Mais uma pesquisa salarial - Brasscom

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/confira-os-salarios-dos-18-cargos-de-ti-mais-contratados

Stephanie Kohn

Levantamento feito pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) a pedido do Olhar Digital revela quais são os cargos de TI mais populares e seus respectivos salários em oito Estados brasileiros.

Na média geral, o Gerente de Projetos é o profissional que mais ganha: R$ 5.493,75 no momento da admissão. Já o cargo com o pior salário é o Técnico em Manutenção de Equipamentos de Informática, com média de R$ 1.000,62.

Os melhores salários se concentram em São Paulo (9 das 18 profissões listadas) e Rio de Janeiro, com 8. Pernambuco paga melhor que os dois Estados em apenas um cargo: Operador de Rede de Teleprocessamento. Na outra ponta da tabela, a Bahia lidera o ranking da região com os salários mais baixos.

Na comparação regional entre os cargos, o Gerente de Projetos contratado em São Paulo tem a melhor remuneração inicial: R$ 7.445.76, enquanto o Operador de Computador Admitido na Bahia embolsa o menor salário: R$ 787,54.

A pesquisa avaliou as médias salariais de 2012 em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina ? estados com maior representatividade no segmento de tecnologia, segundo a Brasscom. Os 18 cargos listados são os que mais contratam no setor.

Clique aqui para ver a tabela maior.

Boa tarde

É uma pesquisa de acordo com os registros CLT’s certo?

Várias empresas contratam e pagam por fora, tipo CLT FLEX, acho que justifica alguns salários baixos.

Mas percebo que a cada ano que passa, criam outras funções, diminuem o salário e atribuem outras responsabilidades.
Exemplo um analista programador que deriva de um programador de sistema.

Pesquisa de cargos sem falar os niveis junior/pleno/senior fica meio vago…
Estados que tem mais cargos seniores tendem a elevar essa pesquisa… ou o número de pessoas pesquisadas com os cargos foram iguais? A reportagem não fala, então não tem como garantirmos.

Empresas fazem tantas pesquisas, mas dificilmente alguma chega perto da realidade. Não estou falando de valores “estranhos”, ou “errados”, mas sim de: quando separa por estado, não separa por nivel de cargo, quando separa por nivel de cargo não separa por estado. Poucas falam se a pesquisa foi em empresas grandes ou empresas pequenas, entre outra coisas…

[quote=igor_ks]Pesquisa de cargos sem falar os niveis junior/pleno/senior fica meio vago…
Estados que tem mais cargos seniores tendem a elevar essa pesquisa… ou o número de pessoas pesquisadas com os cargos foram iguais? A reportagem não fala, então não tem como garantirmos.

Empresas fazem tantas pesquisas, mas dificilmente alguma chega perto da realidade. Não estou falando de valores “estranhos”, ou “errados”, mas sim de: quando separa por estado, não separa por nivel de cargo, quando separa por nivel de cargo não separa por estado. Poucas falam se a pesquisa foi em empresas grandes ou empresas pequenas, entre outra coisas…[/quote]

E outra coisa é a questão da regulamentação. Se eles pesquisam por cargos registrados na Carteira de Trabalho, obviamente vai estar bem furado. Conheço um par de programadores que estão registrados como Técnico de Suporte e Sustentação.

Enfim, pelo menos aqui pra região Sul essa tabela condiz, os salários estão bem próximos dessa projeção mesmo.

Não conheço nenhuma outra área onde se faz distinção entre profissional junior/pleno/senior, não sei porque isso é tão importante em TI.

Acho que o mais importante mesmo é que os salários estão menores que 10 anos atras, se você levar em conta a inflação no período.

Isso parece comodidade. Só pq nenhuma outra area é assim, deixa assim mesmo.
Ou vc nao concorda que a pesquisa ficaria muito mais interessante se tivesse feito com essa separação?

[quote=BTO]Boa tarde

É uma pesquisa de acordo com os registros CLT’s certo?

Várias empresas contratam e pagam por fora, tipo CLT FLEX, acho que justifica alguns salários baixos.

Mas percebo que a cada ano que passa, criam outras funções, diminuem o salário e atribuem outras responsabilidades.
Exemplo um analista programador que deriva de um programador de sistema.[/quote]

Tenho a mesma impressão. As funções em TI estão cada vez mais especializadas, e com isso o salário diminui.

Eu conheço centenas de outras áreas.

Exatamente. O profissional de TI tem que estar preparado para assumir as áreas mais especializadas.

