Manipulação de consultas SQL

4 respostas
M

Bem, estou implementando um sistema acadêmico em Java que funciona resumidamente da seguinte maneira: o usuário através de uma interface JSP, seleciona uma determinada consulta que ele deseja fazer em um banco de dados. Como o sistema é para a área de bioinformática, o banco contém muitos dados e as opções de consultas que usuário pode fazer é relativamente grande.
Eu já fiz as classes DAO para todos os objetos da aplicação, porém nessas classes só coloquei métodos de inserção, remoção e update entre algumas consultas básicas que retornam informações simples.
Eu fiz dessa maneira, pois foi o que eu, estudando e consultando o fórum entre outras fontes, decidi ser o melhor jeito de implementar um sistema, que tivesse acesso a um banco de dados, sem o uso de um framework(eu decidi isso pelo fato de o projeto ser acadêmico).
Bom, meu problema é o seguinte, como faço para manipular as consultas SQL mais complexas do banco de dados que me retornam ResultSet’s com muitas informações de várias tabelas diferentes? Não achei uma maneira de implementar uma consulta complexa num DAO de um objeto específico. Não sei se estou usando o conceito de DAO’s incorretamente para acessar os dados.
Bom, se vcs conseguiram entender minha dúvida e alguém puder me ajudar de algum jeito, por favor…

Obrigado desde já.

4 Respostas

furutani

Olá

Conte me um pouco mais sobre o que voce quer fazer.

Para você o que seria manipular as consultas SQL?

M

Então, o que eu quero fazer são várias consultas diferenetes no banco que envolvem muitas tabelas diferentes e que provavelmente retornam ResultSet’s com campos de muitas tabelas também. Pelo que eu entendi estudando o acesso a banco através do padrão DAO, fica meio complicado fazer isso. Por exemplo, tenho um JDBCDAO para cada objeto do sistema, esse DAO manipula a inserção, remoção e atualização de determinado objeto no banco de dados e também posso fazer consultas simples como por exemplo: retornar todos os objetos armazenados que contenham o campo nome = ‘X’, desse jeito a consulta retornaria apenas informações sobre objetos que o DAO está tratando. E como eu faço para controlar consultas que envolvem muitas tabelas diferentes? Não sei se agora consegui esclarecer qual é minha dúvida…

Se puder me ajudar… :smiley:

Até mais.

furutani

Olá

Por que não usa hibernate?
(Eu li que você optou por não usar nenhum framework, mas é que nesse caso não resisti em recomenda-lo)

M

Então, nunca usei o hibernate e nem sei direito como ele funciona, vc acha q ele facilitaria muito a execução das consultas??
Eu achei mesmo que com o uso de um framework ficaria bem mais fácil. Vc acha difícil aprender a utilizá-lo?? Tem alguma coisa, apostila, link na internet que vcpoderia me indicar para aprender um pouco sobre hibernate?

Obrigado.

Criado 17 de outubro de 2007
Ultima resposta 18 de out. de 2007
Respostas 4
Participantes 2