Mais uma de preços

16 respostas
B

Pessoal,

Tenho de fazer um orçamento para um sisteminha web… ele deve ter os seguintes módulos…

• Cadastro de Alunos,
  • Cadastro de Turmas,
  • Cadastro de Instrutores,
  • Cadastro de Disciplinas,
  • Cadastro de Usuários,
  • Cadastro de Notas,
  • Log,
  • Relatórios

Vou desenvolver com JSP e utilizando Hibernate, o maven (que conheci agora com o novo projeto do GUJ2), iText…

Vocês tem uma idéia de quanto posso cobrar isso???

Isso é um pedido de Socorro… estou um pouco sem noção…

Gustavo Guilherme BacK

16 Respostas

D

Talvez uma maneira, seria estimar o quanto custa a sua hora de trabalho…; digamos 35 dólares… estime o quanto de tempo vc vai gastar no projeto, e voilá! É só uma sugestão :slight_smile:

B

A dificuldade está em se analisar e ver o valor real da tua hora como programador, além de poder dosar bem quanto tempo vai levar o desenvolvimento.

Gustavo Guilherme BacK

D

É… o problema de prever o tempo de desenvolvimento depende única e exclusivamente da experiência…; qto o custo da hora, acho que depende muito do local… São Paulo os preços são mais saborosos (para nós)… acredito eu… não sei.

cv1

Eu recomendo MUITO ler o livro The Mythical Man-Month, do Fred Brooks, pra entender como fazer uma estimativa legal de desenvolvimento de software.

http://www.google.com/search?&q=the%20mythical%20man-month

marciolx

35 dólares :?: :!: :o :shock:
ahn… foi só um exemplo… ufa! :slight_smile:

D

hehehe… já imaginou!? :shocked!: 35 mangos a hora… sssss! Tsão!

LN2EE

pq o espanto ???

35 reais ou dolares ???

B

Doletas mesmo… isso dá um bucado de reais não??

Gustavo Guilherme BacK

marciolx

melhor fechar este tópico senão vai aparecer um progamador de VB dizendo que ganha isso…

A

“back”:
Pessoal,

Tenho de fazer um orçamento para um sisteminha web… ele deve ter os seguintes módulos…

• Cadastro de Alunos,
  • Cadastro de Turmas,
  • Cadastro de Instrutores,
  • Cadastro de Disciplinas,
  • Cadastro de Usuários,
  • Cadastro de Notas,
  • Log,
  • Relatórios

Vou desenvolver com JSP e utilizando Hibernate, o maven (que conheci agora com o novo projeto do GUJ2), iText…

Vocês tem uma idéia de quanto posso cobrar isso???

Isso é um pedido de Socorro… estou um pouco sem noção…

Gustavo Guilherme BacK

Talvez um aspecto importante seja considerar a ótica do cliente:
Se for uma pequena escola com cento e poucos alunos a história é uma. Se for uma escola grande, mais de mil - a história é outra.
Por duas razões - pelo valor agregado que o seu sistema representará para ela e pelo poder aquisitivo dessa escola.
Pense no seguinte: É possível que o carro dos seus sonhos seja um BMW (ou Mercedez - sei lá) mas entre o seu desejo e a sua realidade, é possível que você fique na “Brasília Amarela”.
Ou seja, não vai adiantar você provar para ele que você é um BMW se isto estiver além das possibilidades dele. Se você tem filhos (irmãos, sobrinhos) uma idéia seria trocar uma parte do pagamento por bolsa de estudo (é uma moeda barata para a escola e muito valiosa - se ela for uma boa escola - para sua família). Pense nisso!

B

“Anibal Soares”:
Talvez um aspecto importante seja considerar a ótica do cliente:
Se for uma pequena escola com cento e poucos alunos a história é uma. Se for uma escola grande, mais de mil - a história é outra.
Por duas razões - pelo valor agregado que o seu sistema representará para ela e pelo poder aquisitivo dessa escola.
Pense no seguinte: É possível que o carro dos seus sonhos seja um BMW (ou Mercedez - sei lá) mas entre o seu desejo e a sua realidade, é possível que você fique na “Brasília Amarela”.
Ou seja, não vai adiantar você provar para ele que você é um BMW se isto estiver além das possibilidades dele. Se você tem filhos (irmãos, sobrinhos) uma idéia seria trocar uma parte do pagamento por bolsa de estudo (é uma moeda barata para a escola e muito valiosa - se ela for uma boa escola - para sua família). Pense nisso!

Essa é uma optica muito interessante na qual eu já havia pensado e bolei até duas ou três estratégias de negociação.

Gustavo Guilherme BacK[/quote]

A

Mais um palpite, se é que você me permite :wink: :

Que tal acrescentar um cadastro de salas?

Em princípio basta saber a quantidade de alunos que cada sala comporta (nem todas tem a mesma capacidade) - isto ajudará na distribuição das turmas por classe.

Também é legal ter informação quanto aos horários disponíveis - isso evitará que duas turmas sejam destinadas à uma mesma sala, num mesmo horário.

[]s., Anibal

D

Vixe! aí dá viajar… dai já surge a possibilidade de distribuição automática da grade, e etc. etc. etc… nossa! :shock: Acho q o mais importante é você delinear as responsabilidades do sistema e o que vai ser implementado… e evitar ficar viajando (óóóó dá pra fazer isso e aquilo – é facinho e tal…) esquece… segue-a-seta e entrega… pq senão não termina… :smiley:

cv1

Essa eh a diferenca entre um sistema bom e um sistema otimo, dango :wink:

Por que vc acha que, entre tantas lojas na internet, a Amazon eh tao popular? Se fosse soh um carrinho de compras, uma busca de produtos e umas paginas descritivas, eles nao estariam onde estao hoje… :smiley:

Leiam isso: http://blogs.werken.com/people/bob/archives/000186.html#000186

D

Concordo. :slight_smile:
O que eu disse foi que se você não traça o plano antes e faz exatamente o que foi planejado (e fica se desviando colocando coisinhas, coisinhas e coisas e tal) o projeto atrasa. Esse atraso fatalmente vai te fazer perder dinheiro.

Mas eu concordo plenamente com vc. :wink:

A

Já que todos concordam, apenas mais uma sugestãozinha:

Não perder a objetividade é fundamental, claro. Mas atingir o máximo de satisfação do cliente também é.

O segredo é atingir uma coisa sem perder a outra.

Criado 28 de outubro de 2003
Ultima resposta 30 de out. de 2003
Respostas 16
Participantes 6