Manipulação de Arquivos doc

3 respostas
Gerson_da_S_Lima

Salve galera.

Estou com um problemão.

Alguém aí sabe se existe alguma ferramenta, API, etc, na qual eu possa gerar conteúdo dinâmico dentro de templates de arquivos doc?

Por exemplo:

Vou ter um documento que no início vai alguns campos básico (Nome, Telefone, Data, etc) aí posso ter uma tabela dincâmica com número de linhas variável. Aí posso ter de novo mais texto e aí vai. Sendo que precisa ser baseado em um template pré-definido, de preferência .doc ou algo do tipo.

Pensei no iText, eu construiria um template na mão mesmo, definindo toda a formatação, e com os parâmetro passados de um objeto qualquer eu iria preenchendo o documento, mas não dá pra ser assim. Preciso de algo mais fácil de ser alterado e de ser feito também.

Fiz um teste utilizando as próprias ferramentas de manipulação de arquivo do Java, gerei um template do word em formato xml e dei replace no conteúdo. Funciona pra formulário padrões, mas pra conteúdo dinâmico não dá.

E aí, alguém pode ajudar.

3 Respostas

mvargens

Procure pela Sigla POI. É a biblioteca mais utilizada para manipulação de documentos do Office.
Mas só uma dica: Planilhas e Documentos Word não podem conter senha se pretende usar essa biblioteca. Ela não da suporte por motivos óbvios.

Gerson_da_S_Lima

Pois é, já tinha pensado na POI também, mas já vi que ela tens um problemas de deformatação do conteúdo, e também não vi uma forma de fazer o que eu disse utilizando ela.

Vou ver o que dá pra fazer com JasperReport e se tiver o resultado esperado vou tentar convencer o meu chefe de exportar para pdf os templates ao invés de .doc.

mvargens

Bom, totalmente dinâmico só criando do zero. Não da para trabalhar com templates se é dinamico. No pojeto que trabalhei os campos eram fixos. Mas talvez você possa quebrar o documento em vários templates e ir incluindo ou removendo blocos conforme a regra de negócio.

Criado 17 de setembro de 2009
Ultima resposta 18 de set. de 2009
Respostas 3
Participantes 2