Mais uma armadilha para desenvolvedores: síndrome de Bill Gates (ou, porque você NÃO ficará rico)

46 respostas
kicolobo

Estive revisitando o tema “armadilhas para desenvolvedores”, e uma que não foi citada por ninguém consiste no que chamo de “Síndrome de Bill Gates”, ou seja, a do sujeito que acredita que ficará rico apenas por estar programando.

Detalhei o porquê da falácia, assim como suas causas no meu blog, cujo link se encontra abaixo:

O que vocês acham?

46 Respostas

rmendes08

Muito bom.

jonata.zurchimitten

vo dar uma olhada

jonata.zurchimitten

gostei do blug kra
salvei aqui nos favoritos
falow abraço

L

Um tanto exagerado. Apenas desestimula quem gostaris de ser um empresário.

É claro que tem uns sem-noção que acha que abrir um negócio é coisa fácil. Mas existem pessoas que seriam mais responsáveis antes de entrar nesse jogo, e também se sentiriam mal por esse post.

cs.santos0

bom…ja que vc veio pedir opiniões, ai vai a minha: vc apenas flw o obvio ai…nda de novidades…concordo com o camarada ai, um pouco (muito e totalmente) exagerado e desestimulante tb…me parece que vc teve alguma frustração nesse sentido e agora quer q os outros pensem igual a vc (obs: foi oq me pareceu…)…

maior_abandonado

o post no seu blog na minha opnião é muito bom…

concordo que não seja nenhuma novidade que ninguém sabia… como ja foi dito, não ha nada de nvoo ai, porém por outro lado vc falo uma coisa que é verdade, as pessoas acham que é simples assim, e querem dar um passo maior do que a perna sem saber que estão fazendo isso…

J

concordo com tudo. Discordo somente de que bill era programador.
Todos os seu softwares de sucesso foram comprados.

maior_abandonado

juliocbq:

é…vc tem razão…

LeandroRodrigues

Realmente fazer um plano de negócios é dificil mas salva o empreendedor de muitas armadilhas que podem surgir e são pegas no planejamento.

Leozin

parabéns, muito interessante mesmo!

A

Achei bacana… concordo com vários aspéctos. Mas achei um tanto agressivo! Poderia ter ponderado mais as palavras!!! Com certeza com uma revisão será um otimo artigo para uma revista de TI! Muito interessante também!

Thiagosc

juliocbq:

O Bill Gates foi um dos desenvolvedores do primeiro produto da Microsoft, um interpretador Basic. Ele foi um programador sim.

Thiagosc

Opensource é a maior furada da face da Terra.

cs.santos0

i++;

quer dizer:

long i = 0;
i = i + 1000000;

odeio…pra mim num existe coisa pior que opensource

rrigoni

Discordo que software livre é uma furada.

Tem seus prós e contras.

Pq programador não pode ficar rico? Se o cara desenvolver algo extremamente inteligente, e que lhe renderá mt grana isso não é possível?
Não sejam radicais. Otimo texto mas muito radical.

Ronaldo.

tnaires

Às vezes uma empresa surge sem nem mesmo o empresário perceber…

Aqui onde moro há algumas pequenas empresas de desenvolvimento. Já trabalhei em uma onde o dono desenvolveu um sistema pra atender a um determinado cliente, e esse mesmo sistema acabou servindo pra outros clientes do mesmo nicho - com algumas adaptações, é claro. Quando ele percebeu, tinha uns 3 ou 4 programadores trabalhando para ele.

Thiagosc

rrigoni:
Pq programador não pode ficar rico? Se o cara desenvolver algo extremamente inteligente, e que lhe renderá mt grana isso não é possível?

Quem ganha com isso são grandes empresas que podem se apropriar do seu trabalho sem lhe pagar um tostão. O programador se torna então descartável.

Marcio_Duran

rrigoni:

Tem seus prós e contras.

Ronaldo.

Cracker fica rico fácil.

rrigoni

Craker fica rico fácil, concordo, mas de uma forma ilegal.

Chega um momento que grana não é mais importante, e sim conhecimento.

