Como não achei nenhum post atual, gostaria de saber qual IDE é mais utilizada no MERCADO DE TRABALHO, especialmente em Belo Horizonte. Tbém seria útil, mas sem querer incitar uma guerra, o q vcs tem a dizer sobre Eclipse 3.3 x Netbeans 6.0?
Cara,
Na grande maioria dos projetos que participei utilizamos eclipse.
Marcio_Nogueira1 like
Nas empresas em que trabalhei, todas usam o eclipse.
saoj
A não ser que vc queira trabalhar com o matisse (swing), não há porque não usar eclipse. Mas se quiser usar Netbeans seja feliz! O importante é o serviço ficar direitinho…
joaosouza
Das diversas empresas em que já prestei serviços, 90% delas utilizei Eclipse…
Mas seria bom se vc conseguisse dominar as duas, tanto o Eclipse quanto o Netbeans…
É como o Sergio disse o importante é o serviço sair perfeito.
Falow !!!
antonioni.rocha
Aprenda as duas. Eclipse por ser a mais usada, e NetBeans 6 por estar muito interessante; já conheço algumas empresas aqui em Natal que estão migrando para ele.
J
jdefarge
Eclipse é a melhor IDE livre para Java. Se quiser pagar (caro) tem o IntelliJ IDEA que é muito bom (o pessoal da Google utiliza esse).
dlt
Onde eu trabalho nós usamos o eclipse. Gosto dele porque ele te deixa instalar vários plugins.
josenaldo
Aqui a galera usa mais Netbeans q Eclipse, principalmente agora, com a versão 6.
gibaholms
Com certeza o eclipse predomina… o netbeans eh mto pesado, moh carroça o bagulho…
Tipo, o eclipse adota a idéia de “vem o básico, o resto você coloca como plugins caso precise”.
O netbeans já eh “vem tudo, não importa se você usa ou não”.
Mas pra Swing, o NetBeans geralmente é mais utilizado.
E os outros 3% do pessoal usam o Oracle JDeveloper… tbm eh pedido em algumas empresas.
rafaelglauber
gibaholms:
Tipo, o eclipse adota a idéia de “vem o básico, o resto você coloca como plugins caso precise”.
O netbeans já eh “vem tudo, não importa se você usa ou não”.
Não é exatamente assim, já viu as possibilidades de download para o Netbeans 6?
gibaholms
Olha só… está mais versátil mesmo… mas o que eu me referia de “coisas a mais” não era de APIs, e sim de recursos da própria IDE mesmo…
Mas por exemplo, uma pessoa que quer programar pra servidor, que nem quer ver um Swing na vida, vai ter q levar junto todos os recursos pra criação de interfaces gráficas do netbeans, mesmo que nunca use.
Até os wizards dele pra criar projetos, etc… são extremamente pesados
F
fabioissamu
tem um amigo que chama o beans de NetChildren, eu pessoalmente dei uma olhada e ainda não fiz nada com ele.
Atualmente uso o Eclipse e acho ótimo.
Lembro de ter tido dificuldades para compilar, não vem com um botão “criar jar” por exemplo…
Leozin
depende muito da empresa
atualmente estou com o Red Hat Developer Studio
antes era só JDeveloper (da Oracle)
Ps.: e não, não era pra desenvolvimento com ADF Faces
mas depende muito
agora tem uma galera aqui no trampo utilizando aquela da Weblogic
luistiagos
tem milhares de post sobre isto aqui… pq nao usa a busca?
mas em geral o eclipse e mais utilizado creio eu…
J
juliospark
Acredito que o NetBeans é utilizado mais na graduação e não por empresas…
Já utilizei os dois e até agora tenho medo só de ouvir esse nome, Netbeans :shock:
Eclipse sempre! :twisted:
Grinvon
Sem dúvida Eclipse e NetBeans.
5leipn1r
Complementando a pergunta do nosso amigo e exclarecendo uma duvida minha…
Caso eu me “apegue” mais ao NetBeans por exemplo e entre pra uma empresa que usa Eclipse, eu não posso usar o NetBeans nessa empresa? Eles não são compativeis entre si? Pelo que vi cada um deles pode importar projeto um do outro…
Rubem_Azenha
Acho que o Eclipse é mais utilizado.
Eu utilizo profissionalmente o JBuilder 2007, que é baseado na plataforma do Eclipse.
Alessandro_Lazarotti
Rubem Azenha:
Acho que o Eclipse é mais utilizado.
Eu utilizo profissionalmente o JBuilder 2007, que é baseado na plataforma do Eclipse.
Isso realmente é algo inusitado Rubem.
Lembro que fui em um workshop do “JBuilder X” (2003 /2004), onde o orador toda vez que mencionava sobre o Eclipse, falava com desprezo… algo beirando o academico mas jamais profissional.
… como esse mundo dá voltas. :twisted:
5leipn1r
Obrigado pela atenção, mas minha duvida ainda não foi resolvida… As empresas obrigam a utilização de uma ou outra IDE? Ou há liberdade de escolha?
Obrigado.
jingle
Bom na nossa empresa tem um servidor de aplicativos e usamos a ide que ta nele no caso netbeans. ou seja se alguém é acostumado a usar eclipse vai ter que se acostumar a usar o netbeans… até tentaram por as duas ide no servidor… mas teve umas incompatibilidade não lembro se foi no servidor ou na aplicação.
el_loko
Com certeza o Eclipse é mais usado.
Eu gosto dele por ser mais leve e mais prático, mais eu conheço gente que prefere o NetBeans por achá-lo mais completo…
PS: às vezes é meu micro que é lento e eu to malhando o NetBeans
Vinicius_Sartori
[b]Independente de tendência de mercado ou não eu acho eclipse mais confiável, se bem que ele é o mais usado, afinal voce tem mais controle de código, diferente do NetBeans, tem gente que gosta mais eu achei o código que o netbeans gera muito porco…use eclipse…vale apena, facil instalação, voce instala o que achar necessário, e não trocentos milhões de recursos que já vem e só pesam na memória do seu computador…
Use Eclipse :thumbup: …
mais se for necessário aprenda umpouco do NetBeans, ser xiita também pode ser complicado. 8) [/b]
boaglio
Tem certeza?
Busca no GUJ por Eclipse :arrow: 22176 resultados
Busca no GUJ por Netbeans :arrow: 14900 resultados
Busca no GUJ por JBuilder :arrow: 950 resultados
Busca no GUJ por JCreator :arrow: 665 resultados
Busca no GUJ por IntelliJ :arrow: 628 resultados
Busca no GUJ por JEedit :arrow: 255 resultados
Busca no GUJ por BEA Workshop :arrow: 45 resultados
Vinicius_Sartori
Uma busca vale mais que mil posts :lol:
W
windsofhell
Aqui o pessoal usa Eclipse pra caramba.
Passei uma semana na empresa em Londres e percebi que muita gente usa IntelliJ, poucos Eclipse.
A minha experiencia eh que estes dois sao os mais utilizados.
//Daniel
victorwss
Tem certeza?
Busca no GUJ por Eclipse :arrow: 22176 resultados
Busca no GUJ por Netbeans :arrow: 14900 resultados
Busca no GUJ por JBuilder :arrow: 950 resultados
Busca no GUJ por JCreator :arrow: 665 resultados
Busca no GUJ por IntelliJ :arrow: 628 resultados
Busca no GUJ por JEedit :arrow: 255 resultados
Busca no GUJ por BEA Workshop :arrow: 45 resultados
Faltou o JDeveloper.
Bem, eu conheço o Netbeans e o JDeveloper. Usei um pouquinho o Eclipse. Preferi o Netbeans. Minha experiência com o Eclipse, diferentemente da maioria aqui, foi ruim. Não gostei do Eclipse.
Quanto ao JDeveloper, isso é uma coisa que não deveria nunca ter existido.
Ah, e tem aquela IDEzinha também, o BlueJ. É só para citar ele, porque na prática não serve para nada.
Rubem_Azenha
Lezinho:
Isso realmente é algo inusitado Rubem.
Lembro que fui em um workshop do “JBuilder X” (2003 /2004), onde o orador toda vez que mencionava sobre o Eclipse, falava com desprezo… algo beirando o academico mas jamais profissional.
… como esse mundo dá voltas. :twisted:
Não sei como estava o Eclipse naquela época.
A verdade é que virou de uma IDE de desenvolvimento Java, o Eclipse virou uma verdadeira plataforma. Algunsprodutos da Borland são hoje baseados na plataforma Eclipse
porfirio
Vinicius_Sartori:
[b]Independente de tendência de mercado ou não eu acho eclipse mais confiável, se bem que ele é o mais usado, afinal voce tem mais controle de código, diferente do NetBeans, tem gente que gosta mais eu achei o código que o netbeans gera muito porco…use eclipse…vale apena, facil instalação, voce instala o que achar necessário, e não trocentos milhões de recursos que já vem e só pesam na memória do seu computador…
Use Eclipse :thumbup: …
mais se for necessário aprenda umpouco do NetBeans, ser xiita também pode ser complicado. 8) [/b]
Vc deve tar brincando
Eu tenho os dois, e para o editor de php do eclipse tenho praticamente 400mb de ide, com uma panopia de plugins de merdas que não uso mas não posso desinstalar, penso que inclui suporte para Java e outras senas
O meu Netbeans tem 120 mb com suporte a Java com matisse e tem tambem php, javafx e outras coisas que eu adicionei, tou a usar nightlies da verção 6.1 e carrega muito mais rapido que o Eclipse…
Assim que o suporte de PHP e JavaScript ( que ja é muito bom ) melhorar digo bye bye de vez ao Eclipse e ao Aptana
O Netbeans tem bastantes falhas, é verdade, mas o eclipse tb tem
Acredito que o Eclipse seja mais usado e que tenha mais plugins, porque se não fosse os plugins de terceiros e da comunidade o Eclipse era uma valente bosta
Acho que para o mercado não interessa o ide, mas o que se sabe da linguagem e principalmente não ser agarrado aos ide’s, um conhecimento basico de todos os ides tb ajuda
jmoreira
Realmente, chamar o eclipse de IDE é muito pouco. Eclipse é uma plataforma de desenvolvimento multi-linguagem.
No entanto, existem pontos fortes e fracos em qualquer IDE. Por exemplo, desenvolvimento para Web, o Eclipse é muito superior (na minha opinião) que as outra IDE’s. Desenvolver para desktop (swing) o NetBeans é muito superior que o eclipse. O IntellJ IDE, tem muitos outros pontos fortes também. Assim, o importante é usar a IDE que for mais conveniente para o projeto em foco.
Quanto a questão de consumo de memória, citado anteriormente, isso é um pouco relativo. Dependerá de do quanto de trabalho você está “impondo” à IDE. Exemplo desenvolvendo para Web no eclipse:
Você poderá instalar mais ou menos plugins além dos default. Muitos plugins entra em funcionamento logo que a IDE é aberta. Outros plugins só entra em funcionamento quando você de fato usa-los. Isso fará que o consumo de memória seja maior ou menor em determinados momentos.
É comum iniciar o Servidor (Tomcat, JBoos, etc) dentro da própria IDE. Isso inicializa mais plugins, sendo que poderia inicializar o Servidor fora da IDE. Isso implicará também no desempenho.
É comum, também abrir N’s arquivos ao mesmo tempo como: JSP’s, Fontes Java, CSS, JavaScript e por ai vai. Facilmente abre-se mais de 10 janelas (abas). Isso implicará também no desempenho.
Em fim… o desempenho da IDE e seu consumo de recursos da máquina dependerá do desenvolvedor e de seu estilo (hábito) de programar.