Maneiras de conectar no Oracle

4 respostas
R

[color=blue][b]Bom dia,

eu trabalho com desenvolvimento de aplicações em VB e agora estou estou desenvolvendo uma aplicação em Java que irá conectar em um banco de dados Oracle.
Quando eu faço essa conexão no VB eu tenho que apontar o SID, o usuário e a senha para conectar no banco, e o resto fica com client do Oracle que busca o host e porta do servidor no tnsnames. Eu gostaria de saber se há uma maneira de fazer a conexão com o Oracle do mesmo modo que eu faço no VB, pois pesquisei bastante na internet e até agora eu não consegui descobrir como fazer, e por isso peço essa ajuda.
No Java eu criei uma conexão do tipo Oracle Thin onde eu teria que colocar as informações de porta e endereço do servidor de B.D., com a conexão do tipo Oracle OCI, porém com esta eu tenho que colocar a linha do tnsnames que se refere ao banco que necessito conectar. Então eu peço, por favor se alguém souber alguma maneira que eu possa conectar no B.D. assim como eu faço no VB me avise, pois assim eu evitarei criar uma tabela somente com os dados para fazer as conexões, e sim utilizar o tnsnames.

Agradeço desde já!!![/color][/b]

4 Respostas

O

http://www.samspublishing.com/articles/article.asp?p=26251&seqNum=3&rl=1

R

Muito obrigado pela dica Oyama, porém agora está aparecendo o seguinte erro quando eu vou executar o programa que eu estou trabalhando:

Exception in thread "main" java.lang.UnsatisfiedLinkError: no ocijdbc10 in java.library.path at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(ClassLoader.java:1682) at java.lang.Runtime.loadLibrary0(Runtime.java:823) at java.lang.System.loadLibrary(System.java:1030) at oracle.jdbc.driver.T2CConnection$1.run(T2CConnection.java:4073) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at oracle.jdbc.driver.T2CConnection.loadNativeLibrary(T2CConnection.java:4069) at oracle.jdbc.driver.T2CConnection.logon(T2CConnection.java:221) at oracle.jdbc.driver.PhysicalConnection.<init>(PhysicalConnection.java:441) at oracle.jdbc.driver.T2CConnection.<init>(T2CConnection.java:132) at oracle.jdbc.driver.T2CDriverExtension.getConnection(T2CDriverExtension.java:92) at oracle.jdbc.driver.OracleDriver.connect(OracleDriver.java:839) at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:582) at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:185) at camada_bd.DB_Acesso.conexao(DB_Acesso.java:85) at TesteDB_Acesso.main(TesteDB_Acesso.java:26) Java Result: 1

Será que alguém poderia me ajudar por favor, ou me dar alguma dica quanto a este problema. Valeu!!!

O

rafaelmotaprevidi:
Muito obrigado pela dica Oyama, porém agora está aparecendo o seguinte erro quando eu vou executar o programa que eu estou trabalhando:

Exception in thread "main" java.lang.UnsatisfiedLinkError: no ocijdbc10 in java.library.path at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(ClassLoader.java:1682) at java.lang.Runtime.loadLibrary0(Runtime.java:823) at java.lang.System.loadLibrary(System.java:1030) at oracle.jdbc.driver.T2CConnection$1.run(T2CConnection.java:4073) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at oracle.jdbc.driver.T2CConnection.loadNativeLibrary(T2CConnection.java:4069) at oracle.jdbc.driver.T2CConnection.logon(T2CConnection.java:221) at oracle.jdbc.driver.PhysicalConnection.<init>(PhysicalConnection.java:441) at oracle.jdbc.driver.T2CConnection.<init>(T2CConnection.java:132) at oracle.jdbc.driver.T2CDriverExtension.getConnection(T2CDriverExtension.java:92) at oracle.jdbc.driver.OracleDriver.connect(OracleDriver.java:839) at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:582) at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:185) at camada_bd.DB_Acesso.conexao(DB_Acesso.java:85) at TesteDB_Acesso.main(TesteDB_Acesso.java:26) Java Result: 1

Será que alguém poderia me ajudar por favor, ou me dar alguma dica quanto a este problema. Valeu!!!

Você tem que ter o Oracle Client 10 instalado na maquina onde você está rodando o seu programa java e precisa colocar a biblioteca de OCI (este ocijdbc10) no seu PATH (PATH, não CLASSPATH) ou LD_LIBRARY_PATH (não tenho certeza se é esta variável) no Linux.

R

[color=blue][/color][b]Olá Oyama,
Valeu!!! Deve ser isso mesmo pois eu estava fazendo testes na minha máquina que tem o Oracle 10g Express, ao passo que deu erro quando eu executei a aplicação no ambiente de produção que está utilizando o Oracle 8i.

Abraço, e
muito obrigado pelas dicas!!!

Rafael Mota Previdi

Criado 5 de março de 2007
Ultima resposta 4 de abr. de 2007
Respostas 4
Participantes 2