Ronaldo.

marcoswp3x

i++;

quer dizer:

long i = 0;
i = i + 1000000;

odeio…pra mim num existe coisa pior que opensource

Eu acredito que opensource é um modelo de negócio alternativo e que pode dar certo.
Li alguns casos de sucesso no livro Wikinomics.

http://www.wikinomics.com/blog/

Inclusive um dos caras que indicam o livro é o Eric Schmidt (o que dá mais credibilidade ainda ao modelo opensource).

marcelomartins

Algumas pessoas são realmente ingenuas.

Mark Richard Shuttleworth
Mark Richard Shuttleworth (Welkom, 18 de setembro de 1973) é um programador de computadores sul-africano que se tornou milionário depois de vender sua empresa de segurança de Internet, a Thawte, para a Verisign.

Aposto que a 10 anos atrás já tinha gente que falava: porque programador nenhum ficará rico

Pensem, na africa do sul existe um civil que já foi para o espaço. No Brasil o único que foi teve a viagem paga pelo governo. Tudo porque ele era programador e não tinha medo de ficar rico.

kicolobo

marcelomartins:
Algumas pessoas são realmente ingenuas.

Mark Richard Shuttleworth
Mark Richard Shuttleworth (Welkom, 18 de setembro de 1973) é um programador de computadores sul-africano que se tornou milionário depois de vender sua empresa de segurança de Internet, a Thawte, para a Verisign.

Aposto que a 10 anos atrás já tinha gente que falava: porque programador nenhum ficará rico

Pensem, na africa do sul existe um civil que já foi para o espaço. No Brasil o único que foi teve a viagem paga pelo governo. Tudo porque ele era programador e não tinha medo de ficar rico.

Ai que tá: eu acredito que programadores possam ficar ricos. Realmente MUITO ricos. No entanto, não acredito que possam ficar ricos baseando-se única e exclusivamente nas quatro falácias que apontei no post. Isto porque ficar rico, querendo ou não, requer trabalho: MUITO trabalho.

É por isto que eu digo: se você quer ficar rico programando, o requisito fundamental é de fato amar MUITO o que faz. Ter uma paixão louca pelo produto que está sendo criado, mas ao mesmo tempo, perceber que sozinho também não conseguirá muita coisa. É necessária muita disciplina. Dinheiro por si só não faz sentido algum, como mencionei (e Aristóteles também :slight_smile: ), ele é apenas meio, não fim.

Por que é fato: se você gosta do que faz, pesquisa a respeito. Se pesquisa a respeito, fica mais entendido no assunto. Se é mais entendido, produz algo de maior valor. É muito simples. Sendo assim, após ler alguns posts aqui, fica nítido que não sou um pessimista como foi dito, mas até mesmo um pouco otimista. :slight_smile:

A intenção não é desmotivar, mas ao contrário, motivar as pessoas para que amem de fato a profissão e, caso percebam que na realidade apenas gostam, pensem sériamente em mudar de ramo.

ramilani12

Opensource não é sinomino de gratis que fique bem claro!

J

Thiagosc:
juliocbq:

O Bill Gates foi um dos desenvolvedores do primeiro produto da Microsoft, um interpretador Basic. Ele foi um programador sim.

Não foi não.

Aqui estão os criadores do Basic:

T

juliocbq:
Thiagosc:
juliocbq:

Não foi não.

http://pt.wikipedia.org/wiki/BASIC

Hum…

http://en.wikipedia.org/wiki/TRS-80_Model_100_line diz que

http://americanhistory.si.edu/collections/comphist/gates.htm#tc35 é a entrevista onde Bill Gates afirma isso.

Ou seja, ele escrevia em Assembler do 8085.

celso.martins

Mas acredito que ele não tenha ficado milionário por ser programador. Acho que a maior virtude do Gates é a visão de mercado.

Eu tinha o OS/2 no início da década de 90, uma caixa com vários disquetes (creio que 20).

O Windows 95 era a cara do OS/2, esculpida em carrara.

[OFF-TOPIC]
Alguém sabe por que o OS/2 não emplacou?
[/OFF-TOPIC]

Abraços.

