Manipular arquivo .txt

Olá pessoal!
Sou estudante de Sistemas de Informação, nível técnico; estou cursando o terceiro período.
Desde já, peço desculpas por vir a cometer qualquer coisa que não esteja de acordo com as regras do fórum, tendo em vista que esse é meu primeiro tópico.
Vamos ao problema…

Eu estou desenvolvendo uma aplicação para controlar a internet dos laboratórios. A os professores serão os usuários comuns, e terão permissão para habilitar e desabilitar a internet dos laboratórios. Os professores serão cadastrados por um administrador, que só pode cadastrar e remover usuários. Essa parte já está toda feita. O meu orientador me pediu que eu desenvolvesse um script que manipulasse um arquivo .txt, no nosso caso aqui o squid.conf. Terei que, ao habilitar a internet remover em uma linha o caractere #, que descomenta a mesma. E ao desabilitar, fazer exatamente ao contrário. É basicamente isso. Não tenho idéia de com fazer.

Um abraço pessoal, agradeço muito caso possam me ajudar.
Fiquem em paz!

Amigo, eu particulamente não entendi muito bem o que vc quer…
mas ao me ver(pelo titulo do tópico) vc quer saber como manipular um arquivo de extenção txt…


public Vector<String> buscaArquivo(String endereco){

Vector<String>linhas = new Vector<String>();
String linha;

FileReader fr = new FileReader(new File(endereco));
BufferedReader br = new BufferedReader(fr);

while(true){
linha=br.readLine();//busca uma linha no arquivo
if(linha==null)break;
linhas.add(linha);
}
return linhas;

}

//para gravar um arquivo

public void gravar(String endereco, String dado){
FileWrite fw = new FileWrite(new File(endereco));
fw.write(dado);
fw.close;

}
//lembrando que neste ex. não consta o tratamento de exceções

posta aí se é isso mesmo…
vlw!

Muito obrigado pela atenção Igor_Jua.
Eu vou tentar algo com isso que voce me mandou.

E exemplificando o meu problema, (eu acho que falei coisas desnecessárias mesmo hehe) eu estou querendo somente manipular um arquivo txt no meu linux, no caso squid.conf.
O objetivo é ler todo arquivo e saber se ele contém o caractere #, caso tenha quero remover, e caso não tenha, desejo inserir.

Abraço!

pronto…flw tudo em poucas palavras…
:smiley:

qualquer coisa posta aí que agente ta aqui é pra isso mesmo!!!
8)

Certo amigo, muito obrigado.

Tem um detalhe que eu esqueci de informar… e peço desculpas caso faça alguma diferença.
Estou fazendo isso como aplicação Java Web, usando JSP e Servlets.

cara…
tem um cara com a mesma duvida q a sua…
da uma olhada no topico…
http://www.guj.com.br/posts/list/132607.java
vlws

Caro amigo, entendi o problema do nosso colega.
Eu acho que minha maior dificuldade será com essas classes e métodos ai, que são meio novos para mim.

Você pode indicar-me algo pra que eu possa estudar primeiro, sei lá, para que serve cada coisa, ou coisa do tipo?

Agradecido demais!

Na própria documentação…vai la na API que tem tudo bem direitinho…

Ta beleza amigo, vou ver o que encontro.

É, não consegui… venho mais uma vez tentar simplificar.

Como faço para simplesmente ler um arquivo .txt que por exemplo esteja em C: e inserir nele o caractere #, caso não exista.

Abraços