.
“caduengenheiro”:
Aí é que ta cara… esses benefícios que tu citou de PJ, aconteceram com voce, lembre-se que isso nao é regra como na clt, logo nao acontece necessariamente com todos
O que eu vejo atualmente é que existe um preconceito bem grande sobre pessoas que trabalham como PJ e empresas que contratam como PJ. Agora eu consegui ver claramente como esse preconceito é bem maior do que eu imaginava.

É sobre a idéia desses comentários em negrito acima que eu venho insistindo nessa questão do preconceito. Vejam que eu não estou dizendo se PJ é legal ou não, isso não importa aqui, mas eu estou dizendo que realmente existe uma imagem muito ruim de PJ, muito maior do que é a realidade. Claro que existem muitos lugares ruins por aí, claro que “benefícios” não são obrigatórios, como é na CLT, mas o que eu mencionei acima não aconteceu somente comigo e não foi em um só lugar (e nem somente nas empresas que eu trabalhei). Existem empresas muito sérias por aí (e não são poucas) que contratam pessoas como PJ simplesmente por uma “conveniência”, simplesmente por que querem fugir dos altos encargos. Se depois disso surgiu uma onda de “oportunismo” (quer dizer, de pessoas que se aproveitam da situação para ganhar uma grana) é uma outra história que não tem a ver com essa. Como eu falei antes uma empresa que contrata PJs não significa automaticamente que ela seja ruim. Existem empresas boas que contratam como PJ e existem empresas ruins que contratam como CLT. O contrário também existe, o que significa que isso não tem nada a ver com a forma de contratação. Pelo que eu vejo aqui as opiniões que vão nesse sentido (sentido ruim) sempre vêm acompanhadas de achismos (em outras palavras, preconceito), sem argumentos concretos, e quase sempre não vêm de experiências próprias. Aliás, as experiências de PJ relatadas aqui (no tópico e no fórum) não são ruins, basta procurar no fórum.

É isso.

[]s a todos,
Márcio (renovado depois de alguns dias de descanso)

E

Boa tarde pessoal! Sobre os vínculos trabalhistas e PJ tenho algumas considerações para os Senhores pensarem:

1. Quem ganha mais sempre é o contratante na relação PJ, diminuindo os encargos trabalhistas que não são plenamente repassados aos contratados, que perdem direitos que não são muito bem esclarecidos e nem mencionados, como férias +1/3, adicional de Horas extras, Licença maternidade, 13 salário (SEM A INCIDÊNCIA DAS HORAS EXTRAS), afastamento por DOENÇAS(VC é empresa ou pessoa física, adoece então?), afastamentos por mortes na família, etc. Direiros que a gente não conta nos 40%, sem falar das verbas indenizatórias, não é mesmo!
  2. Aqui em Brasília existe um cartel de empresas de informática, dentro das suas ações sujas destacam-se:
    a) Manipulação das licitações, como se o mercado de TI de Brasília fosse um bolo em fatias;
    b) Empresas de fora são intimidadas e desistimuladas a participarem dos processos licitatórios, são várias as formas de coibição;
    c) Profissionais de TI não podem ser contratados entre as empresas, ou seja: Se trabalho para a Politec, então a CTIS não me contrata, existe um “acorde de cavalheiros”, que inibe a projeção profissional e financeira do profissional, isso é deprimente, me enoja!
    d) Os salários são tabelados por essas empresas do Cartel, hoje um analista de sistemas (pleno) ganha cerca de R$3.000,00 em carteira, o mesmo de 10 anos atrás;
    e) Os lucros dessas empresas são declarados na mídia, vejam o novo comercial da CTIS que declara ter crescido mais de 2.500% em 9 anos… Deixa claro e explícito a situação, se alguém ganha muito é porquê alguém está perdendo, não existe segredo nisso!
    f) Não há investimento no profissional terceirizado, esse é descartável;
    g) Não há promoções, na verdade, a central nem sabe quem você é ou o que faz, os gestores são meros capatazes cobrando a frequência dos colaboradores PJ, Eles não tem autonomia alguma;

Já fui PJ, Servidor público, autônomo e CLT, e digo que o lance de PJ foi uma grande armação das empresas. Até o ano de 1994, pagava-se praticamente o dobro para o PJ que Ele receberia na carteira, agora pagam em média de 30%, esse percentual veio diminuindo aos poucos, caracterizando apenas mais uma estratégia do Cartel para explorar os profissionais de TI. E na falta de opção… nós vamos levando chumbo!

Dessa forma, caros amigos, a luta para manter o salário é brutal, alía-se a isso a grande quantidade de novos profissionais no mercado e outros fatores não menos relevantes, como as próprias características da área de TI e suas constantes necessidades de atualização.

Marcio_Nogueira

A palavra “estabilidade” dá uma falsa sensação de segurança, e se amanhã decidem cortar “custos”? Como fica a estabilidade?
Atuo como PJ há um ano, foi minha opção, e não me arrependo. Já trabalhei como clt, em empresas onde não me sentia valorizado como funcionário (desculpe, “colaborador”), meu salário era quase todo devorado por descntos em folha, descontavam o que podia, e o que não podia.

Andre_Brito

Prefiro CLT. A INFO formou minha opinião :frowning:
Sem contar que, pra abrir uma empresa é “dois toques”, mas pra fechar… É O QUE DIZEM.

aleck

Se vc não é consultor e sim um funcionário disfarçado, você está sendo enganado.