Thiagosc

juliocbq:
Thiagosc:
juliocbq:

Não foi não.

Existe uma diferença entre criar uma linguagem e criar um interpretador. O primeiro produto comercializado pela Microsoft foi um interpretador Basic escrito em sua maior parte pelo próprio Bill Gates e seu amigo Paul Allen.

Andre_Fonseca

Marcio Duran:
rrigoni:

Tem seus prós e contras.

Ronaldo.

Cracker fica rico fácil.

Sim, veja o caso do Kaká, Ronaldinho, Ronaldinho Gaúcho…

:lol:

agora falando sério, algumas opiniões minhas sobre o texto (gostei)
:arrow: eu não trabalho para ficar rico, concordando ai com Aristóteles que o trabalho é um meio e não um fim
:arrow: acho que existam bons desenvolvedores que simplesmente não são apaixonados pelo que fazem
:arrow: é aquela história, essas pessoas souberam aproveitar a oportunidade quando ela surgiu, muitas vezes perdemos a chance e ela não volta mais

Andre_Fonseca

celso.martins:
Mas acredito que ele não tenha ficado milionário por ser programador. Acho que a maior virtude do Gates é a visão de mercado.

Eu tinha o OS/2 no início da década de 90, uma caixa com vários disquetes (creio que 20).

O Windows 95 era a cara do OS/2, esculpida em carrara.

[OFF-TOPIC]
Alguém sabe por que o OS/2 não emplacou?
[/OFF-TOPIC]

Abraços.

oi celso

Por falhas de marketing e investimento, o OS/2 sucumbiu diante do Windows 95 … Até 1996 a IBM tentou vender o OS/2 para o utilizador doméstico mas sempre cometendo as mesmas falhas: pouco marketing, pouco investimento em suporte técnico e pouco lobby para angariar novos programas compatíveis. Por correr programas do Windows e acreditar que isso era o suficiente para suprir lacunas do sistema, a IBM comete uma grave falha e sucumbe diante da explosão de oferta de programas 32 bits para Windows a partir de 1996.

para os que lembram, isso é verdade??

aleck

Continuem programando, existe um lenda que depois de 1 bilhao de linhas de código um genio aparece no seu micro e te concede 3 desejos.

Agora falando serio, ninguem fica rico por programar, e sim por criar algo inovador ou ser um bom administrador/negociador.

O maximo que vcs vao conseguir programando é virar titio no meio da molecada, quando tiver uma idade mais avançada vai ser praticamente expulso do mercado.

soaresinfo

Gostei do texto e ainda acrescento algo: não vamos perder emprego para a nova geração. Por acaso vocês estão vendo a qualidade da educação dos jovens hoje? No meu ambiente de trabalho, tenho que decifrar alguns e-mails porque não possui um mínimo de regra gramatical e tudo perde o sentido. As pessoas não compreendem textos mais elaborados, tem dificuldade de fazer abstrações. Estão saindo da escola mas vivem numa ilusão de que ter pensamento positivo vai resolver tudo. Olha a mentalidade desse cara que diz que as grandes empresas se apropriam do seu trabalho e o programador fica na rua da amargura. Acorda pro mundo real, tem muita gente inescrupulosa que está se lixando pra você, não se pode ser ingênuo. O que faz uma pessoa bem sucedida são os contatos.

cs.santos0

aleck:
Continuem programando, existe um lenda que depois de 1 bilhao de linhas de código um genio aparece no seu micro e te concede 3 desejos.

Agora falando serio, ninguem fica rico por programar, e sim por criar algo inovador ou ser um bom administrador/negociador.

O maximo que vcs vao conseguir programando é virar titio no meio da molecada, quando tiver uma idade mais avançada vai ser praticamente expulso do mercado.

uau…q comentario hein… :shock:…deixa queto… :?

SanjuanRJ

Na minha opinião o prazer de programar está relacionado ao quanto envolvido você está no projeto.

Logo se você é o idealizador do projeto você provavelmente estará super envolvido com ele e logo você será uma pessoa feliz no decorrer de seu desenvolvimento(seja vc programando ou não).

