Manipulação de objetos entre janelas

Galera… to no desespero total… uhahua

to procurando a horas pra achar oq eu to fazendo de errado… é o seguinte:

Utilizo o NeteBeans 5.5.1 e tenho um pequeno programinha, bem simples msm, com dois forms um chama Sala.java e o outro Itens.java e uma classe Main.java, e eu preciso verificar se um dos JToogleButton do form Itens está habilitado ou não…

Na classe eu consegui desabilitar o botão normalmente, mas no form Sala ele não deixa eu manipular o objeto do outro form… oq eu faço por favor!!!

Segue o código da classe… (não sei exatamente qual parte do código vcs precisam pra me ajudar… entaum…)

public static void main(String[] args) {
    // TODO code application logic here
    Sala comodo = new Sala();
    comodo.setVisible(true);
    Itens bolsa = new Itens();
    bolsa.setVisible(true);

bolsa.btnCarta.setEnabled(false);
    bolsa.btnRevista.setEnabled(false);
    bolsa.btnGameBoy.setEnabled(false);
    bolsa.btnChave.setEnabled(false);

}

OBS: é essa verificação que eu preciso, pois no início eu desailito os itens e preciso verificar se estão ou não habilitados no outro form…

muuito obrigado!!

Olá

Você precisa no outro form uma referencia do form onde está o botão.
Você pode passar por construtor ou um método set, depende do seu caso.

Pooo furutani… vlw pela resposta rápida… mas eu tb to tentando procurar oq vc tah querendo dizer com issu e num to me saindo muito bem… é que eu sou cabaço total em Java… já programei em outras linguagem, mas nessa tah difícil msm…

Tem algum material ou qq tutorial rápido pra mim fazer isso sem ter q estudar uma estrutura toda de uma linguagem??? eu soh estou precisando disso pra poder terminar esse programa, o resto q preciso eu ateh sei como eu faço, mas ainda dependo disso…

Como oq estudo na verdade não é muito ligado a programação, não queria ter q mergulhar de kbça em Java pra conseguir essa parte…

Encarecidamente eu peço, tem algo mais específico que eu possa fazer???

abrss

Olá

Não tenho nada especifico para isso, no seu caso é só passar uma referencia de Bolsa para Sala.
Mais ou menos assim:

Itens bolsa = new Itens();
bolsa.setVisible(true);
Sala comodo = new Sala(bolsa);
comodo.setVisible(true);

Ai na classe Sala vc faz assim

public class Sala{
private Bolsa b;

Sala(Bolsa b){
this.b = b;
}

}