Manifesto sobre Fóruns

11 respostas
Jesuino_Master

Olá pessoal, escrevi isso no JF:

http://javafree.uol.com.br/topic-881776-O-que-e-um-forum-Como-proceder-ao-postar-minha-mensagem.html?page=1#198305

Um manifesto sobre o uso de fórum. Se alguém quiser criticar, acrescentar algo :slight_smile:

O fórum é um lugar para compartilhar experiência, onde os mais experientes podem ajudar os iniciantes, é um trabalho resultado do coletivo. Mas os iniciantes devem ter vontade de aprender para, em um futuro próximo, ajudar outros iniciantes. Também é um vasto lugar de pesquisa, o JavaFree/GUJ são velhos! Estão aqui há quase 10 anos, tem coisa pra caramba, muitas dúvidas resolvidas!

Disso, podemos levantar uns pontos interessantes:

• Pegar código pronto prejudica mais quem pede que quem passa o código. É claro que a WEB está infestada de soluções, mas não pense que só pegando código pronto você vai se dar bem, há muito mais do que isso no mundo Java. Não peça por código pronto no fórum!

• Não peça para ninguém fazer seu trabalho de escola. Se empenhe em aprender de verdade, certeza que você vai se dar bem melhor no futuro

• Temos sorte de ter ótimos moderadores, mas não estão aqui para fazer sistemas para você. Sim, as ajudas as vezes vão além de um simples “Leia esse artigo”, mas isso, tenha certeza, é feito quando vemos que quem postou realmente está interessado em aprender!

• Definitivamente NÃO peça para mandar a solução por e-mail nem por MP. O fórum é de todos. Certeza, muitos postam, mas muito mais acham a solução passivamente, lendo o que outro usuário postou. E assim que é um bom fórum.

• Não pegue a resposta e vá embora. Mesmo se não conseguir ajuda, volte e poste como solucionou seu problema…

• Busque antes de postar. Você vai aprender muito pesquisando, sério mesmo. Você vai ler várias soluções e opiniões sobre um mesmo problema. Além de aprender “de tabela” coisas relacionadas . Um bom escritor de código é também um bom leitor, assim como no português

• CONTRIBUA com a comunidade, não tenha vergonha. Escreve artigos, responda posts, dê puxões de orelha. O fórum fica melhor com você participando.

• Fórum é lido por pessoas, então se empenhe em ser claro e objetivo nos seus posts, além de formatar a sua mensagem corretamente (tags code). Também não abandone seus posts.

11 Respostas

luxu

Concordo no maior parte de tudo q vc explanou, mas msm NÃO sendo um beneficio ao iniciante qdo vejo q o msm é insistente na dúvida mando um dos códigos-fonte se tiver aki, se faz bem ou não a ele lógico q naum, mas pelo menos espero com isso q ele “acorde” e reflita no q quer na área de programação ou simplismente chegue a conclusao de que naum é sua praia e desista de vez…

lazaropj

Gostei bastante do post.
Uma coisa q deveria mudar é o feedback do pessoal.
A gente faz uma pesquisa, acha oq a gente está procurando e no meio da discursão do problema, o camarada desaparece do forum.
Ele deve ter achado uma solução mas não postou aki.
Aí temos q abrir outro post para o mesmo problema.

Abraços

Marcio_Nogueira

Os foruns são uma forma eficiente de trocar informações, experiência e conhecimento.

otaviojava

post muito interessante parabéns.

Jesuino_Master

Obrigado por responder, pessoal.

@luxu

Eu também costumo enviar código para iniciantes, mas é obrigação deles ler o código e tentar aprender, senão nunca sairam do lugar.

@lazaropj
É verdade, ficam tópicos quebrados que não ajudam em nada…

L

Existem ocasiões para envio de código…pelo menos eu acho…
Por exemplo,

1. se alguém tem alguma dúvida sobre alguma parte de código e posta ele…depois vem outro e corrige o código ou parte dele pra informar onde está o erro… seria aceitavel… mas me refiro a uma determinada parte de código…4 ou 5 linhas… não a classe inteira ou o sistema inteiro
    2)Se alguém tem alguma dúvida e vc postar uma “idéia” … para que o usuário pudesse ao menos se localizar e pegar o fio da meada…seria aceitável…

Mas … no entanto… aqueles que vem pedir as coisas prontas…ex
1)Estou fazendo um trabalho e quero fazer um cadastro de clientes…alguém pode postar o código aí para mim… aí…tenha dó…

lazaropj

Outra coisa foda é quando alguem vem e fala assim:
leia isso: aí coloca um link.
Massa q o link tenha o conteudo e tal.
Mas se ele já conhece o conteudo do link, não custa ele colocar um resumo ou até q ponto do contudo postado pode ajudar o cara.

kritiuns

Verdade estava até pensando em criar um Tópico falando que estava descontente com a galera que eu já ajudei no fórum de não colocar como [RESOLVIDO] ou de não aparecer para falar qual foi a solução do problema …

um abraço a todos …

drigo.angelo

Concordo em classe, interface e biblioteca [2]

kkkkkkkk, muito legal essa frase !

mas então, realmente concordo 100% com tudo isso.

Tem pouco mais de 1 ano que acompanho o guj e ultimamente tenho me distanciado um pouco, ficou muito chato, sei lá, talvez a melhor expressão seja cansativo. Tem bastante gente que realmente está interessado em aprender/ajudar e talz, mas também tem muita gente folgada que acha que a gente tem que fazer o trabalho de faculdade deles. afff… fora aqueles que encontra uma solução em outro lugar e simplesmente somem. #agorajafalei.

adriano_si

lazaropj:
Outra coisa foda é quando alguem vem e fala assim:
leia isso: aí coloca um link.
Massa q o link tenha o conteudo e tal.
Mas se ele já conhece o conteudo do link, não custa ele colocar um resumo ou até q ponto do contudo postado pode ajudar o cara.

Poutz cara, eu sou meio assim as vezes… as vezes só colo o Link, mas é porque lá dentro está bem mastigado mesmo o assunto…

Mas valew pelo alerta, vou tentar me policiar e melhorar nesse ponto… :wink:

Abs []

kikostyle

Pq não continuar a contribuir como o manifesto aqui no typewithme?

http://typewith.me/manifesto-sobre-foruns

Criado 22 de maio de 2011
Ultima resposta 30 de mai. de 2011
Respostas 11
Participantes 10