Mandriva 2010 uma excelente distribuição Linux!

18 respostas
paulofafism

Boa tarde

Já faz 4 dias que estou usando a distribuição Mandriva 2010, é uma excelente distribuição linux, reconheceu todos os hardwares do meu Dell Latitude E5500. Por sinal esta bastante estável nesses primeiros 4 dias, instalei alguns aplicativos como o Adobe Reader, NetBeans, Java, e alguns outros aplicativos fiz update so SO e não tive problemas. Gostei desta distribuição até mais da que o Ubuntu. Acho que finalmente consegui escolher minha distro, depois de passar por tantas e fazer vários testes, como Debian, Fedora( essa é cheia de bugs não aconselho usar), Ubuntu, e entre outras.

Quem ainda não usou o Mandriva é quiser testar eu aconselho, vale pena.

Contém ai pessoal suas experiências com esta distro e o que vocês acham em relação as outras.

18 Respostas

J

Legal você gostar do Mandriva, realmente nunca usei ele, mas sempre me disseram que é bom. Mas só não precisa meter o pal no coitado do Fedora que não tem nada a ver com a história!

paulofafism

rssssss. E que eu não tive bons momentos usando o fedora a cada atualização que eu fazia nele, acontecia os benditos Kernel Panics isso com 1 ou 2 semanas de uso

castiel

Sou mais Debian e Ubuntu.

rod

No tempo que essa distro se chamava Mandrake ela já era muito boa, mas o seu principal problema era a lentidão.

GabrielCardelli

Baixarei esta distro , fui muito infeliz com o ubuntu. :cry:

maior_abandonado

eu até hoje não pegei pra usar só linux pra acostumar com ele… porém a a distro que mais me acostumei foi essa…

gosto muito do mandriva, depois quero experimentar, apesar que confesso estar curioso a respeito de como que está o reconhecimento de hardware e instalação de drivers… não da pra eu testar por enquanto…

paulofafism

eu até hoje não pegei pra usar só linux pra acostumar com ele… porém a a distro que mais me acostumei foi essa…

gosto muito do mandriva, depois quero experimentar, apesar que confesso estar curioso a respeito de como que está o reconhecimento de hardware e instalação de drivers… não da pra eu testar por enquanto…

Essa distribuição é muito amigavel. Umas das coisas que mais gostei dela foi o configurador dela, show de bola mesmo. Estou gostando tanto desta distribuição que estou pensando em comprar a versão PowerPack para ajudar o pessoal do Mandriva.

aconstantino

Realmente distro muito boa… eu usei a 2009. O unico problema que me deparei foi a dificuldade em fazer atualizações e instalar novos softwares… um apt-get nela seria bem vindo.

paulofafism

Ubuntu realmente é muito bom também, já fiz vários testes com ela é também não tive problemas com hardware e atualizações, mas depois que eu conheci o Mandriva, achei ele melhor.

Mas eu tenho a seguinte idéia de que as distribuições linux deveriam ser mais padronizadas e possuir poucas distros. Já imaginaram se a Canonical e a Mandriva se juntassem!!! Que bela distro que iria sair heim

castiel

paulo, no linux esse negocio de poucas distros nunca vai existir, o sistema é codigo aberto para que o pessoal possa justamente criar uma nova distro e compartilhar.
mais dai entra no negocio, eu não vou usar a distro “joazinho linux”, vou usar um debian, ubuntu, fedora, mandriva ou opensuse, o negocio é usar as distros grandes, já que são melhor suportadas.
São vários sabores, fica ao seu critério escolher o melhor.

C

Faz alguns dias, resolvi baixar Live-CDs das principais distros Linux(exceto o Ubuntu).
E a Mandriva foi a que mais me decepcionou. Para fazer o boot no Virtual Box, ela levou uns 20 minutos O__O.
Como comparativo, o openSUSE 11.2RC, com KDE4, levou 1 ou 2 minutos.
Por sinal, achei o novo openSUSE deveras lindo. KDE4 tá de cair o c*.

paulofafism

Faz alguns dias, resolvi baixar Live-CDs das principais distros Linux(exceto o Ubuntu).
E a Mandriva foi a que mais me decepcionou. Para fazer o boot no Virtual Box, ela levou uns 20 minutos O__O.
Como comparativo, o openSUSE 11.2RC, com KDE4, levou 1 ou 2 minutos.
Por sinal, achei o novo openSUSE deveras lindo. KDE4 tá de cair o c*.

Estranho eu testei o VirtualBox comigo o boot foi bem rapido

oddy.silva

Vou testá-lo no Virtual Box e ver o desempenho.
O Fedora 11 no Virtual Box demora um pouco tbm.

