Mais uma história SCJP

Mais uma história SCJP

Então pessoal, fiz a prova dia 14/10 para certificação SCJP 5…passei com 79%…ufa, o alivio de ver o resultado é fantástico…que alivio. Não foi um ótimo resultado porque fiz algumas cagadas…mais tá bom assim…

Então segue algumas coisas que achei importante…

Antes de pensar em certificação: Sempre gostei de desenvolver sistemas para diversas coisas, sou técnico Mecatrônico e fiz muita coisa para indústria, desenvolvendo sistemas para linhas de produção…mais é programação de baixo nível…muito diferente do mundo de TI
Então no começo de 2008 decidi estudar alguma tecnologia para desenvolvimento em TI, escolhi o Java…ai começou tudo. Esperai passar o semestre da faculdade sobre a matéria de OO (era em C# mais tudo bem…), daí nestas férias de meio de ano fiz dois cursos em Java , FJ11 e FJ21 da Caelum…pessoalmente, achei excelente, o que aprendi está me ajudando muito…
Até então não estava pensando em fazer certificação, meu foco era aprender a tecnologia, o conceito e como aplicar isso…depois de estudar ai parti para a certificação…
Então meu conselho , pra quem ta começando,é pensar no conceito primeiro, brincar bastante e só depois pensar em certificação…

Objetivo da certificação: Pra fazer uma auto avaliação e ajudar na carreira… no entanto acabei conseguindo o emprego antes de fazer a prova…que sorte.

Preparação: Basicamente é só seguir o livro da Kathy Sierra e fazer os exercício de cada capitulo, pra mim foi só isso. Mas antes de iniciar fiz um pequeno e simples plano, para acompanhar meu desenvolvimento…de uma forma simples, destacar o que tive dificuldade pra poder rever depois e durante a leitura sempre anotar o que você acha que provavelmente vai esquecer, por não usar no dia a dia…ou ser uma novidade.
É fundamental testar códigos, em todos os capítulos fiz a seguinte sequencia:

  • Ler e destacar pontos com novidades e com dificuldade
  • Fazer os exercícios do capitulo
  • Fazer testes da maneira que quiser, experimentar, testar de varias formas o código do capitulo
  • Pra quem já tem experiência, não comece pelo primeiro capitulo do livro, é tão chato que vc acabar parando. Escolha um que possa ter alguma novidade, ai vai começar com um pique melhor…
  • Ler do lado de seu PC, pra fazer testes na hora…ler e não testar, o minimo que seja, fica dificul pra memoriazar.

O tempo que gastei foi quase um mês, estudando todos os dias … não estava trabalhando…então estudava o quanto pudesse durante todo o dia…

Problemas na preparação: Bom, tive que marcar minha prova um dia antes de começar a trabalhar e isso não podia mudar, então fiz o que pude para conseguir estudar tudo até a prova, consegui…só que só pude fazer o ExamMaster do livro um dia antes, essa foi a merda…porque fui super mau neste simulado…por ele eu não tinha passado…então um dia antes cai no desespero… :shock:
Como não tinha mais o que fazer, só revisei o que tinha errado e fui para a prova…ainda bem que deu certo…a prova esta bem mais facil que o simulado…

Durante a prova: Estudando bem, sem stress, a prova não é tão horrível… estava bem mais fácil que o simulado da Kathy Sierra…
Cometi uma cagada fenomenal…sempre ouvi falar que o tempo era mais que o suficiente…e é. Mas eu fique analisando de mais as primeiras questões …e praticamente travei em uma logo no inicio… resultado, quando dei conta que o tempo não ia dar mais, já era… tive que responder correndo e não consegui fazer 6 ou mais questões que tinha marcado…nem cheguei a ler essas…foi a pior merda que fiz

Dicas:

  • Deixar as de arrastar de soltar por ultimo, marque todas para voltar no final e fazer
  • O tempo é suficiente, mais deixe para se masturbar com uma questão depois de fazer as mais fáceis
  • Quando encontrar questões que tenham alternativas que apontem para erros em determinadas linhas…faça essas primeiro. Exemplo: ?O código não compila porque há erro na linha X?, analise essa linha primeiro, dá para ganhar um bom tempo com isso.

Bom, espero ajudar alguém… a uns 3 meses atrás eu estava lendo dicas de quem tinha passado na certificação, me ajudou bastante…

Até mais,

Aurélio B. Silva

Ahe Sim… mais um pro time dos certificados… meus parabens!!!
Eu ainda tow desempregado… mas vou achar um trampo em java…
abraços!!!

olá

fico contente com a sua certificação. q vc tenha conseguido alcançar essa satisfação
quanto ao score, naum liga, o seu compilador mental poderia não estar apurado nesse dia.

Um abraço e parabéns

Ricardo

Parabéns!!E não esqueça de continuar estudando.

Oi, parabéns. A dica que eu dou é a seguinte (funcionou perfeitamente bem comigo):

Passe a prova uma vez, respondendo todas COM EXCEÇÃO DAS DRAG’N’DROP (esta você deixa marcado), as que você tiver 0,001% de dúvida, MARCA. Tu vai terminar bem rapido daí. Então, volta com muita calma, e mata todas as marcadas, inclusive as DnD, porém, as que exigirem mais tempo para análise você deixa marcado ainda. E então, dê a última pincelada usando o tempo necessário para resolver as que faltaram

Com este procedimento terminei a prova ainda restando uma hora.

abs

Parabéns e que seje a primeira de muitas.

O Score foi bom sim!
Parabéns. Sucesso!!

Abraços.
Higor

Parabéns.

paraben cara