Fazer aplicativo web é bem legal mas tem MUITA coisa fácil. A medida que entram mais profissionais e as tecnologias ficam melhores, a concorrência aumenta e a profissão deixa de ser tão valorizada. Se você não se especializar para ser o cara que faz o que os outros não fazem, seu salário vai se nivelar pela média.

Isso parece comodidade. Só pq nenhuma outra area é assim, deixa assim mesmo.
Ou vc nao concorda que a pesquisa ficaria muito mais interessante se tivesse feito com essa separação?[/quote]

Não sei. Pra mim não ia significar nada visto que qualquer um pode se definir como qualquer coisa. Ninguém é registrado como junior/pleno/sênior na carteira.

Eu conheço centenas de outras áreas.[/quote]

Agora fiquei curioso. :slight_smile:

Em TI, sênior costuma ser aquele que é (ou está pra ser) promovido a gerente, senão você é júnior ou pleno. Nas outras também são assim?

Exatamente. O profissional de TI tem que estar preparado para assumir as áreas mais especializadas.

Fazer aplicativo web é bem legal mas tem MUITA coisa fácil. A medida que entram mais profissionais e as tecnologias ficam melhores, a concorrência aumenta e a profissão deixa de ser tão valorizada. Se você não se especializar para ser o cara que faz o que os outros não fazem, seu salário vai se nivelar pela média.[/quote]

Concordo. Hoje não basta saber Java ou C# porque todo mundo programa nessas linguagens, ao contrário de 10 anos atras.

Fazer aplicativo web é bem legal mas tem MUITA coisa fácil. A medida que entram mais profissionais e as tecnologias ficam melhores, a concorrência aumenta e a profissão deixa de ser tão valorizada. Se você não se especializar para ser o cara que faz o que os outros não fazem, seu salário vai se nivelar pela média.[/quote]

tem que ter o networking, sorte, região correta, momento correto, senão o cara estuda algoritmos da nasa e acaba tendo que aceitar trabalhar com ctrl+c e ctrl+v.

Em TI, sênior costuma ser aquele que é (ou está pra ser) promovido a gerente, senão você é júnior ou pleno. Nas outras também são assim?[/quote]

De onde tu tirou que um sênior é promovido a gerente ? É uma possibilidade, mas não uma certeza.
Conheço sênior que foi promovido a arquiteto, pois é coerente com o perfil dele.

Um exemplo de Junior/Pleno/Sênior é em direito. Há escritórios em que dividem os advogados dessa forma também.
Há N outros exemplos de profissões com esse tipo de divisão.

Em TI, sênior costuma ser aquele que é (ou está pra ser) promovido a gerente, senão você é júnior ou pleno. Nas outras também são assim?[/quote]

De onde tu tirou que um sênior é promovido a gerente ? É uma possibilidade, mas não uma certeza.
Conheço sênior que foi promovido a arquiteto, pois é coerente com o perfil dele.

Um exemplo de Junior/Pleno/Sênior é em direito. Há escritórios em que dividem os advogados dessa forma também.
Há N outros exemplos de profissões com esse tipo de divisão.[/quote]

você acredita que a melhor forma de medir este nível é através da qualidade e quantidade de conhecimento técnico e profissionalismo que a pessoa possuí, o tempo de experiência em determinada função, ou o montante salarial que ela recebe por mês ?

por exemplo, quando Zuckerberg criou o facebook, ele era Junior, Pleno ou Senior.

pergunta perspicaz hehe

você acredita que a melhor forma de medir este nível é através da qualidade e quantidade de conhecimento técnico e profissionalismo que a pessoa possuí, o tempo de experiência em determinada função, ou o montante salarial que ela recebe por mês ?

por exemplo, quando Zuckerberg criou o facebook, ele era Junior, Pleno ou Senior.

pergunta perspicaz hehe[/quote]

Essa é uma análise bem particular, mas entendo que a questão do salário deve ser uma consequência do seu profissionalismo (inclui experiência profissional, rendimento no trabalho, etc, etc etc). Algumas empresas separam os níveis em faixa salarial, então, se você entrar em uma faixa X de salário, você acaba sendo um pleno/sênior. Enfim, é como a empresa trata a questão de carreira profissional. Você pode se considerar pleno com dois anos de mercado, o seu vizinho pode dizer que um pleno precisa de no mínimo 4 anos e assim por diante, é questão de perspectiva.

