Manipular gif no Java

Pessoal estou começando no java e queria saber, como manipular (Salvar no banco de dados e mostrar) gif no java ?

Algum motivo especial para você querer gravar no banco?

Geralmente, ao se lidar com mídias como imagens e vídeos, apenas se armazena no banco o caminho do arquivo, não seu conteúdo. Se for um sistema web, faz-se o upload do arquivo para uma pasta do servidor e guarda-se o caminho. Quando você for mostrar, basta pegar o caminho que está no banco e renderizar a página.

Abraço.

1 curtida

Assim. É que estou fazendo um sistema desktop que mostra um gif e tem que falar a que ele pertence, só que o gif não funciona, fica apenas como imagem. Como eu armazenaria o caminho dos gifs ?

Se está usando Swing, primeiro faça o gif funcionar. Carregue-o num JLabel a partir de um caminho fixo e veja se a animação funciona. Note que, para gifs animados, o suporte do java é meio diferente. Veja aqui o código: https://stackoverflow.com/questions/14160374/how-to-insert-an-animated-gif-in-java

Só depois de fazer o gif funcionar é que você deve se preocupar com como armazená-lo. Por exemplo, quando o usuário selecionar um gif (usando um JFileChooser), você o copiar para uma pasta acessível ao seu jar/executável.

• caminho do jar: C:\app\meujar.jar
  • pasta para aquivos: C:\app\imagens\
  • arquivo selecionado: animacao.gif

Seu sistema copia o aquivo, e o caminho completo fica “C:\app\imagens\animacao.gif”. Esse caminho você armazena num campo varchar. Quando for exibir o arquivo, basta pegar esse caminho e usar no código que carrega o arquivo.

Abraço.

1 curtida

Entendi. Valeu, muito obrigado.

Sobre armazenar as imagens, eu particularmente prefiro armazená-las no banco, assim não corre o risco de alguém apagar do diretório.

2 curtidas