Manipular arquivo .txt

9 respostas
E

Olá pessoal!
Sou estudante de Sistemas de Informação, nível técnico; estou cursando o terceiro período.
Desde já, peço desculpas por vir a cometer qualquer coisa que não esteja de acordo com as regras do fórum, tendo em vista que esse é meu primeiro tópico.
Vamos ao problema…

Eu estou desenvolvendo uma aplicação para controlar a internet dos laboratórios. A os professores serão os usuários comuns, e terão permissão para habilitar e desabilitar a internet dos laboratórios. Os professores serão cadastrados por um administrador, que só pode cadastrar e remover usuários. Essa parte já está toda feita. O meu orientador me pediu que eu desenvolvesse um script que manipulasse um arquivo .txt, no nosso caso aqui o squid.conf. Terei que, ao habilitar a internet remover em uma linha o caractere #, que descomenta a mesma. E ao desabilitar, fazer exatamente ao contrário. É basicamente isso. Não tenho idéia de com fazer.

Um abraço pessoal, agradeço muito caso possam me ajudar.
Fiquem em paz!

9 Respostas

igor_jua

Amigo, eu particulamente não entendi muito bem o que vc quer…
mas ao me ver(pelo titulo do tópico) vc quer saber como manipular um arquivo de extenção txt…

public Vector<String> buscaArquivo(String endereco){

Vector<String>linhas = new Vector<String>();
String linha;

FileReader fr = new FileReader(new File(endereco));
BufferedReader br = new BufferedReader(fr);

while(true){
linha=br.readLine();//busca uma linha no arquivo
if(linha==null)break;
linhas.add(linha);
}
return linhas;

}

//para gravar um arquivo

public void gravar(String endereco, String dado){
FileWrite fw = new FileWrite(new File(endereco));
fw.write(dado);
fw.close;

}
//lembrando que neste ex. não consta o tratamento de exceções

posta aí se é isso mesmo…
vlw!

E

Muito obrigado pela atenção Igor_Jua.
Eu vou tentar algo com isso que voce me mandou.

E exemplificando o meu problema, (eu acho que falei coisas desnecessárias mesmo hehe) eu estou querendo somente manipular um arquivo txt no meu linux, no caso squid.conf.
O objetivo é ler todo arquivo e saber se ele contém o caractere #, caso tenha quero remover, e caso não tenha, desejo inserir.

Abraço!

igor_jua

pronto…flw tudo em poucas palavras…
:smiley:

qualquer coisa posta aí que agente ta aqui é pra isso mesmo!!!
8)

E

Certo amigo, muito obrigado.

Tem um detalhe que eu esqueci de informar… e peço desculpas caso faça alguma diferença.
Estou fazendo isso como aplicação Java Web, usando JSP e Servlets.

igor_jua

cara…
tem um cara com a mesma duvida q a sua…
da uma olhada no topico…
http://www.guj.com.br/posts/list/132607.java
vlws

E

Caro amigo, entendi o problema do nosso colega.
Eu acho que minha maior dificuldade será com essas classes e métodos ai, que são meio novos para mim.

Você pode indicar-me algo pra que eu possa estudar primeiro, sei lá, para que serve cada coisa, ou coisa do tipo?

Agradecido demais!

igor_jua

Na própria documentação…vai la na API que tem tudo bem direitinho…

E

Ta beleza amigo, vou ver o que encontro.

E

É, não consegui… venho mais uma vez tentar simplificar.

Como faço para simplesmente ler um arquivo .txt que por exemplo esteja em C: e inserir nele o caractere #, caso não exista.

Abraços

Criado 16 de julho de 2009
Ultima resposta 18 de jul. de 2009
Respostas 9
Participantes 2