MakeWare Java - Ambiente de programação para a ling. Java

Fala pessoal, beleza ???
Meu nome é Luciano, e estou aqui para divulgar minha ferramenta de desenvolvimento para a linguagem java, o MakeWare Java.

O MakeWare Java é um ambiente de programação voltado para a liguagem Java, um ambiente leve, e em português (inclusive os erros de compilação (alguns)).

Ele possui seis tipos de projetos:

• Projeto Java Simples : Neste tipo de projeto você pode trabalhar com o essencial do Java: classes, interfaces e pacotes. E você pode Criar:

• aplicações baseadas em console e,

• aplicações gráficas utilizando componentes Swing

• Projeto Java RMI: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando RMI (Remote Method Invacation). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface remota. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

• Projeto Java Corba: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando Corba (Common Object Request Broker Architecture). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface (IDL). Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

• Projeto Java Applet: Neste tipo de projeto você cria aplicações applets em Java, onde toda a execução será exebida no seu browser.

• Projeto Java Socket: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto para trabalhar com Sockets. Nele você vai especificar o cliente e servidor. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, simplesmente execute o projeto, não é preciso descomentar nada. O Projeto Java Socket já possui agora um help.

• Projeto Java Mobile: Este é um tipo de projeto voltado para o desenvolvimento de aplicações Java para dispositivos móveis (J2ME). Para usar esse projeto, é necessário ter instalado o o Wireless Tool Kit da Sun(de preferência na versão 2.5.2 (versão atual)) voltado para dispositivos do tipo CLDC (Connected Limited Device Configuration). Para fazer o download deste prgrama, clique aqui. A instalação do Wireless Tool Kit NÃO É OBRIGATÓRIA, caso você não esteja interessado em desenvolver aplicações para dispositivos móveis, não precisa informar o diretório.

Observações sobre o Projeto Java Mobile : Quando você cria um projeto Java Mobile, é criada também uma pasta com o mesmo nome do projeto, quando você mudar o projeto para um outro local, leve essa pasta junto.

Além disso, ele possui um visualizador de propriedades, caso queirar pesquisar métodos, propriedades e construtores de uma determinada classe.

Esse ambiente por ser leve, não possui recursos como encontrado nos ambientes já existentes como Eclipse e NetBeans por exemplo. Ele só possui 1,19MB.

Se vocês se interessaram, bastar entrar no meu site:

http://www.makeware.orgfree.com

Obridago!

Vc representa uma empresa??? qual???

Vc que desenvolveu a IDE???

A IDE é opensource???

Não consegui acessar o site, pois aqui está bloqueado, mas quando chegar em casa, vou acessar!!

abraços!

Fala amigo.

Sim, fui eu quem desenvolveu esta IDE para a linguagem Java.

Eu desenvolvi esta ferramente por gosto mesmo. Não represento nenhuma empresa.

O MakeWare é um ambiente FreeWare mas não é opensource.

Inicialmente o MakeWarfe foi desenvolvido para a linguagem Pascal (lançado em abril de 2005), e depois surgiu o MakeWare para C/C++ (em meados de 2007) e neste ano lancei para a linguagem Java (lançado este ano).

Para ver mais detalhes, veja o histórico, situado em

http://www.makeware.byethost22.com/histo.htm

Abraços…

Duas perguntas por curiosidade e que podem ajuadr quem não conhece aferramente tbm:

1. o que vc destaca na sua ide que faça alguém optar por ela e não por uma das outras 500 tem por ai? incluindo editors faz tudo como jedit, gel e etc.

2. Por que decidiu fazer uam nova ide e não contribuir numa já existente?

[]'s

Luiz Aguiar

Respondendo a primeira questão

Realmente os ambientes de programação voltados para a linguagem Java , como Eclipse, NetBeans, são melhores como o que eu desenvolvi. Porém , minha ferramenta não deixa de ser uma “solução” de programação.

Por essa IDE que eu construir ser mais leve, carrega mais rápido os projetos e aplicações java a serem executadas.

Por outro lado, muitos recursos existentes em outras IDEs não existem no meu ambiente como : programação com Junit, não possui aquela “lista” que é mostrada quando vamos acessar algum método ou propriedade de alguma classe (para isso, coloquei na minha IDE o visualizador de propriedades que tem essa finalidade, vizualizar métodos e propriedades de uma classe)

Respondendo a segunda questão

Eu sou uma pessoa que gosta de desenvolver programas e por gosto, resolvi desenvolver uma solução minha para a linguagem Java, mesmo já sabendo que existem várias ferramentas melhores que a minha.