Por isso que projetos pessoais, ou de uma área que você realmente admira(EX: Medicina) te trazem uma maior satisfação, sensação de liberdade e com isso você sente aquela vontade de conseguir terminar aquilo da melhor forma possível.

Portanto quando vc está realmente envolvido, maiores são as chances de vc crescer, seja de forma empreendedora ou trabalhando para os outros mesmo.

J

thingol:
juliocbq:
Thiagosc:
juliocbq:

Não foi não.

Hum…

http://en.wikipedia.org/wiki/TRS-80_Model_100_line diz que

http://americanhistory.si.edu/collections/comphist/gates.htm#tc35 é a entrevista onde Bill Gates afirma isso.

Ou seja, ele escrevia em Assembler do 8085.

Agora chegamos em um acordo. Eu concordo que o bill codificava. Mas não concordo que seja um “programador”. O gates é um administrador.
Na minha opinião Allan Cox é um programador.

J

Thiagosc:
juliocbq:
Thiagosc:
juliocbq:

Não foi não.

Existe uma diferença entre criar uma linguagem e criar um interpretador. O primeiro produto comercializado pela Microsoft foi um interpretador Basic escrito em sua maior parte pelo próprio Bill Gates e seu amigo Paul Allen.

Concordo, vc tem razão.

Thiagosc

juliocbq:
Agora chegamos em um acordo. Eu concordo que o bill codificava. Mas não concordo que seja um “programador”. O gates é um administrador.

Thiago_Senna

kicolobo:

Ai que tá: eu acredito que programadores possam ficar ricos. Realmente MUITO ricos. No entanto, não acredito que possam ficar ricos baseando-se única e exclusivamente nas quatro falácias que apontei no post. Isto porque ficar rico, querendo ou não, requer trabalho: MUITO trabalho.

ou não…

Acho que ter coragem e assumir riscos é mais importante que trabalhar muito.

josenaldo

Gente… Ser programador não torna ninguem rico… Mas é fato que, em poucas áreas você tem oportunidades tão boas quanto na nossa. Porque??? Porque nós detemos os meios de produção!!!

É muito barato pra nós desenvolver um projeto revolunionário. Na maior parte das vezes basta um micro, Internet e dedicação. Em muitas áreas, só a dedicação não basta, é preciso muuuito dinheiro pra começar algo.

Mero_Aprendiz

Sobre ficar rico:
http://blogmaverick.com/2008/10/04/how-to-get-rich/

Tradução básica:

Desenvolvedor ou não… rs!

[]'s
JL

D

Ser programador nunca deixa ninguém rico, mesmo que vcs queiram. Ser empreendedor sim. Cada história que verem ou ouvirem, tem por trás um empreendedor. Não importa se ele programava bem ou não, ele é empreendedor e ponto final.
Ser empreendedor é saber convencer as pessoas que seu produto é bom. Veja o caso da Caelum, nascida de um fórum. Ou a história do Twinter, BlogsBlogs e outros. Os caras podem ser formados na USP ou no fundo de quintal, mas isso tem vários, aliás, milhares. Mas o que diferencia A de B? Empreendedorismo. Saber vender o peixe é mais importante que o próprio peixe.
É só olhar ao redor e ver que existem vários desenvolvedores que se destacam pelo seu modo de empreendedorismo. Alguns até parecem que são os mais feras no assunto, mas na realidade são apenas mais comunicativos, compreendem melhor o modo humano de comunicação. Suas capacidades de comunicação (vejam Dr. Lair Ribeiro) os tornam maiores e com sucesso. Agir mais que falar, ter coragem de tomar a decisão, mesmo sendo absurda em um primeiro momento e, acima de tudo, estar entre os primeiros muda uma série de situações que causam o chamado sucesso.
De resto, lembrem-se que não existe sorte. Isso eu ouvi de um empreendedor que admiro:
“Sorte é o encontro da oportunidade com o preparo”.

pintofree

Achei esse texto muito sem noção

Thiagosc

djemacao:
Suas capacidades de comunicação (vejam Dr. Lair Ribeiro) os tornam maiores e com sucesso. Agir mais que falar, ter coragem de tomar a decisão, mesmo sendo absurda em um primeiro momento e, acima de tudo, estar entre os primeiros muda uma série de situações que causam o chamado sucesso.

