Estou usando hibernate com JAVA. Criei meu projeto desktop em NetBeans.
Uso um arquivo de configuração XML, “hibernate.cfg.xml”, para configurar uma SessionFactory.
Neste projeto eu preciso manipular o arquivo “hibernate.cfg.xml” , alterando a propriedade “connection.url” antes do hibernate ser inicializado. (Preciso disto para que o usuário escolha um novo caminho “url” sempre que precisar, e que tal caminho fique gravado definitivamente neste arquivo de configuração XML, para os próximos acessos ao Banco de Dados.)
Para manipular este arquivo eu utilizo a API XML “DOM”. Com ela eu leio o conteúdo do “hibernate.cfg.xml” e gravo novos valores neste arquivo sem problemas.
A dificuldade que estou tendo é a seguinte: Após eu “construir” meu projeto no NetBeans,ou seja, criar o JAR na pasta “dist”, eu não estou conseguindo manipular o arquivo “hibernate.cfg.xml” que ficou dentro do JAR (creio que pelo fato de os arquivos JAR serem somente leitura) e também tentei deixar o arquivo “hibernate.cfg.xml” fora do JAR mas não consigo fazer o hibernate enxergar este arquivo que ficou fora. Nesta minha última tentativa, de o hibernate enxergar o “hibernate.cfg.xml” que está fora do JAR, eu passei um caminho para o método “configure” desta maneira: SessionFactory session = new Configuration().configure(“config/hibernate.cfg.xml”).buildSessionFactory();
Mas ao executar o JAR não está iniciando o hibernate ou não consegue encontrar os mapeamentos ou ainda algum outro problema. Não consigo depurar, pois isto só acontece depois de ter “construido” os JAR. No ambiente do NetBeans funciona normalmente.
Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato