Maker - Será uma ameaça aos desenvolvedores?

31 respostas
lpgomesM12

Olá Pessoal estou formando este ano… e fui em uma palestra de uma plataforma de desenvolvimento chamada MAKER, onde a principal arma deles é desenvolver um sistema sem digitar uma linha de código e qualquer pessoa pode fazer, confesso que fiquei um pouco assustado com a ferramenta… alguem já ouviu falar nela? será que isso pode afetar a oferta por desenvolvedores normais? ou não preciso me preocupar com isso?

31 Respostas

M

Sim, precisa se preocupar muito.

O maker veio para acabar com todo o estudo que é necessário atualmente. Em no máximo um ano a maioria de nós terá perdido o emprego e a empresa do maker deve superar o Google em poder.

x111

Mais uma?
Existe n ferramentas que fazem isso, o problema é que todas elas ficam no feijão com arroz. Quando aparece algo mais complexo ou que fuja da rotina (como em qualquer sistema) ai começa a codificação.

luistiagos

marcio_gs:

O maker veio para acabar com todo o estudo que é necessário atualmente. Em no máximo um ano a maioria de nós terá perdido o emprego e a empresa do maker deve superar o Google em poder.

:lol: :lol: :lol: :lol: boa…

adriano_si

marcio_gs:

Pow cara… heuehueheueheuehueheueheu pra gente é tranquilo a situação… mas pro cara que está chegando agora, deve ser realmente preocupante pow…

Cara, teve uma discursão dessa sobre o Maker aqui no fórum já… a Ferramente já é bem antiga, tem, pelo que andei sabendo ultimamente, uma aceitação abaixo do esperado e mais e o mais IMPORTANTE DE TUDO…

NA TI, NÃO EXISTE A BALA DE PRATA… não há a Ferramenta, Tecnologia, Linguagem, etc. que resolverá todos os Problemas de humanidade… Não serão construídos Jogos 3D com o Maker, não serão feitos Sistemas com Regras de Negócios Mega Complicadas com ele, não verás Sistemas Críticos com ele, pelo que eu saiba ainda não há o Maker Mobile, e mesmo o Maker, quando dá uma cagada violenta, precisa de um programador lá pra consertar a bagaça… Que é uma bagaça mesmo o que a ferramenta gera… Enfim… A Google não precisou do Maker, Facebook não precisou do Maker, IBM nem conhece o Maker…

Então não se preocupe… heueheueheu :wink:

Flavio_machine

Cada uma !

aluisiodsv

Minha opinião eh que esses tipos de ferramentas não dão realmente um ganho no desenvolvimento.

Já outro tipo de ferramenta, como o jCompany, aí sim acho q pode valer a pena. Ele não gera um monte de lixo, só agiliza aquilo q vc já ia codificar. Vc ainda precisa saber como programar (e precisa saber todos os frameworks q ele usa).

aeciovc

O Maker é uma ferramenta interessante. (e ponto).

Poupa muito trabalho que pode ser convertido depois em algo que ele não consegue fazer e que o cara tem que fazer cada Gambiarra que é de impressionar.

Trabalhei em uma empresa que adoto o Maker. e logo no primeiro projeto… o cliente não ficou satisfeito com aquela coisa que ele fez, que apesar de funcional não era nem um pouco flexivel.

Já fiz algumas coisas em Maker, inclusive o curso oficial da softwell e a minha conclusão é que depende muito do que você quer fazer.

ele tem vantagens principalmente em rapidez de desenvolvimento e é bom para aqueles que não gostam de código, mas uma hora você vai ter que meter a mão no código e o grande problema dele: você não pode fazer isso, porque nele não existe Engenharia Reversa (Maker > Java) (Java > Maker). a única coisa que você pode fazer (é o que diz no manual) é criar poucas funções em Java ou JavaScript que o Instrutor do Curso não soube fazer.

não se preocupe com esse tipo de ferramenta, como ela existem várias. é uma opção, mas em um mundo de várias opções.

Grinvon

Não

johnny_quest

Com toda certeza o Maker não é uma ameaça, é somente mais uma ferramenta de auxilio.

Somente devemos nos preocupar com nossos empregos quando surgir uma Inteligência Artificial,
que ao ouvir a voz do cliente automaticamente cria todo o Aplicativo, ou melhor, se puder ler a mente ou o pensamento do cliente
e criar todo o sistema, e depois de pronto, essa mesma IA sempre estar refatorando internamente o código,
descobrindo e aplicando novos padrões que a própria IA descobriu, ou procurou em alguma outra fonte,
e sempre estando um passo a frente ao se desenvolver antecipadamente um módulo novo antes mesmo
de o cliente pensar nisso, com isso sempre melhorando o produto final.

Eu acredito que somente quando tal nível de Maker IA surgir estaremos realmente com problemas e teriamos que
mudar para algum outro ramo ainda não foi automatizado.

