Galera, estou un problemiha aqui…
Eu tenho um banco em produção, daí tem uma tabela cheia de caracteres como “ã, ç, é” e outros nesse padrão.
O ENCODING atual do banco é SQL_ASCII. Eu vi em outra thread que Java não trabalha com ASCII, somente com UNICODE - não lembro quem escreveu isso, mas se eu estiver falando bobagem me corrijam!!!
Eu criei um novo banco com o ENCODING=UNICODE, e importei os dados do outro banco - as linhas da tabela que continham esses caracteres não foram importadas… . O Postgre acusou erro e não realizou o INSERT.
Então fiz a mesma coisa, só que o ENCODING=LATIN1 (ISO8859-1 - eu acho). A importação foi beleza, mas tá dando um erro logo de cara quando tento a conexão com o banco :
Minha String de conexão é essa:
protected static final String url = "jdbc:postgresql://192.168.30.38:5432/erp"
O output do erro:
SQLState: null
Message: Something unusual has occured to cause the driver to fail. Please report this exception: Exception: java.sql.SQLException: ERROR: Load of file /usr/lib/postgresql/utf8_and_iso8859_1.dll failed: dlopen: Win32 error 5
Stack Trace:
java.sql.SQLException: ERROR: Load of file /usr/lib/postgresql/utf8_and_iso8859_1.dll failed: dlopen: Win32 error 5
at org.postgresql.core.QueryExecutor.execute(QueryExecutor.java:131)
at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.ExecSQL(AbstractJdbc1Connection.java:482)
at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.ExecSQL(AbstractJdbc1Connection.java:461)
at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openConnection(AbstractJdbc1Connection.java:375)
at org.postgresql.Driver.connect(Driver.java:122)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:512)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:171)
at DatabaseAccessObject.<init>(DatabaseAccessObject.java:27)
at DatabaseAccessObject.getInstance(DatabaseProblemas na conexao. Verifique a digitacao dos nomes e a existencia da fonte de dados.
AccessObject.java:206)
at TableMap.<init>(TableMap.java:18)
at ManutencaoIdiomasFrame.initComponents(ManutencaoIdiomasFrame.java:185)
at ManutencaoIdiomasFrame.<init>(ManutencaoIdiomasFrame.java:15)
at ManutencaoIdiomasFrame.main(ManutencaoIdiomasFrame.java:242)
End of Stack Trace
Vendor: 0
-----
Bom, parece-me que o Driver do Postgre não está achando essa dll - utf8_and_iso8859_1.dll, certo?? :roll:
Como eu faço para resolver esse “pequeno” problema??? Alguém pode me dar uma ajuda??
Valeu…