Mais uma vez ENCODING

Galera, estou un problemiha aqui…

Eu tenho um banco em produção, daí tem uma tabela cheia de caracteres como “ã, ç, é” e outros nesse padrão.

O ENCODING atual do banco é SQL_ASCII. Eu vi em outra thread que Java não trabalha com ASCII, somente com UNICODE - não lembro quem escreveu isso, mas se eu estiver falando bobagem me corrijam!!! :smiley:

Eu criei um novo banco com o ENCODING=UNICODE, e importei os dados do outro banco - as linhas da tabela que continham esses caracteres não foram importadas… :frowning: . O Postgre acusou erro e não realizou o INSERT.

Então fiz a mesma coisa, só que o ENCODING=LATIN1 (ISO8859-1 - eu acho). A importação foi beleza, mas tá dando um erro logo de cara quando tento a conexão com o banco :cry: :

Minha String de conexão é essa:

protected static final String url = "jdbc:postgresql://192.168.30.38:5432/erp"

O output do erro:

SQLState: null
Message:  Something unusual has occured to cause the driver to fail. Please report this exception: Exception: java.sql.SQLException: ERROR:  Load of file /usr/lib/postgresql/utf8_and_iso8859_1.dll failed: dlopen: Win32 error 5

Stack Trace:

java.sql.SQLException: ERROR:  Load of file /usr/lib/postgresql/utf8_and_iso8859_1.dll failed: dlopen: Win32 error 5

at org.postgresql.core.QueryExecutor.execute(QueryExecutor.java:131)
        at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.ExecSQL(AbstractJdbc1Connection.java:482)
        at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.ExecSQL(AbstractJdbc1Connection.java:461)
        at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openConnection(AbstractJdbc1Connection.java:375)
        at org.postgresql.Driver.connect(Driver.java:122)
        at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:512)
        at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:171)
        at DatabaseAccessObject.<init>(DatabaseAccessObject.java:27)
        at DatabaseAccessObject.getInstance(DatabaseProblemas na conexao. Verifique a digitacao dos nomes e a existencia da fonte de dados.
AccessObject.java:206)
        at TableMap.<init>(TableMap.java:18)
        at ManutencaoIdiomasFrame.initComponents(ManutencaoIdiomasFrame.java:185)
        at ManutencaoIdiomasFrame.<init>(ManutencaoIdiomasFrame.java:15)
        at ManutencaoIdiomasFrame.main(ManutencaoIdiomasFrame.java:242)
End of Stack Trace

Vendor:   0
-----

Bom, parece-me que o Driver do Postgre não está achando essa dll - utf8_and_iso8859_1.dll, certo?? :roll:

Como eu faço para resolver esse “pequeno” problema??? Alguém pode me dar uma ajuda?? :cry:

Valeu…

Você está usando o PostgreSQL com CygWin?

Estou usando o Postgre sobre uma “casca” que o pessoal fez aqui para dar o start do serviço… mas creio estar rodando sobre o CigWin, sim… isso faz alguma diferença?

faz sim, muuuuuuiita diferença…

com o CygWin ele emula um unix para poder rodar o PostGres, eu particularmente prefiro usar direto no Unix ou Linux é muito mais estável e menos passivo de erro alias muito menos…

Vc já verificou se esta dll(utf8_and_iso8859_1.dll) existe?

Desculpe a minha ignorância, Dennys, eu estou começando a mexer com Postgre :roll:

Bom, eu ainda não tenho como colocar o server no Unix… Tenho que resolver assim mesmo.

Existe a DLL sim, está na pasta de instalação do postgrelibpostgresql

Onde deveria estar ? Como faço para ela ser vista?

Valeu.

Hum…

Tente colocar neste diretório…

[code]
/usr/lib/postgresql

[code]

Se não existir o diretório crie…

Qual a versão do postgres que está usando?

Estou usando a 7.3.4 …

Bom, essa estrutura de diretórios deve estar na pasta de instalação do Postgre ou na pasta da minha aplicação? Se for na instalação do Postgre eu já fiz isso e não adiantou… :frowning:

hum… vc que montou o script para instalar o postgres?

Minha última cartada seria…

fazer um backp(pg_dump)…

depois entrar no site

www.lztech.com.br

lá tem um postgres com cygwin é um instalador, é só clicar,
ele fáz tudo para vc já instala tudo que tem que instalar…

muito bom para quem usa em Ruindows…

depois vc restaura o backup…

Atn.
Dennys Fernando

Ok… vou tentar isso, talvez a instalação esteja com problemas mesmo…

Valeu pelas dicas Denys. :smiley:

sem problemas!

existe uma lista de discução no Yahoo só sobre PostgreSQL

ela é muito boa

Cadastre-se lá, garanto que não vai se arrepender…

http://br.groups.yahoo.com/group/postgresql-br/