Alexandre_Saudate

Há um tempo atrás, uma pessoa daqui do fórum que eu ajudei (não vou citar nomes nem com que ajudei) usava muito o Maker. Tinha desenvolvido o sistema inteiro com ele. Só que o Maker originou um problema em relação a um web service que acabou obrigando esse desenvolvedor a mexer no código do web service. O que o obrigou a mexer no código de acesso ao web service. O que o obrigou a mexer nos dados de acesso. O que o obrigou a mexer em partes da camada de controle e do front end. Moral da história: se não tivesse usado o Maker desde o início, provavelmente teria entregado o projeto muito antes do que efetivamente entregou.

[]´s

Adelar

Se desenvolver um sistema neste tipo de ferramenta só torça que nunca aconteça um erro relacionado à ferramenta. Se tiver um erro desses sai correndo que vem chumbo :smiley:

d34d_d3v1l

também concordo com o que alguns ja disseram aqui…

já existiram ferramentas assim, inclusive meu prof de analise de projetos do semestre passado comentou sobre elas… Até que deram certo no começo… Mas quando o cara (desenvolvedor E cliente) precisou fazer manutenção no código, ele não deu conta… Por que? adivinha? falta de conhecimento…

então eu, particularmente, não me sinto ameaçado por nenhuma ferramenta revolucionária que surgiram e surgirão por ai…

abraços!

Tchello

PQP mais um tópico de maker do apocalipse?

Tranca isso ai gente.

Flavio_machine

Ta parecendo aqueles filmes que o cara inventa um computador e ele domina o mundo.

Tchello

Demonstrar preocupação com a carreira por conta de coisas como o maker só indica o despreparo e inocência (na melhor das hipóteses, melhor me abster de outros adjetivos) do profissional.

fredferrao

Dizem ser excelente para CRUD!! Na ultima linha do manual escrito em fonte 6 deve estar escrito(PS: não se aventure muito alem dos CRUD, risco de explosão!!)

Serio, ja me falaram que quando se sai do basico, o bixo abre as pernas rapidinho, e aquilo gera uma tripa de codigo procedural, que SANTO algum no mundo consegue dar manutenção, umas classes gigantescas, orrendas, ta loco!!

Resumindo, se aventurou com o Maker e deu errado:

1 - Jogue tudo no lixo, pq “aquilo” que ele gera e chama de código, é impossivel de dar manutençao

2 - Se contente com o que ele oferece: Ta no inferno, abraça o capeta!!

victorwss

Você pode encontrar bastante informação sobre o maker aqui:

http://desciclopedia.org/wiki/Softwell_Maker

Tchello

Fui numa apresentação do Maker a uns anos atrás onde o palestrante entrou numa saia justa quando o maker deu pau num crud ultra simples…

Mas nem por isso, qualquer coisa que saia do crud basicão ele se torna ou muito trabalhoso, inviável ou ambos.

luistiagos

O unico maker realmente eficiente e este aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG_Maker

P

Flavio machine:
Maker do apocalipse?

Essa foi a melhor.

Ta parecendo aqueles filmes que o cara inventa um computador e ele domina o mundo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Você não sabia? A Sky Net será desenvolvida usando o Maker… :lol:

E pra não perder a piada: corram para as montanhas! :lol:

denislima

eh o aMAKERgedon…

corram todos!!! :lol:

adriano_si

Pow… o cara tá saindo da faculdade, provavelmente com pouca (ou nenhuma) experiência de mercado e assiste uma apresentação de Marketing pesado dessa ferramenta milagrosa…

é normal ficar com (no mínimo) uma pulga atrás da orelha. Ele ainda não é um profissional e pode ser que boa parte de quem está chegando no mercado agora também se assuste ao ver ferramentas assim, afinal ainda não viveram o mercado para tirar suas próprias conclusões e ele educadamente veio perguntar achando que não teria chacota por conta disso…

Enfim…

lpgomesM12

adriano_si:
Pow… o cara tá saindo da faculdade, provavelmente com pouca (ou nenhuma) experiência de mercado e assiste uma apresentação de Marketing pesado dessa ferramenta milagrosa…

é normal ficar com (no mínimo) uma pulga atrás da orelha. Ele ainda não é um profissional e pode ser que boa parte de quem está chegando no mercado agora também se assuste ao ver ferramentas assim, afinal ainda não viveram o mercado para tirar suas próprias conclusões e ele educadamente veio perguntar achando que não teria chacota por conta disso…

Enfim…

Obrigado adriano_si por ter entendido minha situação e a todos por terem dado sua opinião em relação a minha duvida. Como falei no post fiquei um pouco assutado depois da apresentação…e se tudo que tinha aprendido na facu… não levaria a nada…talvez pela falta de experiência de mercado msm rs! é como vc se preparar tando para um mundo e quando vc ta chegando lá vem um cara e fala “OWW ESSE MUNDO JÁ ESTÁ ACABANDO E NA VERDADE VC NEM PRECISARIA TER SE PREPARADO PARA ISSO” …rs mas depois de todos os comentarios e de algumas pesquisas sugeridas aqui vi que era uma preocupação atua mesmo, pelo menos até o momento não tem nada que possa assustar…

espero ter ajudado outras pessoas que também estão se preparando para entrar no mercado agora e conhecem essas ferramentas “MILAGROSAS” e com o adriano_si faloww tbm ficaram com uma pulga atrás da erelha.