Zuckerber, Bill Gates entre outros são exceções e não são pessoas do “dia a dia”. Você pode ser um péssimo desenvolvedor mas um grande “analista de mercado”. Você pode perceber uma demanda incrível por um serviço, por exemplo, e isso lhe render excelentes frutos. Portanto, esses são casos a partes e bem particulares.

pergunta perspicaz hehe[/quote]

Essa é uma análise bem particular, mas entendo que a questão do salário deve ser uma consequência do seu profissionalismo (inclui experiência profissional, rendimento no trabalho, etc, etc etc). Algumas empresas separam os níveis em faixa salarial, então, se você entrar em uma faixa X de salário, você acaba sendo um pleno/sênior. Enfim, é como a empresa trata a questão de carreira profissional. Você pode se considerar pleno com dois anos de mercado, o seu vizinho pode dizer que um pleno precisa de no mínimo 4 anos e assim por diante, é questão de perspectiva.

Zuckerber, Bill Gates entre outros são exceções e não são pessoas do “dia a dia”. Você pode ser um péssimo desenvolvedor mas um grande “analista de mercado”. Você pode perceber uma demanda incrível por um serviço, por exemplo, e isso lhe render excelentes frutos. Portanto, esses são casos a partes e bem particulares.[/quote]

exato.

as vezes da a impressão que estes níveis acabam “capando” o profissional, o que mais vejo é 1~2 anos de xp nivel X, 2-4 anos nivel Y, 4~6 anos nivel Z, mas isso é como achar que todo mundo é igual e tem o mesmo potencial de acordo com determinado tempo de atividade.

[quote=nel][quote=carlos alexandre moscoso]
Conheço sênior que foi promovido a arquiteto, pois é coerente com o perfil dele.[/quote]

Sim. Foi isso que eu disse. A “tendência normal” é achar que pleno e júnior é quem bota a mão na massa (programar) enquanto sênior é aquele que pode ser confiado o papel de comandar pessoas e tomar as decisões de projeto.

[quote=nel]

Seu colega de equipe é pleno ou sênior ou júnior? Você sabe? Eu não tenho a mínima idéia.

Você tem razão, os RHs precisam de uma forma de se referir a diferentes níveis de profissionais, e quando não tem outra opção…

Mas certamente não é uma distinção feita pela própria área uma vez que o cliente não contrata senior ou júnior, ele contrata advogados e programadores. Da mesma maneira, programadores e advogados não se referem a companheiros de profisssão como pleno ou sênior quando estão avaliando ou trabalhando junto com outros profissionais da área.

Ou como ela otimiza ao máximo o processo de contratação.

[quote=carlos alexandre moscoso][quote=nel][quote=carlos alexandre moscoso]
Conheço sênior que foi promovido a arquiteto, pois é coerente com o perfil dele.[/quote]

Sim. Foi isso que eu disse. A “tendência normal” é achar que pleno e júnior é quem bota a mão na massa (programar) enquanto sênior é aquele que pode ser confiado o papel de comandar pessoas e tomar as decisões de projeto.

[quote=nel]

Seu colega de equipe é pleno ou sênior ou júnior? Você sabe? Eu não tenho a mínima idéia.

Você tem razão, os RHs precisam de uma forma de se referir a diferentes níveis de profissionais, e quando não tem outra opção…

Mas certamente não é uma distinção feita pela própria área uma vez que o cliente não contrata senior ou júnior, ele contrata advogados e programadores. Da mesma maneira, programadores e advogados não se referem a companheiros de profisssão como pleno ou sênior quando estão avaliando ou trabalhando junto com outros profissionais da área.[/quote]

Sobre o cliente, sim, ele precisa de um serviço por parte do escritório de advogacia e cabe ao escritório indicar um advogado de acordo com a necessidade (quanto mais crítico, maior experiência será exigida). O mesmo vale para outras N profissões.

Nas reuniões, ninguém diz “já que você é sênior, comece”, mas com certeza, na conversa, você percebe a diferença de maturidade, conhecimento técnico, visão entre outros fatores que vão distinguir cada um. Você mesmo pode perceber que, quanto mais experiência o colega tiver, mais consultado ele será, pois se torna uma referência dentro da equipe, o que é algo extremamente normal.

Mas o tópico fala sobre uma faixa salarial. Isso vai de você também, cabe ao profissional filosofar sobre sua experiência, vivência entre outros fatores para ter uma base de sua pretensão salarial. Obviamente, sendo o mais realista possível.