Mais uma história SCJP

Mais uma história SCJP

Então pessoal, fiz a prova dia 14/10 para certificação SCJP 5…passei com 79%…ufa, o alivio de ver o resultado é fantástico…que alivio. Não foi um ótimo resultado porque fiz algumas cagadas…mais tá bom assim…

Então segue algumas coisas que achei importante…

Antes de pensar em certificação: Sempre gostei de desenvolver sistemas para diversas coisas, sou técnico Mecatrônico e fiz muita coisa para indústria, desenvolvendo sistemas para linhas de produção…mais é programação de baixo nível…muito diferente do mundo de TI
Então no começo de 2008 decidi estudar alguma tecnologia para desenvolvimento em TI, escolhi o Java…ai começou tudo. Esperai passar o semestre da faculdade sobre a matéria de OO (era em C# mais tudo bem…), daí nestas férias de meio de ano fiz dois cursos em Java , FJ11 e FJ21 da Caelum…pessoalmente, achei excelente, o que aprendi está me ajudando muito…
Até então não estava pensando em fazer certificação, meu foco era aprender a tecnologia, o conceito e como aplicar isso…depois de estudar ai parti para a certificação…
Então meu conselho , pra quem ta começando,é pensar no conceito primeiro, brincar bastante e só depois pensar em certificação…

Objetivo da certificação: Pra fazer uma auto avaliação e ajudar na carreira… no entanto acabei conseguindo o emprego antes de fazer a prova…que sorte.

Preparação: Basicamente é só seguir o livro da Kathy Sierra e fazer os exercício de cada capitulo, pra mim foi só isso. Mas antes de iniciar fiz um pequeno e simples plano, para acompanhar meu desenvolvimento…de uma forma simples, destacar o que tive dificuldade pra poder rever depois e durante a leitura sempre anotar o que você acha que provavelmente vai esquecer, por não usar no dia a dia…ou ser uma novidade.
É fundamental testar códigos, em todos os capítulos fiz a seguinte sequencia:

  • Ler e destacar pontos com novidades e com dificuldade
  • Fazer os exercícios do capitulo