Mais uma da Microsoft

19 respostas
B

A nossa amiguinha, a Microsoft, encomendou uma pesquisa pra ver se era mais viável o desenvolvimento em notNet ou no J2EE/Linux… adivinha o resultado…

Veja aqui a matéria

Gustavo Guilherme BacK

19 Respostas

cariocathi

eles só eskeceram de comentar q com java o negócio funciona… :smiley:

B

Também não colocaram que a microsoft vai dominar seus negócios por alguns séculos, e caso algum dia um cliente do notNet não gostar da política de preços do sujo do bill ou vai mudar toda sua plataforma mais uma vez (e adivinha… provavelmente linux e java) ou vai ter que ajoelhar, rezar, e pedir a deus que a microsoft seja boazinha e piedosa com sua área de TI.

Gustavo Guilherme BacK

maresp

O título já mostra bem o caráter extremamente “parcial” da pesquisa…

M

Mas é claro que o Linux com o J2EE ficaria mais caro… Quando vc decide em usar o Linux vc não pode decidir por economia e sim pq a sua empresa necessita do recursos do linux! O msm funciona com o Java, pois uma ferramenta como o JBuild custa o olho da cara… Já o .net é cerca de 30% mais facil de usar do que o java porém, sua acessibilidade mutiplataforma é comprometida, o que já era de se espera…
pq será em… e tb não possui tantos recursos como o Java

Daniel_Quirino_Olive

Você comparou bananas com maçãs: preço com usabilidade, no caso. JBuilder é tão ou mais fácil de se usar quanto o Visual Studio.NET (que, embora eu ache uma boa ferramenta, não é tão fácil de ser usada quanto a microsoft clama). Além disso, você já perguntou por aí o preço do VS.NET Enterprise Architect?! Quando você o vir (a última vez, o preço estava por volta dos US$1200), você verá que o JBuilder não é tão mais caro assim (comparando JBuilder e VS.NET). :wink:
Ahhhh, em Java você tem opções open-source como Netbeans e Eclipse. Quais são as contra-partidas destas ferramentas no mundo .NET (além do ASP.NET WebMatrix)?

M

Eu não defendi o .net em nenhum momento apenas disse que não adianta vc escolher um ferramenta gratuita por economia e sim porque / sua emprensa necessita dos recursos de tal ferramenta… Estavamos comparando o preso de Linux/J2EE para Windows/.net, vc esqueceu de resaltar o preso de um operador de Linux, suporte de Linux e etc… o que é muito mais caro do que o de um windows, provavelmente durante esta pequisa ele levaram isto em conta, isto é o que me faz acreditar convictamente em tal resultado.

cv1

Por “muito mais caro”, estamos falando de quanto, exatamente? De quantos sysadmins de Linux vc precisa pra um parque de 100 máquinas? E de Windows? Por experiência prática, posso dizer que:

• A diferença de salários existe, mas não é assim tão grande
  • Um sysadmin Linux decente toma conta de 10 máquinas com o pé nas costas
  • Um sysadmin Windows decente (se vc conseguir achar um…) toma conta de 10 máquinas e não tem tempo pra quase mais nada, especialmente agora, que temos um novo hotfix/patch/vírus/worm por semana.

Convictamente? EM UMA PESQUISA ENCOMENDADA PELA MICROSOFT? Sério, de que hospício vc saiu, Meab!?

Coisas que muito provavelmente foram “esquecidas” pelos cálculos:

• Custo de atualizar máquinas com os novos hotfix/patches quase semanais

• Custo de treinamento (veja o preço das certificações Linux e as MS?Es)

• Custo por minuto/hora/dia de downtime para atualizações e manutenção

Só lembrando - é possível montar uma workstation para um desenvolvedor Java pagando apenas pelo hardware (usando Linux, Emacs, Eclipse, JBoss, Tomcat, OpenOffice, Gnome ou KDE). Quanto vc gasta por workstation Windows para desenvolver com .NET? Hmmm…

Agora vamos ao server-side… faça as contas: Linux + JBoss + Apache + OpenLDAP + PostgreSQL/MySQL/SAPDB. Quanto vc gastou em licenças? R$ 0. Quanto vc teria gasto só aqui usando Windows/.NET? Pelo menos, US$ 3000. Com US$ 3000, vc paga certificação LPI pra uma equipe de sysadmins Linux, se é que eles já não tem, ou pega um contrato de suporte do JBoss Group… bom, não vou nem me aprofundar muito nisso… mas é evidente que se vc sabe o que fazer com o dinheiro que tem, Linux/J2EE é uma solução bem mais barata.

B

É por isso que eu adoro o GUJ…

Não farei muitos comentarios, mas é lógico que isso foi encomendado pela Microsoft… só ressaltando:

Linux/JAVA: Você tem escolhas! Sun, IBM, Borland, RedHat, Debian, Oracle, Suse, meu deus! vou até parar porque tenho de estudar, senão ia ficar digitando mais duas horas.

notNet: Você também tem escolha, se não usar microsoft, não usa nada.

Simples assim…

Gustavo Guilherme BacK

kuchma

Na verdade no tal estudo eles compararam Windows e Linux, .NET e Java - mas utilizaram os precos da BEA e Oracle. Existem opcoes mais viaveis, em termos de custo, se voce nao precisa de “marca”.

Quanto ao custo de um “operador” (o que eh isso? vou considerar que eh administrador de sistema/rede) e suporte - existem opcoes de ambos os lados, mas nao posso dizer qual eh mais caro. Mas ai devemos tambem considerar os custos de manutencao da plataforma Windows - como upgrades e estragos causados pelos trocentos worms que andam por ai (e que por sinal atrapalham a internet como um todo).