[quote=programador2000]
Eu sou uma pessoa que gosta de desenvolver programas e por gosto, resolvi desenvolver uma solução minha para a linguagem Java, mesmo já sabendo que existem várias ferramentas melhores que a minha. [/quote]

and the mais do mesmo award 2008 goes to…

Agora deixa eu adivinhar… vc aprendeu java num livro q ensinava a linguagem utilizando um editor como exemplo (igual aqueles do tempo de delphi) hehee

[quote=bobmoe][quote=programador2000]
Eu sou uma pessoa que gosta de desenvolver programas e por gosto, resolvi desenvolver uma solução minha para a linguagem Java, mesmo já sabendo que existem várias ferramentas melhores que a minha. [/quote]

and the mais do mesmo award 2008 goes to…

Agora deixa eu adivinhar… vc aprendeu java num livro q ensinava a linguagem utilizando um editor como exemplo (igual aqueles do tempo de delphi) hehee

[/quote]

Quem derá se todos tivessem essa mesma iniciativa que ele…de fazer algo para aprender.

Prefiro bem mais isso do que esses caras que saem usando frameworks por aí sem nem saber o que é um Servlet por exemplo. Usam Hibernate sem nem saber o que é JDBC, como faz uma conexão com o banco de dados…

Acho que não há desmérito nenhum de fazer “mais do mesmo” se o propósito for o aprendizado.

[]'s

lavh

Obrigado pela força.

Ainda mais que isso ai deve ter dado um trabaaalho do cao!!! Toda forma de aprendizado é válida.

Ola,

Conte isso como uma experiencia, se vai ser usado ou nao, ai vai ser consequencia de seu trabalho, contudo achei uma boa iniciativa

[]'s

Por que não abre o código dele?

Assim você poderia aprender ainda mais, deixando que outras pessoas vejam onde você errou e te ajudando a consertar.

Sem contar que pode ajudar muito outros estudantes da linguagem, que não teem nem idéia de como funciona uma IDE e que não tem conhecimento suficiente para ler os códigos complicados do Eclipse ou NetBeans.

Acho que sua IDE tería muito mais utilidade sendo OpenSource.

Flws.

[quote=bobmoe ]and the mais do mesmo award 2008 goes to…

[/quote]

Viajo hein amigão!!!
vai fazer uma IDE para vc ver o trabalho que dá…

O cara merece todo o reconhecimento!!!
Parabens programador2000 pela iniciativa e pela capacidade!!!

Obs: se vc abrir o código, seria legal!!! :lol: a comunidade opensource ajuda muito!!

abraços e mais uma vez parabens!!!

[quote=mcbarsotti][quote=bobmoe ]and the mais do mesmo award 2008 goes to…

[/quote]

Viajo hein amigão!!!

Obs: se vc abrir o código, seria legal!!! :lol: a comunidade opensource ajuda muito!!

abraços e mais uma vez parabens!!![/quote]

amigão? nem te conheço! :smiley:

Pessoal,

Quero deixar também o link para o “Fórum do MakeWare”

http://www.forumdomakeware.forumeiros.com

Ali eu deixo alguns tópicos relacionados ao conteúdo do site , sobre os meus ambientes de programação e sobre os conceitos e apostilas que tenho no meu site.

No meu fórum, eu tenho um tópico chamado “Dica dos usuários”, onde vocês podem dar suas dicas.

Esse fórum coloquei à alguns meses, ainda não tenho mensagens. Agradeço quem puder contribuir.

Abraços

No java.net hoje tem uma notícioa de uma IDE levinha que desenvolveram, chama Cube-J, dê uma olhada, pode ser algo que lhe dê boas referências de melhorias pra sua.

[quote=mcbarsotti][quote=bobmoe ]and the mais do mesmo award 2008 goes to…

[/quote]

Viajo hein amigão!!!

abraços e mais uma vez parabens!!![/quote]

é…o kra ali em cima foi um atnto infeliz no que disse…

parabens programador2000, pelo seu trabalho, que é muito interessante…

tem gente q é o caso ai q falaram, q vai pra um framework e nao sabe direito nem o q q é um container, (tb nao tem o minimo interesse), não ker aprende, só ta fazendo isso pra ver se arruma uma graninha… não sabe o prazer q da vc fazer algo e ver funciionando…chega a ser dificil até de descrever…

parabens mesmo pelo seu trabalho… eu vo v a IDE…

Luiz Aguiar,

Obrigado pela dica.

maior_abandonado

Valeu pela força.