Malware para TCC

Bem colegas, meu professor não viu problema quando eu lancei essa questão se era permitido como TCC, agora entretanto não tenho muitas ideais, estava pensando em criar um bom spyware tanto com as funcionalidades clássicas quanto com novas funcionalidades(plataforma alvo: windows, linguagem c ou c++), estou aberto a sugestões, ideais, artigos e documentos (se em portugês melhor).

Sugestão: Não faça isso.

Um tema de tcc ultrapassado, sem objetivo acadêmico ou válido.

Para começar, a decadência do Desktop mataria o alvo do seu TCC. Veja bem: Por que não faz algo relacionado a big data, AI, IOT?

Não acho um tema interessante. Mas isso é minha opinião.

[]'s

Qual curso está fazendo? Por que lhe ocorreu este tema (criar um malware) ? Não que seja uma ideia ruim, mas qual a motivação que lhe levou a escolhê-lo? Isso ajuda a entender quais as suas opções.

De todo modo, embora um malware em si possa não ser um projeto significativo, se seu interesse é em segurança da informação, recomendo procurar um tema mais amplo que só construir um malware qualquer (existem códigos prontos para um muitos deles na web). Vide o exemplo abaixo, da falha spoiler, encontrada em processadores Intel.

Mas já tenha em mente que quase todo material relevante desse segmento não está em português, mas sim em inglês, e, em alguns casos, até em russo e mandarim (chinês).

Curiosidade: por que acha isso? Em especial, por que acha ultrapassado?

Um malware capaz de explorar uma falha zero-day ou similar seria algo interessante de se ver, mesmo que conceitualmente. Veja que, por exemplo, recentemente foi descoberta uma nova falha em processadores Intel (denominada spoiler), o que afeta milhões de computadores no mundo todo (datacenters incluídos). Um TCC sobre como essa falha poderia ser explorada, acompanhada de um malware de exemplo, mesmo que somente em cenários controlados (SO não atualizado, sem antivírus, etc), poderia ter um peso acadêmico considerável.

Fora que malwares não estão mais restritos a desktops/PCs, vide os problemas de segurança que plataformas mobile vem enfrentando desde o início da era smartphone (o Android, em especial).

Obviamente, dependendo do curso, o tema pouco importa, sendo mais importante ser capaz de concluir o projeto.

Abraços.

O meu curso é analise e desenvolvimento de sistemas me veio esse tema por dois motivos, gosto da area de segurança e pensei em fugir da “rotina” dos cursos de TI onde o foco não é programação ofensiva, o foco é software e não malware ,vulnerabilidades etc… esses temas somente são abordados na especialização , se eu manjase mais de baixo nível e assembly iria para exploit, vlw.

Assunto fora de cogitação, ninguém vai se interessar sobre isso na apresentação, não agrega em nada pra quem vai pro mercado.

Faz um sistema web com objetivo de abordar vulnerabilidades e soluções de segurança. Algo pé no chao e ao mesmo tempo bem presente no mercado.