Qualquer um que saiba usar uma planilha pode ir no site do apinfo e colocar na balança, após isto, adicione os comentários do “E-o-fim” que são uma realidade.

Em minha opinião PJ é uma modalidade útil para valores realmente altos de consultores, não para um salário mensal.

Andre_Brito

Concordo.

Marcio_Nogueira

Se faz necessário uma total reformulação da legislação trabalhista, sendo que esta é muito antiga e desatualizada. Uma forma de se aumentar o número de contratações como clt, seria a redução da carga tributária em cima do contratante (empresa).

Nosso Presidente fala em crescimento sustentável, mas sem uma ampla referoma econômica? Como pode?

Vocês acham justo onerar os dois lados com uma enorme carga tributária? Vocês não acham que uma política de “enxugamento” da máquina públia já seria um bom começo?

Adolfo_Rodrigues

Eu sou novo na área, só trabalhei como estagiário e CLT. Mas no começo do ano saí de um emprego CLT e tive que decidir entre duas propostas: 1 CLT e outra PJ. No que se refere à oportunidade técnica, as duas propostas eram bem parecidas, então só me restou uma análise "financeira". Escolhi a CLT pelos seguintes motivos:

- Confiança na empresa (a proposta PJ era de uma consultoria que eu não sabia se ia me pagar corretamente, respeitar meus horários, propiciar crescimento, etc)
- Remuneração variável.  rolando uns boatos que os funcionários vão receber mais 4 salários no começo do ano que vem a título de participação nos lucros e participação nos resultados. Então, se tudo correr bem, vou receber 13o, 14o, 15o, 16o e 17o (mas é lógico que o IR vai dar uma baita mordida nisso)
- Férias!!! Caramba, eu gosto de viajar, conhecer novos lugares, pessoas, culturas e preciso ter um descanso, arejar a cabeça...
- Benefícios: a empresa paga até 45% em graduações e pós graduações pros funcionários. Como eu planejava fazer uma boa pós-graduação, contei isso como dinheiro. Tem uma boa grana em cartôes de alimentação também (mais de 8K por ano). Plano de saúde. E mais alguns benefícios.
- Quebrei o braço no começo do ano jogando bola. Se fosse PJ, estaria lascado...

Fiz as contas e, contando com a grana da pós-graduação e das remunerações variáveis, as propostas iam ser quase equivalentes (a diferença era bem mais de 20% - 30%). Então, acabei ganhando as férias, alguns benefícios e tempo para estudar e me aperfeiçoar (todo mundo sabe a vida louca que temos nas consultorias).

Até hoje não sei se fiz a melhor escolha. Tô usando os benefícios da empresa para me desenvolver (e estou indo muito bem, na minha avaliação). Mas se eu não fosse usar estes benefícios, teria escolhido a proposta CLT, que me daria muito mais liquidez. O meu objetivo era estar melhor preparado, já que não tinha muita experiência na área. Acho que tudo se resume a ter seus objetivos de vida e profissionais bem definidos e escolher a proposta que seja mais compatível com eles, seja PJ ou CLT. Mas para poder escolher, você tem que estar preparado, ser muito bom no que faz. E é esse o meu objetivo maior: estar sempre muito bem preparado, ser muito bom no que faço, para me dar ao luxo de escolher (e também por questões de personalidade, logicamente).

PS - Eu tenho um desconto de 20% sobre o meu ganho bruto, ou seja, se o meu salário fosse de R$1.000, receberia somente R$800. É um tremendo desconto, levando em conta que tenho que me precupar com previdência privada, plano de saúde, seguro de vida, etc

jgbt

a verdade que cada um escolhe a modalidade de contratação que melhor lhe convem.
mas enqunato as leis tributarias não mudarem, o numero de PJ continuara grande, não tem como fugir.
vc dificilmente ve alguem PJ em inicio de carreira, pq nessa fase vc ganha relativamente pouco na p/ nossa area.
mas na medida que sua experiencia aumenta, vc vai querer ganhar mais, e como clt vc não vai passar de um determinado teto, pq vc vai ficar muito caro p/ a empresa.
se eu pegar por base Porto Alegre(onde trabalho) dificilmente vc ve alguem experiente sendo contratado por + de 4k(no maximo) mes clt, o que seria um salario normal p/ um senior. mas eh normal vc ganhar em torno de R$ 30,00h, o que da proximo de 6k ao mes(dependendo do um de horas).
matematica simples…

[]´s

F

A maioria dos trabalhos PJ que eu conheço é PJ só na maneira de pagamento… Pois recebe as participações no lucro, férias, ausencia por motivos de saude, benefícios…

xandroalmeida

Você tem muita sorte ou então não é de SP, pelo menos.
Trabalhei 6 anos como PJ, nunca tive estes beneficios e nem conheci pessoalmente alguém que os tivesse como PJ, no máximo uma semaninha de férias por ano.

Hoje estou como CLT muito bem, obrigado.

Alexandre_Gazola

Com certeza é um assunto de vital importância, mas a vida não É feita apenas disso…

Marcio_Nogueira

Atuo como PJ, e recebi uma boa proposta como clt, mesmo cargo, mesmo salário em uma empresa de médio porte. A empresa em que trabalhei era de pequeno porte, pode não parecer grandes coisas, mas o fato de ter um plano de cargos e salários definido já é algo.

Criado 2 de maio de 2007
Ultima resposta 30 de nov. de 2007
Respostas 48
Participantes 23