Marcio_Nogueira

Nunca tive problemas com o Ubuntu, já com o fedora, foram só problemas. O fedora tem se mostrado cada vez mais instável a cada nova versão, sinceramente, não pretendo usar o fedora de novo nem que me paguem.

paulofafism

Fedora no ínicio quando testei tinha se mostrado uma excelente distribuição, mais depois de algum tempo de uso e atualizações veio só problemas. O Mandriva tem se mostrado uma excelente distribuição agora ela é a minha distro pessoal

oddy.silva

Tem uma coisa que eu não Gosto no Fedora:
Uma distro nova a cada seis meses. Mal saiu o 11 já vem o 12. O negócio é que as mudanças de uma versão pra outra são muito drásticas.
Olha, eu uso o bom e velho Slackware. De feio só tem o nome mesmo, mas de resto, é um ótimo sistema. Ele já vem assim, estável.
Ele pode usar um KDE 3.x ainda, é verdade, mas não impede ninguém de fazer um Upgrade pra um KDE 4, um Gnome SlackBuild ou algo do tipo.
Pelo menos é uma Distro que você pega, instala e pode dizer assim: eu não sou obrigado a instalar todos os pacotes, mas sei que mesmo que eu instale a todos eles, eu terei um sistema
estável.
Outra Distro que eu acho legal é o Debian. Muito estável também, ótima distro. O melhor do Debian é a quantidade de downloads que se acha na Internet no formato .deb. Pra instalar é melhor ainda. Reconheço que no Slackware não é tão fácil assim achar um .tgz, rsrsrsr No Slack o negócio ainda é:

./configure
make && make install

Mas não há maiores problemas em se fazer isso. Destque também para o Slackpkg e Slapt-Get, estão ficando muito bons e cada vez mais maduros também.

Bom, o Slack e o Debian já são projetos bem maduros, por isso os recomendo. Quanto ao Fedora, eu ainda gosto dele. Só acho que as distribuições poderiam ser trabalhadas um pouco mais, até que se lapide tanto que haja a necessidade de trocar o número e o nome da versão.

aconstantino

oddy.silva:
Tem uma coisa que eu não Gosto no Fedora:
Uma distro nova a cada seis meses. Mal saiu o 11 já vem o 12. O negócio é que as mudanças de uma versão pra outra são muito drásticas.
Olha, eu uso o bom e velho Slackware. De feio só tem o nome mesmo, mas de resto, é um ótimo sistema. Ele já vem assim, estável.
Ele pode usar um KDE 3.x ainda, é verdade, mas não impede ninguém de fazer um Upgrade pra um KDE 4, um Gnome SlackBuild ou algo do tipo.
Pelo menos é uma Distro que você pega, instala e pode dizer assim: eu não sou obrigado a instalar todos os pacotes, mas sei que mesmo que eu instale a todos eles, eu terei um sistema
estável.
Outra Distro que eu acho legal é o Debian. Muito estável também, ótima distro. O melhor do Debian é a quantidade de downloads que se acha na Internet no formato .deb. Pra instalar é melhor ainda. Reconheço que no Slackware não é tão fácil assim achar um .tgz, rsrsrsr No Slack o negócio ainda é:

./configure
make && make install

Mas não há maiores problemas em se fazer isso. Destque também para o Slackpkg e Slapt-Get, estão ficando muito bons e cada vez mais maduros também.

Bom, o Slack e o Debian já são projetos bem maduros, por isso os recomendo. Quanto ao Fedora, eu ainda gosto dele. Só acho que as distribuições poderiam ser trabalhadas um pouco mais, até que se lapide tanto que haja a necessidade de trocar o número e o nome da versão.

Usei muito slackware 6,7 e 8 (acho que já deve estar na 12 ou 13??)
naquela epoca a maioria dos sistemas linux necessitavam de compilação e packagin’ na unha devido à falta de pacotes especificos para distros

sei la… vou dizer algo bem pessoal: nao gosto de ter que ficar compilando e gerando instalações malucas no SO… acho isso muito trabalhoso e muito desnecessário a não ser que seja um driver muito especifico que não tenha um build pronto. Naquela epoca eu ficava o dia todo enfurnado no pc então tinha muito tempo de ficar configurando Linux horas e horas… mas hoje vejo que isso é totalmente desnecessário(a não ser que tu goste mesmo ou deseja estudar a fundo o linux).

Prezo muito mais pela facilidade do apt-get do debian e distros baseadas

Slackware eu recomendaria apenas para quem gosta muito de linux e quer aprender
Debian é uma boa para usuários avançados

SUSe, Fedora, Mandriva, Ubuntu tem características muito particulares e podem ser consideradas coisas completamente distintas de sistemas como o slackware

oddy.silva

Concordo, mas o Slackware vem melhorando muito nesse aspecto. Agora a gente tem o slapt-get (nem precisa dizer que esse comando imita um outro) e o slackpkg. Realmente estão muito bons. O Slackware agora tá na versão 13, com 64 bits. Tá bem legal viu. Eu não sei se faz tempo que você usou com o Slackware, mas se faz, quando você tiver um tempo, dá uma olhada.
Flw!!!

Criado 12 de novembro de 2009
Ultima resposta 16 de nov. de 2009
Respostas 18
Participantes 10