É por causa disso que no Brasil tem tanto picareta. Desenvolver um produto? Que nada, bastar ser “comunicativo”. Aqui se dá muito valor ao “parecer” e não ao “ser”, o que acaba influenciando nos resultados dos negócios. É por isso que certas empresas pegam projetos com cronogramas malucos e contratam charlatões que fazem cagada para outros arrumarem. É tudo “comunicação”.

O Bill Gates não ficou rico porque era uma personalidade magnética, mas sim porque identificou uma oportunidade e correu atrás, e trabalhou por isso.

No Brasil é foda, os caras são desproporcionalmente falastrões. Lembro-me de um emprego onde acompanhava um consultor, ele ficava tentando convencer os clientes a comprar algo que não precisavam, era terrível. Tanto trabalho de “comunicação” para pouco retorno.

Mas caramba, não seria melhor identificar o que a pessoa precisa e depois vender para ela? Onde a parte da comunicação seria apenas o anúncio da sua solução e uma interface com o mundo?

edu_merckx

Acredito na dedicação e força de vontade. Concordo que sem planejamento é meio difícil. Vejo que aqueles que ganharam muito dinheiro, foi por que inovaram, fizeram a diferença, e isso é crucial para o sucesso.

J

Thiagosc:
juliocbq:

Quem escreveu esse interpretador foi o paul allen, assim como o primeiro pc foi feito pelo Wozniack, e não pelo jobs. Esses dois estavam por tráz do projeto. Allen e Woz, que eram os gênios, não o Gates e Jobs.

Thiagosc

http://americanhistory.si.edu/collections/comphist/gates.htm#tc11

We went to work day and night. Paul first worked on the simulation software. He took the Macro 10 Assembler and defined macro, so we could just type in sort of a form of 8080 code. Then he modified the DDT-10, the symbolic debugger that was on the 10, to understand these instructions. He then wrote a simulator to simulate these instructions.

It was a reasonably simple instruction set. Paul was very good with the PDP-10 Assembler. I, in the meantime, laid out the design and charged off coding the BASIC. Paul later came in and helped out with that. A third person, Monte Davidoff, sat down for lunch with us and said he knew floating point packages. So, we had him write some of the math routines. And then we just kept squeezing it. So, we wrote without ever seeing this machine[pats the Altair], except in this picture, and the simulator and got the BASIC running.

Cara, ele era um programador mesmo. Talvez o Paul Allen fosse mais talentoso, mas ele meteu a mão na massa sim. O Steve Jobs não contribuiu em nada tecnicamente, mas o Bill Gates contribuiu.

J

http://americanhistory.si.edu/collections/comphist/gates.htm#tc11

We went to work day and night. Paul first worked on the simulation software. He took the Macro 10 Assembler and defined macro, so we could just type in sort of a form of 8080 code. Then he modified the DDT-10, the symbolic debugger that was on the 10, to understand these instructions. He then wrote a simulator to simulate these instructions.

It was a reasonably simple instruction set. Paul was very good with the PDP-10 Assembler. I, in the meantime, laid out the design and charged off coding the BASIC. Paul later came in and helped out with that. A third person, Monte Davidoff, sat down for lunch with us and said he knew floating point packages. So, we had him write some of the math routines. And then we just kept squeezing it. So, we wrote without ever seeing this machine[pats the Altair], except in this picture, and the simulator and got the BASIC running.

Cara, ele era um programador mesmo. Talvez o Paul Allen fosse mais talentoso, mas ele meteu a mão na massa sim. O Steve Jobs não contribuiu em nada tecnicamente, mas o Bill Gates contribuiu.

Contribuiu sim, vc tem razão.

Criado 15 de março de 2009
Ultima resposta 18 de mar. de 2009
Respostas 46
Participantes 29