E tambem o fator liberdade de fornecedor: eu detestaria ter que comprar em apenas um supermercado ou ainda poder usar os servicos de apenas uma empresa de telefonia (cof cof). Por que fazer isso em relacao a software? :smiley:

Claro, como voce falou, nao vamos escolher apenas pelo custo aparente - tem os custos implicitos (manutencao, mao-de-obra, etc). Mas, ja que eh para considerar custos implicitos, vamos considerar todos. Incluindo ai o Blast32 (como eh o nome do bicho?).

E olha que nem chegamos a tocar no assunto do software ser livre ou nao. :smiley:

Marcio Kuchma

M

Então vcs acham que a Microsoft “comprou” o resultado da pesquisa? E que a empresa responsavel pela pesquisa ariscou toda sua credibilidade divulgando os resultados?

Quanto a que hospicio eu sai eu respondo: eu estudo engenharia de software vc esperaria que eu fosse nomal?

urubatan

comprou o resultado é muito forte :slight_smile:

digamos que como foi ela quem encomendou a pesquisa,
ela “sugeriu”/conduziu de que maneira os testes/calculos deveriam ser realizados

da mesma maneira que um desenvolvedor tem dificuldades em encontrar problemas em sua aplicação que um usuário acha de cara, por que os testes feitos pelo desenvolvedor, foram realizados em ambiente controlado e com o resultado desejado em mente, então acabam sempre achando aquele resultado
os testes não são forjados, mas conduzidos de maneira inadequada

B

A microsoft comprar resultados? É claro que sim, ou você acha que ela divulgaria algum resultado se o custo dela fosse maior? Hein?

ai ai… bem que meu pai tem razão quando diz que gostaria de ser oriental… os caras sabem das coisas… eles tem a historinha dos macaquinhos que não ouvem, não veêm e não falam, e tem gente por aqui que faz o mesmo, e quando quer ouvir algo ainda escuta a pessoa errada…

Gustavo Guilherme BacK

Daniel_Quirino_Olive

Comprar não é o trmo mais adequado: manipular sim. :wink:
Mas, convenhamos, nenhuma consultoria tem muita credibilidade. Todas elas vão procurar alcançar resultados que agradem o cliente. Não duvido que a Giga tenha feito o mesmo (assim como The Server Side fez há algum tempo atrás). Aliás, este é o tal estudo que a Microsoft está tentando mostrar para o governo brasileiro “esquecer” aquela idéia de trocar software proprietários por livres?

M

:smiley: Gostei muito da citação notNet eu ainda não tinha percebido… Ai galera foi legal debater com vcs!! Obrigado pela atenção, mas msm com tudo isso eu acredito que desenvolver com o J2EE ficaria mais barato mais não muito mais barato… valeu e até a proxima

K

“back”:
É por isso que eu adoro o GUJ…
Linux/JAVA: Você tem escolhas! Sun, IBM, Borland, RedHat, Debian, Oracle, Suse, meu deus! vou até parar porque tenho de estudar, senão ia ficar digitando mais duas horas.

notNet: Você também tem escolha, se não usar Micro$oft, não usa nada.

Sorry back, sou linux ate o osso, GPL na veia!!! Olha meu avatar.

So que .NET voce tem alternativas para usar no linux sim…

[list]
http://go-mono.org
http://www.dotgnu.org/
[/list]

urubatan

alternativas sim,
só que nenhuma delas ira implementar 100% das classes do .NET

isto é, sempre vai faltar aquela classe importante para uma aplicação critica.

Bani

Concordo com o Urubatan.
O Mono é só um pequeno pedacinho do .NET, como o próprio Icaza explica.
Diferentemente de Java, que tem uma especificação muito bem completa e definida, sendo que na maioria das vezes você consegue desenvolver apenas com o que está nela, tornando sua aplicação realmente independente de plataforma/fabricante, uma aplicação .NET para Windows raramente vai rodar no Mono.

K

“urubatan”:
alternativas sim,
só que nenhuma delas ira implementar 100% das classes do .NET

isto é, sempre vai faltar aquela classe importante para uma aplicação critica.

Nao sei se concordo com voce. O JIT ta com 100% da funcionalidade implementada. As unicas coisas que nao vou funcionar sao aquelas que dependem intrinsicamente do SO. O resto, vai ter que rodar nos dois…

.NET eh muito bem escrito, era para ser um monopolio da m$ como foi o “ambiente grafico”. So que a comunidade conseguiu, com mono, alcancar a m$ com uma velocidade estupenda.

kuchma

Ai que ta a beleza do negocio: se voce eh um simples mortal que esta aprendendo Java ou uma pequena empresa que tem outras necessidades para empregar seu rico dinheirinho (parentese: pelo menos pague bem o programador ;)), use Linux, Java, Tomcat/JBoss, PostgreSQL, Eclipse, etc. Se voce tem grana e acha que compensa, compre o JBuilder. Se voce representa uma grande empresa que precisa dos grandes “nomes”, invista em Oracle, IBM, etc. (o cv assinalou isso anteriormente)

Eu posso provar que fica barato desenvolver com J2EE - nao gastei ate agora um real com meu ambiente de desenvolvimento (editado: e nao tem nada pirata :)). Na producao eh por conta do cliente, mas como (por enquanto) meus clientes sao pequenos, a filosofia eh mais ou menos a mesma.

Ah, ja te falei sobre o software ser livre ou nao? :wink:

Marcio Kuchma

Criado 10 de setembro de 2003
Ultima resposta 12 de set. de 2003
Respostas 19
Participantes 10