Manipular eventos de clique em figuras

Olá pessoal, blz? Sou estudante de Sistemas de Informação da Faculdade Ruy Barbosa(Salvador-BA), sou novo na área e estarei aqui para aprender e ajudar quando possível. Bom vamos aos finalmente
Estou tentando fazer um jogo de memória com figuras usando swing, os requisitos são esses
1- o número de figuras é configuravel
2 - ai iniciar, todas as figuras devem ser apresentadas por um tempo T(configuravel)
3 - as figuras são viradas
4 - toda vez que o usuário clicar na figura ela desvira. cliques em duas figuras iguais as retira do jogo
5 - todo clique deve ser gravado num banco de dados
6 - o tempo para cada clique deve ser gravado

Bom, já montei os métodos para controlar a quantidade de figuras que o usuario pode escolher para aparecer na tela do jogo, mas estou tendo dificuldades em encontrar contéudo sobre como controlar os cliques nas figuras para poder faze-las “virar”(na verdade como num jogo mesmo de memoria todas as figuras vao começar com uma aparencia default com a verdadeira estando ocultada)e tambem de controlar o tempo que demora pra pessoa dar um clique. Quem puder me ajudar estarei agradecido
Abraço

Júlio,

acredito que você encontrará um bom material de estudo avaliando o funcionamento da applet TicTacToe.java (o famoso jogo da velha). Este applet utiliza o event listener mouseReleased(MouseEvent e) para exibir o “X” ou o “O” dentro do tabuleiro através da leitura da posição onde o clique do mouse foi disparado. Esta classe fica na pasta demo/applets/TicTacToe da SDK instalada em sua máquina.

Espero ter ajudado,

Boa Sorte!!!