Valeww Galera!! Obrigado.

josenaldo

Você vai trabalhar em uma empresa que usa o Maker? Vai dar manutenção em sistema feito pelo Maker? Se sim, melhor se preocupar. E muito. Sugiro se preparar comprando calmantes tarja preta.

lpgomesM12

rsrs!! não, não vou trabalhar ainda bem que não…era só uma duvida em relação a oferta de mercado msm se esse tipo de ferramenta poderia atrapalhar minha vida e se eu teria que esquecer a programação e fazer um curso de (operador de MAKER) rsrs!!.. mas valeu pela dica.

M

Maker é ótimo pra automatizar algumas tarefas que hoje o programador teria de fazer no braço.

Mas o que define a nossa profissão não são essas tarefas, mas a análise e capacidade de identificar/resolver problemas do cliente. A montagem das regras de negócio e definição dos processos não tem como ser codificada sozinha, do mesmo jeito que não existe um algoritmo pra administrar uma empresa.

Esse tipo de ferramenta, se bem feitas, são aliadas do desenvolvedor/progamador, e não ameaças.

P

Os cara são tão foda que deixam até FTP aberto:

fontes do webrun 2.5: https://rapidshare.com/files/79214435/webrun.zip

Mais os cara tão ganhando dinheiro, pena que não estou no lugar deles!!!

kicolobo

Mais um post sobre o Maker criado por uma pessoa que possui menos de 10 posts no GUJ.

Coincidência ou mais uma tentativa fajuta de propaganda. Bom, desde 1986 o Fred Brooks prova que o Maker não funciona (e ele nem existia!).

Leia este texto (No Silver Bullet): http://people.eecs.ku.edu/~saiedian/Teaching/Sp08/816/Papers/Background-Papers/no-silver-bullet.pdf

Responde a todas estas dúvidas sobre o Maker e ACABAM com este papo furado de uma vez por todas pra quem lê.

lpgomesM12

Já faz mais de ano que fiz essa pergunta…posso garantir que quando a fiz não tinha nenhuma pretenção em divulgar essa ferramenta… realmente estava com duvidas… hoje sei que não preciso me preocupar com isso. Sempre recorro ao Guj para sanar algumas duvidas mas devido a grande quantidade te peguntas responditas aqui quase sempre encontro minhas respostas nas duvidas de outros colegas por isso não tenho mais post. Agora quem respondeu a pergunta se está com alguma pretenção em divulgar a ferramenta ou não isso não posso garantir…

J

eu imagino que os profissionais devam correr de ferramentas que criam soluções “engessadas”. Todos sabem que clientes são seres “super flexíveis e indecisos”.

Luiz_Augusto_Prado

eu imagino que os profissionais devam correr de ferramentas que criam soluções “engessadas”. Todos sabem que clientes são seres “super flexíveis e indecisos”.

Concordo contigo. Isso é uma forma de engessar o desenvolvedor.
Na minha opnião é mais fácil aprender uma linguagem de programação, polimorfismo, herança, OO etc do que uma ferramenta destas.

Estão aparecendo várias ferramentas do tipo, mas ninguem consegue aprender a trabalhar com todas ao mesmo tempo devido à grande quantidade de recursos que as ferramentas devem oferecer.
Pra quem já ouviu falar do Blender, 3DMaxStudio, Maia, ou do AutoCad sabe que a infinidade de recrusos que eles oferecem é absurda. Vc tem que escolher um pra se especializar.
As vezes é mais fácil utilizar codificação do que trabalhar com as ferramentas que ele oferece. Vai mais rápido além de não precisarmos aprender uma infinidade de teclas de atalho. Pelo menos, no caso do blender, ele oferece a possibilidade de vc utilizar codificação (python ou Cpp).
Cada recurso oferecido por estas ferramentas podem ser desmembrado em algumas linhas de código (Se o desenvolvedor souber fazer isso utilizando uma linguagem de programação e for bom de lógica).

Sempre irão existir pessoas criativas e com vontade de aprender.
Quem optar por utilizar estes softwares tem que saber que quando quiser algo diferente que essa ferramenta não dispuser, vai ter que mexer na mão.

Criado 15 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 10 de mar. de 2012
Respostas 31
Participantes 24