Mais um tópico sobre PASSEI heheheh

Ai galerinha, depois de muito queimar a pestana, de algumas noites sem sono e de muita ansiedade, eu finalmente tirei a minha SCJP 5 =o)

A prova foi bem dificil. Cairam muitas questões de Thread, muitas questões sobre como executar e compilar um código java (confesso ter dado pouca, ou nenhuma atenção a esse tópico.) Cairam muitas questoes de OO. As questões sobre os novos recursos foram bem interessantes, eu não achei-as muito complicadas… =oP

eu passei cum 63%, sei q num é muito, mas o importante é q eu passei :twisted:

Estudei pelo livro Programmer’s Guide to Java™ Certification, A: A Comprehensive Primer, Second Edition By Khalid A. Mughal, Rolf W. Rasmussen e pelo novo livro da Kathy para java 5 e ainda fiz uns simulados oficiais da sun.

Os mocks que eu fiz foram os da sun, www.jchq.net,
mock do javaranch, http://www.danchisholm.net/

os tópicos daqui ajudaram bastante. A galera sabe d++++

Valeu galera…

aahhh, outra coisa. Mudei minha assinatura… como foi a primeira de java a ser tirada então agora eu sou java boy heheheh =o)

valeu d novo.

Congratulations!! :smiley:

fala da prova mais ai cara…
Cairam questoes de Static import ? Autoboxing/unboxing ?
qq tem que ficar mais ligado?
pq vo fazer a minha no final de junho =)
se feiz a prova em portugues ?
cai questões de Scanner class ? essa parada nova do java 5
acho que é so… :wink:
fala e
=)
vlw

[quote=Deluxe]fala da prova mais ai cara…
Cairam questoes de Static import ? Autoboxing/unboxing ?
qq tem que ficar mais ligado?
pq vo fazer a minha no final de junho =)
se feiz a prova em portugues ?
cai questões de Scanner class ? essa parada nova do java 5
acho que é so… :wink:
fala e
=)
vlw[/quote]

deluxe…

caiu tudo sobre os novos recursos. Autoboxing/unboxing caiam normalmente, como comparações entre inteiros, em passagems para Collection, caiu uma ou duas perguntas de static import, caiu uma questao bestinha de scanner. Mas caiu uma dificil de date, dateformat, locale… mas acho q foi pq eu estudei pouco isso ai.
Quanto a generics, cairam algumas, bem interessantes. Não caiu anotações. Se bem q não está nem no programa né?

Fiz a prova em inglês.

Como havia dito, caiu muita thread e cairam algumas sobre como compilar e executar, tipo, as opções em linha de comando, num dei muito bola pra isso.

Algumas drag in drop meio estranhas =oP

MAs é isso ai.

Fala ai Sérgio! Em primeiro lugar parabéns! Agora vamos as perguntas básicas e clichês… Há quanto tempo, você conhece Java e estava estudando para a prova??? E pela sua experiência de ter passado, você acha quem em quanto tempo alguém está pronto para fazer a prova? Um abração, e parabéns novamente!

Valeu cara.

Agora vamos as respostas…
Eu sei da existência de java há muito tempo, sempre fiz coisinhas básicas, tipo hello world =oP… mas nunca tive conhecimento avançado. Acho q demorei uns 4 meses. Entre enrolar e estudar mesmo. Mas passei uns 2,5 meses estudando sério. Estudei o livro do 1.4 em mais de 2 meses e o de java 5 eu me dediquei mais e terminei em menos tempo.
Acho q com dedicacao entre 4 e 6 meses. Isso pra quem não tem experiência. Achei q faltou um pouco de experiencia pra eu resolver algumas questoes como as de thread. =oP

Mas é isso ai. Dedicação é a chave de tudo =o)

Valeu pelos parabens

Fiz ontem a minha prova do SCJP 5 e fui muito bem, melhor até do que eu esperava. Para quem 30 minutos antes da prova estava dando uma olhada no livro ainda, passar com 86% (62/72) foi o bicho hehe. Mas é isso, achei a prova bem tranquila por sinal, sem grandes problemas.
Estudei pelo livro da Kathy Sierra para a versão 5 da prova e fiz apenas os simulados que vieram com o livro. Para quem ainda vai fazer a prova, não se esqueçam de que as questões de múltiplas escolha indicam o número de proposições certas, ao contrário dos simulados que dizem apenas “Choose all that apply.”. É isso.

valeu

Edu4rd0-
parabéns cara…
no final de junho vo fazer a prova pra scjp 5.0
to juntando informações de todos que fizeram a prova…
o que se acha que mais tem que ficar ligado na prova?
ah vo perguntar de novo… os novos aspectos do java 5 (static import, scanner class) etc… caiu? dificil?
eu vi em um simulado e achei muito estranho, cai pergunta sobre serialização? questões sobre .jar?
hehee disculpa varias pergunta…
é so pra mim saber, pra mim reforçar!
vlw

[quote=Deluxe]Cai pergunta sobre serialização? questões sobre .jar?
[/quote]

Decore o javadoc da classe java.io.Serializable, e entenda-o perfeitamente.

Sim, cai várias funcionalidades do java 5, como boxin/unboxing, vararg, static imports e por aí vai… Cai questões relacionadas a .jar, como executar/compilar uma aplicação, classpath e por aí vai. Eu estudei apenas pelo livro da Kathy Sierra para o SCJP 5 mesmo e achei a prova tranquila. Deve ter ajudado o fato de que trabalho com java 5 há quase 1 ano. Eu recomendo estudar bastante a parte de generics, principalmente em coisas do tipo:

O que posso fazer com <? extends SomeObject> e <? super SomeObject> ?

Também passei nela tirei 72%.
Caiu todas os novos recursos, var-args, tiposcovariantes, enum, Serialization, Stream(IO), Generics, Locale, DateFormat (I18N), static import, jar, Autoboxing…

e por ai vai…

antes de eu fazer a SCEA quero fazer upgrade pra 1.5

alguém já fez o upgrade 1.4 -> 1.5?

ae galera quero começar a estudar para certified mais n sei que livro escolher vi esse o q vcs acha http://www.livrosdeprogramacao.com.br/Livros_Template.asp?Codigo_produto=43436 alguem ja leu? tem o indice dele ai no site, e o livro dfe kathy tem em portugues pois vou fazer o exame 310-055.

valeuz…help-me!!